Cara/o Colega seja bem-vinda/o ao site: Ensino à distância.
Em tempos de quarentena e numa sociedade que em poucos meses mudou como não há memória, devemos pensar que é em tempos de adversidade que surgem grandes ideias e juntamos o “cria” à “atividade”! Assim também pode ser na educação e no ensino. A distância deve servir de estímulo para a aprendizagem dos nossos estudantes que, tal como nós, foram apanhados na curva. Esta é uma oportunidade para nos reinventarmos.
Não é fácil para quem trabalha com o mesmo método (e com resultados comprovados), ver-se “obrigado” a tornar-se um catedrático de videoconferências teams, da plataforma moodle, entre outros recursos que temos à disposição.
Esta formação tem como objetivo principal permitir que o formando aprenda a planear e gerir aulas em ensino à distância, tendo em atenção as suas diferentes vertentes, as tecnologias de apoio e os novos instrumentos de avaliação das aprendizagens.
Neste site poderá encontrar os conteúdos essenciais para se familiarizar com esta temática.
O site é constituído por 5 secções:
Ser aluno no ensino à distância - nesta secção destacamos os perfis do aluno e do tutor no ensino à distância.
Comunicação eficaz - nesta secção vamos falar da comunicação no ambiente online.
Ferramentas para o ensino à distância - nesta secção vamos indicar algumas das ferramentas tecnológicas a que tem acesso para criar e potencializar as suas aulas online.
Avaliação do processo de aprendizagem - nesta secção falaremos de como avaliar os alunos nesta modalidade de ensino.
Considerações finais - por fim terminamos com algumas considerações práticas sobre EAD (retiradas do blog Biblio Tubers)
De seguida deixamos-lhe algumas recomendações sobre como "viajar" pelo site:
Encontre um local calmo e confortável.
Arranje um bloco de notas para ir apontando aspetos que julgue relevantes/interessantes. Também pode ser feito no seu pc, no editor de texto. Deixamos aqui um documento que criámos para esse efeito - Diário de aprendizagem.
Marque na sua agenda pessoal, os dias e as horas que vai dedicar a esta "viagem".
Aproveite todos os recursos existentes nas várias secções - texto, vídeos, imagens, questionários, etc.
Em relação às atividades pedidas, não tenha receio/vergonha de as realizar. Tentaremos dar-lhe feedback em tempo útil. Se pretender obter feedback não se esqueça de deixar o seu nome e email.