No dia 13 de junho, a Escola Básica António Correia de Oliveira realizou a apresentação final do Projeto Mirim Costeiro, onde foi atribuído o diploma de Monitor Mirim Costeiro aos participantes. O lema “uma vez guardião do oceano, para sempre guardião” ecoou durante o evento, reforçando o compromisso dos alunos com a preservação dos nossos oceanos.
O projeto foi desenvolvido em colaboração com o Eco-Escola, Ciência Viva e o programa Erasmus+: Outdoor Learning in a Funny Way. Os alunos das turmas 4.ºA, 4.ºB, 5.ºA e 5.ºG estiveram ativamente envolvidos nas aulas de Literacia e Cidadania, onde aprenderam sobre a importância dos oceanos e a necessidade de protegê-los.
O principal objetivo do programa é capacitar os alunos para se tornarem monitores costeiros e guardiões dos oceanos. Durante as atividades, os alunos realizaram análises à água, mediram a temperatura, classificaram as nuvens em relação à meteorologia, observaram as marés, avaliaram a intensidade do vento e participaram em experiências científicas fascinantes.
O Projeto Mirim Costeiro permitiu aos alunos adquirir conhecimentos valiosos sobre a importância dos oceanos para o equilíbrio do nosso planeta e despertou neles uma consciência ambiental mais profunda. Além disso, proporcionou-lhes uma abordagem prática e divertida ao aprender, ao ar livre.
Damos os parabéns a todos os alunos envolvidos neste projeto, assim como os professores e parceiros que contribuíram para o seu sucesso. Juntos, estamos a formar uma nova geração de guardiões dos oceanos, comprometidos em preservar e proteger o nosso património natural.
Atividades de encerramento do ano letivo- 14 de junho
No dia 14 de junho ,das 8h15 às 13h15, os alunos da Escola Básica António Correia de Oliveira participaram em jogos tradicionais, decoração da escola , sensibilização da comunidade local para a separação seletiva dos resíduos e percursos nas praias e no passadiço, associando o exercício físico à recolha de lixo ( plogging).
3ª reunião do Conselho Eco-Escola
No dia 23 de maio, realizou-se a 3° reunião do Conselho Eco-Escola da Escola Básica António Correia de Oliveira.
Foi apresentado o cartaz Eco-Código do presente ano letivo, foi feito um balanço das atividades desenvolvidas até este momento e procedeu-se à apresentação das atividades a realizar até ao final do ano letivo, nomeadamente a articulação com a Marcha da Montanha, através do Plogging, o Dia Mundial da Energia e o Dia do Ambiente.
Hotéis de insetos
A Escola Básica António Correia de Oliveira está preparada para receber os insetos polinizadores, tendo sido construídos vários hotéis de insetos pelos alunos do 6°G, produto final de um projeto de articulação entre várias disciplinas.
Os alunos do 6° F também estão muito motivados e entusiasmados para concluir os seus hotéis.
Dia da Reciclagem
No dia 17 de maio, comemorou-se o Dia da Reciclagem de uma forma diferente, na Escola Básica António Correia de Oliveira, contando com elevada adesão da comunidade educativa.
Foi lançado o desafio aos alunos, docentes e assistentes operacionais para trazerem, no mínimo, 1 resíduo para a escola. Foram muitos os que trouxeram tampas de plástico, no âmbito da campanha " Juntos pelo Serginho ", pilhas e baterias, vestuário e calçado, no âmbito da campanha Recolha com estilo, rolhas de cortiça, embalagens de plástico e metal, papel e vidro e papel/ cartão, no âmbito da campanha Papel por alimento, para ajudar o Banco Alimentar de Viana.
As Coordenadoras do Eco-Escola agradecem a colaboração de todos.
Palestra online da DecoJovem " Poupa energia: dá mais ao Planeta"
No dia 16 de maio, os alunos do 9.º B e D assistiram à palestra online " Poupa energia: dá mais ao planeta", promovida pela DECOJovem, na qual foram abordados diversos temas relacionados com o uso consciente de energia nas nossas atividades diárias. As sessões para as restantes turmas do 9° ano estão previstas até ao final do presente mês.
Foi destacado que as fontes de energia não renováveis, como o petróleo e o carvão, são finitas e que o seu uso excessivo pode levar a graves problemas ambientais e energéticos.
