Para muitos alunos, a sala de aula e o processo de ensino/aprendizagem utilizado atualmente, é considerado demasiadamente arcaico, desinteressante por ser, de maneira geral, engessado utilizando mídias padronizadas – notebook, Datashow e internet para o professor – e aos alunos papel, lápis e caneta, proibindo o uso de celulares e internet .
Qual seria então o ambiente considerado interessante aos alunos? E aos professores e gestores educacionais este ambiente seria de fato proveitoso e construtor efetivo de conhecimento? Faz-se necessário analisar a proposta dos alunos, pois são eles os principais agentes do processo. Porém caberá aos agentes educacionais orientar e estudar se a proposta trará melhores resultados. Eis então a proposta! Analisar a inserção do celular e internet no processo de ensino/aprendizagem.