"Os céus proclamam a Glória de Deus..." "...A Lei do Senhor é perfeita e restaura a alma..."
Bem-vindos ao site PCS Igreja - Pilgrims Classical School para Igreja!
Reconhecemos que o Único Deus Vivo e Verdadeiro, Criador do céu e da terra, existe. Ele se revela de forma geral, pela criação, e de forma especial, por sua Palavra escrita e encarnada. A existência de Deus não depende da crença, nem da descrença humana. É algo maravilhoso saber que Deus existe! E, mais que isso, é maravilhoso saber que é possível conhecer a Deus! O conhecimento de Deus é o mais elevado saber. É algo muito maior do que toda a prática religiosa e de bondade. É ser íntimo do verdadeiro Cristo, o Filho de Deus. O ser humano só se conhece quando conhece quem o criou. Portanto, conhecer o verdadeiro Jesus é o principal tema de um currículo verdadeiramente cristão. Esse saber é muito mais que apenas mencioná-lo num currículo. Sobretudo, quando essa menção faz parte de um marketing cujo objetivo principal é a comercialização da educação, com práticas ecumênicas de religião, entre outros pecados e crimes.
Desde a rebelião do homem contra Deus, a educação se corrompeu e se perdeu. Isso significa que Deus deixou de ser o centro do saber humano. Como resultado, atualmente a educação no mundo atinge picos de corrupção inimagináveis. Por um lado, uma péssima qualidade que prejudica o verdadeiro conhecimento de Deus. Por outro, uma qualidade com objetivos e motivações contrários a Deus. O problema é que quando os objetivos são errados, as práticas também serão. E, quando a educação é corrompida, a prática também será, ainda que inconsciente. Como exemplos, temos a atual indústria de produtos farmacêuticos, disposta a assassinar em massa, para atingir seus objetivos. Esse comportamento também pode ser visto nos homens mais ricos do planeta, nos donos de ferramentas de internet, etc. Com os políticos, juízes, líderes religiosos, repórteres, entre outros, não é diferente. Todos realizam práticas perversas para alcançar objetivos egoístas, resultado de uma educação corrompida. A atual "pandemia" deixou isso muito claro.
A corrupção da educação corrompida cresceu e entrou na igreja. Lamentavelmente, é comum ter membros de igrejas cristãs que nunca leram a bíblia toda, que não sabem: quantos são os livros da bíblia? quais são eles? Quantos livros tem o Velho Testamento? Quantos tem o Novo? Qual a divisão principal do Velho Testamento? Qual a principal divisão do Novo Testamento? Quais as mensagens dos livros? Qual foi o pacto de Deus com Adão? Quantos e quais são os pactos narrados na bíblia? Quais são os cabeças desses pactos? Quais são as esposas e filhos de Jacó? Quais são as dez pragas? Quais são os Dez Mandamentos? Quais são os principais personagens bíblicos? Qual a linha do tempo de Adão até a Igreja Primitiva? Quais são as doze tribos de Israel? Quais são os reis e profetas de Israel? Quais são os reis e profetas de Judá? Entre tantas questões sobre o Antigo Testamento, como também sobre o Novo. Que dirá, decorar as perguntas e respostas do Breve Catecismo de Westminster, do Catecismo Maior de Westminster e os artigos da Confissão de Fé de Westminster, e outros símbolos de fé confiáveis! Muito menos, saber quem foram os principais personagens da História da Igreja, os pais nicenos e pós-nicenos, os concílios eclesiásticos, etc. A Reforma Protestante também está nessa lista. E para aumentar o problema, muitos desses cristãos assumem a liderança de concílios eclesiásticos (conselhos, presbitérios, sínodos e até supremo concílio, no caso da Igreja Presbiteriana do Brasil), achando-se sábios, e muitas vezes cheios de orgulhos, não aceitando serem ensinados. O que explica a pobreza espiritual do cristianismo moderno. Afinal, se "Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino(...) afim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda a boa obra", sem conhecer toda a escritura é impossível ser perfeitamente habilitado para toda a boa obra. Esse conhecimento de toda a Escritura só pode ser perfeito, porque Deus é perfeito. E, sempre que ele quis usar alguém, ele o preparou de acordo com o seu padrão de perfeição. Se um membro de um concílio é desqualificado nesse currículo, é desqualificado para o ofício, uma vez que a exigência sine quo non é que o oficial maneje bem a Palavra da Verdade. Mas, o que muitos querem é manejar bem a política eclesiástica.
Como mudar essa realidade horrível descrita acima? Jesus disse que a santidade progressiva é somente pela Verdade, e que a Palavra de Deus é essa Verdade. Portanto, a resposta à pergunta é o que fizeram os reformadores, no século XVI: iniciar um movimento de retorno às Escrituras, por parte de todos os cristãos, especialmente líderes. Os pais precisam garantir uma educação com essa qualidade bíblica, para os seus filhos. Não pode ser qualquer educação, nem com um conceito de qualidade do Estado ateu. A Igreja precisa dar as ferramentas necessárias para as famílias crescerem nessa educação de qualidade. E os concílios devem abandonar a corrupção da política eclesiástica e todos os pecados que o acompanham. O ideal é que membros desqualificados deixem seus cargos, para o bem do corpo. A exemplo de Jonas que precisou ser lançado ao mar, para a tempestade acalmar. Ler o Livro Obreiro Aprovado, de Richard Baxter, ajuda na compreensão da razão pela qual é perigoso está num ofício sem qualificação.
Esse site foi criado com o objetivo de reunir as ferramentas necessárias para a aplicação de um currículo de educação clássica reformada. Nele, pretendemos compartilhar conteúdos e dicas que ajudem as igrejas e famílias a aplicarem uma educação de qualidade.
Sua colaboração é muito importante!
Seja bem-vindo à nossa humilde página!
Que Deus nos ajude!