Foram apresentados dados sobre o consumo de energia em diversos setores, como a indústria, os transportes e a habitação, e foi explicado como cada um de nós pode contribuir para reduzir o consumo de energia e, consequentemente, diminuir o impacto energético no meio ambiente.
Foram apresentados exemplos de medidas simples que podem ser tomadas, como usar lâmpadas LED, desligar aparelhos eletrónicos quando não estão a ser utilizados, optar pela compra de equipamentos mais eficientes em termos de energia.
Foi enfatizado, também, que a mudança de hábitos pode ser muito eficaz para economizar energia, por exemplo, diminuir o tempo de banho, utilizar menos água quente e evitar o uso em excesso de ar condicionado.
Por fim, a palestrante chamou a atenção para a importância de se educar as pessoas, desde a infância, sobre a importância de poupar energia e adotar hábitos mais sustentáveis no dia a dia.
Ao economizarmos energia, não só contribuímos para a preservação do meio ambiente, mas também reduzimos os gastos e o seu impacto no bolso das famílias. A consciencialização sobre a importância de economizar energia deve fazer parte da cultura de cada sociedade e deve ser um compromisso para as próximas gerações.
Palestra sobre Domótica
No âmbito do Eco-Escola e da orientação vocacional, as turmas do 9° ano estão a assistir a palestras sobre Domótica, nas aulas de Literacia.
O palestrante , o engenheiro Luís Peixoto, começou por se apresentar, fazendo referência ao seu percurso académico e profissional.
Formado em engenharia eletrotecnia, começou por trabalhar nesta área para, na sequência da sua passagem pelo serviço militar, se especializar em telecomunicações, tendo trabalhado vários anos em empresas espanholas.
Ao longo da sua intervenção, aludiu à importância do domínio de língua ou línguas estrangeiras, seja qual for a área profissional que os alunos venham a optar.
Em permanente interação com os alunos, encaminhou os alunos até ao conceito de cidade inteligente, em que, por exemplo, os serviços de ecopontos funcionarão associados a aplicações informáticas e a sensores que fornecerão informação sobre localização e disponibilidade para depósito de resíduos.
Disponibilizou e deu a conhecer as funcionalidades de vários sensores e explicou o conceito de Domótica, passando também pelas vantagens do 5G.
Os alunos manifestaram curiosidade e interesse pelos conteúdos abordados e, ainda que timidamente, colaboraram, dando respostas às solicitações do palestrante.
Cartaz Eco-código 2022-23
Palestra " Alterações climáticas : uma verdade inconveniente"
Os alunos do 9.º ano assistiram a uma palestra sobre alterações climáticas, tendo sido abordados diversos temas relacionados com as mudanças no clima que estão a ocorrer em todo o mundo.
Foi destacado que o aumento da temperatura média do planeta está a ter um impacto significativo em diversos ecossistemas e na vida humana.
Foram apresentados dados sobre a crescente intensidade de fenómenos extremos, como ondas de calor, tempestades e inundações, bem como o aumento do nível do mar e a diminuição da cobertura de gelo nas regiões polares.
Foi ressaltado, também, que a mudança climática é uma questão global que afeta todos, independentemente da localização geográfica ou do nível socioeconómico. Por isso, ações de mitigação e adaptação tornam-se necessárias para enfrentar essas mudanças.
Foram apresentados exemplos de medidas que podem ser tomadas em diversas áreas (indústria, transportes, agricultura…) para reduzir as emissões e gases de efeito estufa e contribuir para a sustentabilidade ambiental.
Por fim, a palestrante chamou a atenção para a importância de nos consciencializarmos sobre as mudanças climáticas e a necessidade de adotarmos uma postura mais ativa e responsável em relação ao meio ambiente, tanto individual como coletivamente. A mudança começa por nós!
Dia Eco-Escola
O Dia Eco-Escola correu com muita animação, contando com a colaboração dos alunos voluntários , dos assistentes operacionais e professores.
Ao longo do dia, esteve aberta ao público uma feira de produtos locais, que contou com a elevada adesão da comunidade educativa e local , sendo as verbas resultantes das vendas distribuídas equitativamente pela causa solidária do Serginho e pelo Eco-Escola da EBACO.
