E-books
E-books
Este espaço traz alguns e-books/guias que podem ser utilizados como material de apoio para fundamentar a prática pedagógica do professor, relacionados a uma concepção ativa e crítica da Educação Física
Atividade Física, Saúde e Qualidade de Vida: conceitos e sugestões para um estilo de vida ativo
Markus Vinícius Nahas
Este e-book foi desenvolvido por Markus Vinícius Nahas, um dos responsáveis pela Abordagem Saúde-Renovada, denominado de Atividade Física, Saúde e Qualidade de Vida - conceitos e sugestões para um estilo de vida ativo. Constitui um material riquíssimo para os professores planejarem suas aulas a respeito dessas temáticas, considerando o potencial que estes possuem de influência e intervenção nas vidas dos alunos.
De acordo com o autor, diante das transformações sociais e na saúde, individual e coletiva, ocorridas, nos últimos anos foram feitos muitos estudos epidemiológicos da atividade física com intuito de gerar programas de promoção de atividade física para a população geral e grupos especias. Entretanto, o autor constatou que, embora tenha gerado bastante conhecimento e sido disseminação pela mídia, os indivíduos permaneciam inativos. Frente esse fato, Markus ressaltou a importância da valorização de práticas baseadas em evidências em todas as áreas de saúde, nas quais inclui a promoção de estilos de visa ativos (NAHAS, 2017).
Nesse sentido, o e-book aborda vários conteúdos que podem ser utilizados pelos professores de Educação Física em suas ações pedagógicas, visando a redução de barreiras e contribuição para que as pessoas, desde a tenra idade, façam escolhas de um lazer mais ativo e saudável.
Capítulo 1: conceito de qualidade de vida, enfatizando o papel do estilo de vida e apresentando evidências de que vivemos realmente a “era do estilo de vida”.
Capítulo 2: revisão dos conceitos e evidências de associação entre atividade física, aptidão física e saúde, procurando dar uma visão geral das informações e orientações recentes sobre o assunto.
Capítulo 3: os componentes da aptidão física relacionada à saúde - aptidão cardiorrespiratória.
Capítulo 4: continuação dos componentes da aptidão física relacionada à saúde - força muscular e flexibilidade.
Capítulo 5: continuação dos componentes da aptidão física relacionada à saúde - composição corporal
Capítulo 6: análise geral da prescrição de exercícios.
Capítulo 7: a atividade física, como um processo que pode levar à melhor condição de saúde e bem-estar.
Capítulo 8: uma proposta para a Educação Física escolar.
Capítulo 9: o Lazer Ativo como fator de promoção da qualidade de vida do trabalhador.
Capítulo 10: processo de envelhecimento e importância da manutenção de um estilo de vida ativo por toda a vida.
Capítulo 11: questões específicas relativas à qualidade de vida de pessoas com deficiência.
Capítulo 12 e 13: informação relativa aos fatores nutrição e estresse, como elementos codeterminantes da qualidade de vida.
Capítulo 14: síntese das informações e sugestões para que se possam tomar decisões sobre questões do estilo de vida com melhor conhecimento de estratégias comportamentais que podem aumentar as chances de sucesso.
Disponível gratuitamente em: https://sbafs.org.br/admin/files/papers/file_lIduWnhVZnP7.pdf.
Atividade Física e Exercício Físico na promoção da saúde
(GUEDES, 2021)
Disponível em: https://dartagnanguedes.com.br/publicacoes.
Metodologia do Ensino de Educação Física
Coletivo de Autores
Este e-book , formulado pelo Coletivo de Autores, o qual possui o título Metodologia de Ensino da Educação Física, foi pensado no sentido de ir além de um receituário de atividades, como nas palavras dos autores, fornecendo elementos teóricos para a assimilação consciente do conhecimento e auxiliando o professor a pensar de forma autônoma.
Capítulo 1: "A Educação Física no currículo escolar: desenvolvimento da aptidão física ou reflexão sobre a cultura corporal". Nele são colocados elementos teóricos que permitem ao leitor distinguir as matrizes que informam as duas perspectivas: "aptidão física" e "reflexão sobre a cultura corporal" .
Capítulo 2: "Educação física escolar: na direção de uma nova síntese". Neste capítulo os autores desenvolvem argumentos científicos na perspectiva histórica, para levar o professor à compreensão dos fundamentos que têm legitimado a educação física na escola brasileira.
Capítulo 3: "Metodologia do ensino da Educação Física: questão da organização do conhecimento e sua abordagem metodológica" é o título do terceiro capítulo. Nele são tratados aspectos específicos de um programa de educação física para o ensino fundamental e médio. São sugeridas formas para a organização e distribuição dos temas como jogo, ginástica, esporte e outros, ao longo dos anos em cada nível de ensino.
Capítulo 4: "Avaliação do processo ensino-aprendizagem em Educação Física". Este capítulo aponta uma nova concepção e evidencia que a avaliação não se reduz a partes no início, meio e fim de um planejamento ou períodos predeterminados. Não se reduz a medir, comparar, classificar e selecionar alunos, muito menos à análise de condutas esportivo-motoras, de gestos técnicos ou táticas.
