Com o CPU-1 concluído conseguimos realizar desvios de instruções, o que nos permitiu a construir blocos de instruções onde o circuito repete essas instruções enquanto estiver em execução. Mas, isso ainda nos limita, não queremos repetir sempre a mesma instrução, e para resolver esse problema melhoramos nosso circuito para o CPU-2.
Vocês devem ter notado que desde o circuito da calculadora nossa ULA nos retorna duas saídas: o resultado da operação e um resultado de comparação, mas esse segundo até então não tinha muita serventia pra nós. Agora, precisamos enviar o resultado dessa comparação para a Unidade de Controle, e então manipularmos essa informação para realizar desvios condicionais, onde os laços só serão realizados enquanto a condição que definirmos for verdadeira.
Como podemos notar abaixo, a única mudança em nosso circuito principal é a nova conexão entre a saída do registrador comparador e nossa Unidade de Controle. Mas pra fazer essa ligação precisamos realizar a alteração que veremos a seguir...