A partir de todo o conhecimento adquirido até o momento, desenvolveremos o projeto de uma CPU (Unidade Central de Processamento) onde criaremos todos circuitos e lógica por trás do componente.
Primeiro iremos construir um circuito “base”, que chamaremos de calculadora. Essa calculadora será responsável por receber dados, realizar as operações matemáticas básicas, salvar informações na memória e exibir dados nas saídas.
Abaixo vemos o diagrama de blocos que nos diz os componentes que o circuito precisa. Temos o barramento principal que conecta todo o circuito, registradores para o controle das instruções e os componentes de entrada e saída, armazenamento e processamento, posteriormente nos aprofundaremos em cada elemento para explicar a função dentro do circuito.
A partir do esquemático montamos o circuito mostrado abaixo. Vemos que devido a quantidade de elementos e conexões, o circuito no primeiro momento aparenta ser muito complexo e confuso, mas iremos dividi-lo em partes e explicaremos todo o funcionamento e a importância de cada um dos elementos utilizados.