Antes de olharmos o circuito, é importante entender como essa mudança impacta em nossa codificação. Vemos abaixo que foram adicionados os sinais de menor, maior e igual nos bits 19, 20 e 21. Com isso conseguimos definir que desvio deve acontecer se qualquer uma dessas comparações for verdadeira.
Na Unidade de controle ocorrem algumas mudanças importantes. Como vimos, a codificação muda, então precisamos pegar os bits de sinal (19, 20 e 21) para compararmos com o valor recebido do circuito principal e decidir qual será o desvio.
A comparação ocorre no canto inferior esquerdo, onde temos os três bits de sinal (fornecido por quem codificou as instruções) e temos os três bits recebidos pelo circuito principal (lembrando que a ordem: menor, igual e maior deve ser a mesma para que a lógica funcione corretamente). Então as portas AND vão ser responsáveis por verificar se alguns dos bits são iguais, e se um ou mais for, a porta OR é ativada e isso aciona o desvio (anteriormente utilizávamos com o bit 22) no contador de programa e ele também recebe os 16 bits referente ao endereço que o circuito será desviado.