Pegando na premissa "Não tente fazer melhor, num dia, aquilo que alguém já faz bem, há muito tempo" e com o objetivo de fazer um apanhado do que foi apresentado ao longo do site, vou partilhar algumas considerações práticas sobre EAD feitas no blog Biblio Tubers (ver link abaixo para ter acesso à informação completa)
"O ensino a distância assenta na utilização da tecnologia, mas não pode descurar os elementos que dão corpo a qualquer situação educativa - a pedagogia, que neste contexto deve assentar em metodologias ativas e as relações que se estabelecem entre aluno/ professor e aluno/alunos.
Contudo, como o Biblio Tubers costuma dizer, não se podem transpor para o ensino online as práticas do ensino presencial.
Deixamos, por isso, alguns conselhos práticos e recursos de apoio que poderão contribuir para otimizar o ensino a distância."
Selecione as aprendizagens verdadeiramente importantes para o sucesso da aprendizagem dos alunos.
Defina objetivos de aprendizagem claros e exequíveis. Deverá dar a conhecê-los aos alunos.
Faça a curadoria de recursos, tendo por base o perfil dos seus alunos e os objetivos de aprendizagem. Para isso, deverá seguir o processo de curadoria:
Procurar,
Avaliar,
Selecionar,
Disponibilizar.
Integre os recursos selecionados, diversificando-os no formato (podcasts, vídeos, tutoriais, links para sites, animações, mapas de conceitos, exercícios...) numa proposta de trabalho coerente - cenário de aprendizagem - que mobilize a ação do aluno a 3 níveis (Dunlap e Sands, 2007):
Aprender/ conhecer,
Integrar,
Aplicar.
Integre, neste desenho de cenário de aprendizagem, diferentes:
Propostas de atividades (leitura, escrita, criação de mapas de conceitos, demonstrações, simulações, resolução de problemas, perguntas e respostas, testes, projetos...);
Modalidades de trabalho (individual, a pares, em pequeno grupo e em grande grupo...);
Modalidades de avaliação (autoavaliação, avaliação pelos pares, ...).
Conjugue momentos síncronos (devem ser de curta duração e privilegiar a interação com os alunos) e assíncronos.
Disponibilize o cenário de aprendizagem que criou na plataforma LMS (Moodle, Google Classroom, Teams ou outra) da sua escola. Para facilitar e orientar o trabalho dos alunos, defina a duração das atividades e as metas que os alunos devem alcançar.
Assegure-se que todos os alunos têm acesso à plataforma e aos recursos que preparou.
Utilize a vídeoconferência para explicar de forma clara as tarefas que os alunos vão realizar, as aprendizagens que devem efetuar e a forma como vão ser avaliados.
Deixe trabalhar os alunos, garantido um canal de comunicação para tirar dúvidas, pedir esclarecimentos e dar feedback sobre as tarefas que vão realizando.
Promova, no final da aula, um momento de reflexão em grande grupo, onde devem ser ouvidos os alunos (dificuldades encontradas, aprendizagens efetuadas, expetativas...).
Clarifique os critérios de avaliação junto dos alunos, assegurando-se de que estes os compreendem.
Diversifique os instrumentos e momentos de avaliação para assegurar a recolha de evidências e a tomada de decisões.
Regule o processo de ensino, de forma contínua e sistemática, a partir da análise das evidências recolhidas, para introduzir alterações na sua prática (modalidade de trabalho dos alunos, grau de dificuldade dos recursos apresentados, propostas de trabalho simples / complexas,...).
Regule o processo de aprendizagem, para assegurar que todos os alunos estão a desenvolver as competências definidas.
Promova a reflexão dos alunos, levando-os a auto e heteroavaliar os seus desempenhos, a partir dos objetivos de aprendizagem definidos e discutidos atempadamente.