O primeiro sistema que analisaremos é o de Entrada e Saída. Esse sistema é composto pelas Entradas (que podem ser vistas como sinais recebidos através do mouse, teclado, microfone, etc.), Saídas (que são a tela, caixas de som, impressoras, etc.), o IODR que o Registrador de Dados de Entrada e Saída, e o IOAR que é o Registrador de Endereços de Entrada e Saída.
Podemos considerar os dispositivos de E/S como se fossem os “extremos” da nossa calculadora, a partir dele que recebemos e mostramos as informações. Já o IODR tem como objetivo servir de "buffer" temporário para dados que vão ser enviados para as saídas. E o IOAR é o responsável por selecionar quais entradas/saídas serão utilizadas.
Abaixo vemos o circuito criado no Logisim, o circuito é composto por duas entradas e duas saídas, dois multiplexadores para selecionar a partir do IOAR qual das entradas e saídas vão ser utilizadas, temos também um registrador de controle de entrada seguido de um buffer de controle para conseguir gerenciar as informações presentes no barramento, e um registrador de saída que é responsável por guardar os dados de saída enquanto forem pertinentes. O IODR exerce a função que de buffer que foi descrita anteriormente, e o IOAR serve pra selecionar os pares de entrada/saída a partir dos multiplexadores.