Disponível gratuitamente em: https://files.cercomp.ufg.br/weby/up/73/o/Texto_49_-_Coletivo_de_Autores_-_Metodologia_de_Ensino_da_Ed._Fsica.pdf
Qualidade de Vida: definições, conceitos e interfaces com outras áreas de pesquisa
Marco Antônio Bettine de AlmeidaGustavo Luiz GutierrezRenato MarquesEste e-book, intitulado de Qualidade de Vida - definição, conceitos e interfaces com outras áreas de pesquisa, foi elaborado pelos autores Marco Antônio Bettine de Almeida, Gustavo Luiz Gutierrez e Renato Marques.
Segundo os autores, o material apresenta ao leitor um panorama abrangente das principais discussões e problemas relacionados com a questão da qualidade de vida, desde uma perspectiva acadêmica e contemporânea. Parte do princípio que por trás de iniciativas pontuais e, muitas vezes simples, como um programa de ginástica laboral ou de antitabagismo, os quais sem nenhuma dúvida são importantes e úteis, existe também um debate conceitual denso, atual e sistemático (ALMEIDA; GUTIERREZ; MARQUES, 2012).
O primeiro capítulo apresenta uma reflexão sobre a constituição e principais características da área de pesquisa em qualidade de vida, como forma de uniformizar a linguagem e determinar uma base conceitual que deixe o mais claro possível, frente à complexidade e diversidade do campo, as diferentes aproximações que serão apresentadas a seguir. Também são apresentados aspectos do WHOQOL desenvolvido com apoio da Organização Mundial da Saúde e outros índices utilizados no Brasil, a partir do trabalho do IBGE.
O segundo capítulo do livro procura exemplificar algumas das interfaces que a pesquisa em qualidade de vida possibilita, apresentadas em ordem de abrangência, partindo de discussões mais gerais e conceituais, até chegar a questões mais específicas como a relação com o esporte e as inovações tecnológicas.
Alguns tópicos do e-book foram utilizados mais a frente, na seção de Práticas Pedagógicas, como material de apoio nas sugestões de aulas.
Disponível em: http://each.uspnet.usp.br/edicoes-each/qualidade_vida.pdf.
Paulo Freire
É uma das obras sobre educação mais conhecida do educador, pedagogo e filósofo Paulo Freire. O livro, conhecido entre os professores de todo o mundo e dedicado aos oprimidos, propõe uma pedagogia com uma relação diferente entre professor e aluno. Ressalta que a educação tradicional apoia e mantém o status de dominação da sociedade pela classe privilegiada que está no poder.
Portanto, é necessária uma nova educação com foco na conscientização e no diálogo entre educadores e educandos, para que se humanizem na hora de ensinar e aprender.
Disponível em: https://cpers.com.br/wp-content/uploads/2019/10/Pedagogia-do-Oprimido-Paulo-Freire.pdf
Paulo Freire
Outra obra de Paulo Freire que inspira os professores a buscarem reflexões sobre sua prática pedagógica em favor da autonomia do educando.
Preconiza a concepção de conhecimento como algo que não se encontra pronto e acabado e de busca por novo conhecimento, bem como, a mera transmissão de conteúdos impossibilita ou dificulta o raciocínio do ser humano.
O capítulo I traz que ensinar não é transferir conhecimento e ensinar conteúdos, mas criar as possibilidades para sua construção.
No capítulo II, Freire expressa que se deve respeitar a autonomia, a dignidade e a identidade do educando. Aponta o ser como inconcluso e daí o processo de educação permanente.
No Capítulo III aborda a generosidade como qualidade indispensável à autoridade em suas relações com as liberdades.
As concepções de Freire mostram que a prática do professor está relacionada a modificações, e que começa a partir do próprio professor, da sua generosidade, do seu bom senso, suas vivências e experiências, pautadas na ética pedagógica.
Disponível em: https://nepegeo.paginas.ufsc.br/files/2018/11/Pedagogia-da-Autonomia-Paulo-Freire.pdf
Escritos de Educação - Pierre Bourdieu
Maria Alice NogueiraAfrânio CataniEste e-book dos autores Maria Alice Nogueira e Afrânio Catani, denominado de Escritos de Educação, trata da concepção sociológica de Pierre Bourdieu sobre as funções e o funcionamento social dos sistemas de ensino nas sociedades contemporâneas e sobre as relações que mantêm os diferentes grupos sociais com a escola e com o saber. Os autores traduziram alguns dos mais importantes escritos de Pierre Bourdieu relativos à educação e ao ensino, que marcaram gerações de intelectuais e ganharam a notoriedade nacional e internacional.
De acordo com os autores, Bourdieu "mergulha na sociologia do universo científico, desvelando o invisível, o não dito, as censuras, a lógica dos determinantes sociais da exclusão, dos comitês de seleção, dos critérios de avaliação, das condições sociais do recrutamento e do comportamento dos administradores científicos, etc" NOGUEIRA; CATANI, 2007).
Disponível em: https://nepegeo.paginas.ufsc.br/files/2018/06/BOURDIEU-Pierre.-Escritos-de-educa%C3%A7%C3%A3o.pdf.