A proposta foi a produção de um diário pessoal fictício detalhando a uma produção símile às realidades pós-apocalípticas, tomando com base a pandemia.
A atividade foi realizada diariamente durante 7 semanas com a utilização do aplicativo Pages compartilhado para as formatações artísticas.
Os alunos tiveram atos responsivos em que puderam além de expor sua produção autoral discursive, fazer, a partir de uma questão crítica de mundo pós-apocalítico, a produção de um gênero discursivo do tipo relato pessoal, e o uso do aplicativo Pages foi eficaz mantendo a avaliação deste trabalho ágil e progressiva.
Em Literatura, propusemos aos alunos a criação de obras inspiradas nas correntes literárias e autores em discussão no momento das aulas. Assim, após o contato com alguma corrente estética e alguns de seus artistas, cada aluno ou grupo elaborou um projeto de criação (seja em poesia, pintura, música etc.) e documentou esse processo em vídeos curtos de apresentação.
Confeccionar uma poesia autoral a partir da reflexão sobre o tema em uma vertente emancipatória. A temática abordada foi em torno do: Racismo, Feminicídio, Desigualdade Social, etc.
Após a produção da poesia veio o momento da criação de uma videopoesia com os aplicativos de vídeo Apple.
Com a produção foi possível compreender a importância da temática para as políticas de igualdade social, bem como a produção de um vídeo com a poesia autoral. Uma experiência exitosa.
O trabalho de notícias com química discute a importância de temas atuais e relevantes da nossa sociedade por meio dos conteúdos específicos já aprendidos ao longo do curso de química, ao mesmo tempo, o aluno aprimora as habilidades para relacionar assuntos diferentes e contextualizá-los de acordo com o tema da reportagem escolhida.
Cada aluno fica responsável por selecionar de textos jornalísticos, impressos e televisivos e explicitar os conceitos químicos neles contidos. Com a utilização dos apps Pages e Keynote criam seus projetos para depois compartilharem com a sala e professores.
A autonomia é impulsionada uma vez que a escolha das reportagens é de interesse pessoal do aluno mesmo que essas matérias não sejam referentes a algum conteúdo específico do planejamento. Nesse caso, ocorre um suporte extra para a melhor compreensão.
As socializações feitas garantem também momentos de aprendizagem de novos conteúdos mesmo que ainda não aprofundados, assim como, a revisão de temas já abordados em outros anos garantindo a percepção que a disciplina da química está muito mais inserida no cotidiano do que eles poderiam imaginar.
Reflexão sobre desastres e a diferença entre as consequências das atitudes humanas e as ações naturais. Como resultado obteve-se a produção de um videodocumentário sobre o desastre de Mariana;
A partir da produção foi possível compreender a importância da precaução para a manutenção de vidas humanas, para manutenção também de biomas. Foi possível também entender a projeção de vídeos, bem como a formatação pelos aplicativos iMovie e Clips.