EJA e Inclusão Plena

Trabalhando com Educação de Jovens e Alunos (EJA) por dois anos e meio, foi possível comprovar que a escola é um local de satisfação e realização do ser, tanto na aquisição de informações com o intuito de formar conhecimentos, quanto para sociabilização e busca de oportunidades, de descobrir-se e aproveitar diversas possibilidades pessoais e profissionais a sua volta. E o EJA é justamente para permitir que jovens e adultos tenham acesso ao ensino que não tiveram na idade apropriada.

Porém, o acesso ao "novo mundo" ofertado a esses alunos deve prepará-los minimamente para participação efetiva da vida social,incluindo-os digitalmente, pois, em um mundo onde a tecnologia está presente em praticamente tudo, não podem ou não poderiam existir pessoas que não soubesses, por exemplo, como utilizar um caixa eletrônico, sem a ajuda de alguém. Ou menos ainda - não saber como usar um mouse de computador. Fatos presenciados nos poucos momentos que consegui levar as turmas em laboratório de informática!

Escola é lugar de inclusão e oportunidades plenas!

‘Nesta nova sociedade, o conhecimento é um ‘driver’ fundamental para aumentar a produtividade e a competição global. É fundamental para a invenção, para a inovação e para a geração de riqueza. As Tecnologias de informação e comunicação, proveem uma fundação para a construção e aplicação do conhecimento nos setores públicos e privados.’ (GOMES, 2002, p1)