Projetos
Projetos
Confeccionar um booktube sobre o conto Ideias de canário de Machado de Assis. A resenha no formato vídeo foi pensada para ser postada nas plataformas digitais da instituição.
Os alunos usaram os aplicativos iMovie e Clips, e a partir da análise dos resultados obtidos, foi possível concluir sobre a possibilidade de realizar um trabalho de leitura crítica de uma obra literária e de produção do gênero discursivo booktube no modo a distância, com grande aprendizado dos alunos com relação ao uso da ambientação tecnológica para gravar, editar e inserir o vídeo em uma plataforma digital, com delimitação de regras acerca da composição discursiva do gênero booktube.
A proposta foi a produção de um série de podcasts exemplificando temas variados que envolvessem tópico de Geografia e Atualidades. Tivemos diversos temas abordados pelos educandos desde Comércio Global e a Organização Mundial de Comércio, Fontes de Energias, até Protozooses e a Vulnerabilidade social.
No tocante a construção do conhecimento e a maximização do processo de ensino aprendizagem, ressaltamos que os alunos demonstraram, além de autonomia, criatividade e responsabilidade, um poder de criticidade em suas produções, uma vez que no decorrer do processo da construção do material final (podcast) a autoavaliação era recorrente entre eles, fato que elevava o senso crítico de todos envolvidos na atividade.
Aprimorar repertórios distintos e pertinentes ao tema na competência 2 do Enem e de outros vestibulares para produção dissertativa-argumentativa. Com produções autorais a partir da pesquisa realizada, os alunos puderam explicar a abordagem e as composições dissertativas. Após as apresentações, eles escreveram uma produção escrita de uma apresentação escolhida, considerando as composições e as competências avaliativas do gênero. Esse aprimoramento foi enfatizado com muito detalhe para o possível sucesso nas provas de redação dos ingressos no Ensino Superior.
Foi um momento enriquecedor e que nos proporcionou diálogos satisfatórios e responsividades no trabalho dos gêneros discursivos abordados.
O Jornal Sans Culottes, criado pelos alunos do 2º ano do EM, surgiu com intuito de trabalhar às várias competências e Habilidades propostas na BNCC (Base Nacional Comum Curricular). Seu nome faz referência aos Sans Culotes, soldados símbolos do processo revolucionário na França (1789-1799).
Não existe uma só aula, uma só temática, e sim, uma gama plural de coisas e ideias para a transformação do ambiente escola, a partir das necessidades do momento histórico; buscando na realidade do educando novas maneiras para uma educação democrática, formação integral e global do Indivíduo. Outra concepção criada aí, está em transcender as próprias aulas de história e as humanidades; propor uma intensa interdisciplinar entre as ciências e futuramente, professores(as) e turmas.
Assim, ao colocar a proposta de criar um jornal de história, na qual os próprios alunos, passam a trabalhar, não só sob a luz da História (no sentido significativo), mas, suas ideias, seus talentos, dando voz a turma e futuramente a toda comunidade escolar. Um trabalho de interação, coletivo, autônomo e de criatividade dos alunos tornando a escola um lugar de construção da cidadania, de alegria e estética.