No decorrer do intervalo da manhã, os alunos cantaram o hino Eco-Escola com muita alegria.
No cantinho Eco-Escola, decorado com elementos alusivos aos temas da biodiversidade, água, resíduos, energia e alimentação, os alunos do 4° e 6° ano aprenderam de uma forma divertida conteúdos relacionados com a Natureza e o ambiente, participando no jogo da Glória, no jogo da separação de resíduos e no jogo de mímica. Alguns grupos do 4° ano também aprenderam o hino Eco-Escola.
Consumer.TALKS - Consumers GO GREEN: Torna-te + Sustentável
No âmbito do Projeto Eco-Escola, no dia 2 de maio, os alunos do 8.º ano, da Escola António Correia de Oliveira, assistiram durante as aulas de Cidadania e Desenvolvimento, a uma palestra online dinamiza pela DecoJovem, subordinada ao tema Consumer.TALKS - Consumers GO GREEN: Torna-te + Sustentável. A DecoJovem é um programa da DECO (Defesa do Consumidor) que tem como objetivo promover a educação para o consumo consciente e responsável, especialmente entre os jovens.
Durante a palestra, os participantes tiveram a oportunidade de aprender sobre as diferentes dimensões do consumo sustentável, como por exemplo, a redução do desperdício, a escolha de produtos e serviços mais amigos do ambiente, o consumo local e a economia circular.
Além de aprender sobre o consumo sustentável, os participantes também puderam entender como as suas escolhas de consumo podem ter um impacto direto na economia, na sociedade e no meio ambiente.
Em resumo, esta palestra consistiu numa oportunidade para os alunos se informarem e se conscientizarem sobre a importância de um consumo responsável e sustentável.
Palestra sensibilização separação de resíduos- comunidade educativa
Os Encarregados de Educação da Escola Básica António Correia de Oliveira participaram numa sessão de sensibilização para a separação de resíduos , no dia 21 de abril, às 18h30, no auditório da escola.
A engenheira Anabela Almeida orientou a palestra, começando por falar sobre a sustentabilidade do nosso planeta e a necessidade de se mudarem os comportamentos. A solução reside nas atitudes e pequenos gestos diários.
Foi um fim de tarde de partilha de conhecimento, com a participação ativa dos participantes, que colocaram várias questões pertinentes.
No final, os inscritos receberam 1 kit de reciclagem.
Encontro Eco-Escolas do concelho de Esposende- 21 de abril
No dia 21 de abril, no âmbito do Dia da Terra, os Delegados do Ambiente e os alunos inscritos nas Brigadas Verdes da Escola Básica António Correia de Oliveira e da Escola Básica de Apúlia participaram no encontro Eco-Escolas do concelho de Esposende. Saiu um grupo de alunos da Escola Básica da Apúlia e dois outros grupos da Escola Básica António Correia de Oliveira, um pelas 8.30h e outro pelas 9h00, que se dirigiram para a Associação Rio Neiva em S. Paio de Antas, onde decorreram as várias atividades.
Os principais objetivos foram: assinalar localmente o Dia Mundial da Terra; fomentar o contacto e a partilha de experiências entre as Eco-Escolas concelhias; dar a conhecer o património natural do concelho; contribuir para a manutenção dos valores ecológicos presentes na praia e zona ribeirinha do Neiva; promover o contacto com a natureza; consolidar conceitos e aprendizagens relacionadas com o ambiente; desenvolver competências sociais, cognitivas e motoras.
Quando os alunos chegaram à Associação Rio Neiva, depois de recebidos pela equipa da associação e do Centro de Educação Ambiental, foram separados em dois grupos, de forma a rodarem pelas seguintes atividades: observação e respetiva explicação de elementos (naturais e poluentes) existentes nos mares, como polvos, ovos de raia e de tubarão, estrela-do-mar, plásticos, pontas de cigarro; observação e respetiva explicação sobre insetos, alguns comestíveis (em que foi dada a possibilidade, a quem quisesse, de comer), erosão, compostagem (com as respetivas minhocas); observação de aves, no exterior, com uso de binóculos; diversos jogos, como o jogo da mímica (descobrir a palavra relacionada com a natureza), o jogo da reciclagem (fazer a correta separação) e um jogo de formar pares (folhas e frutos) das respetivas árvores. Em cada jogo foram atribuídos pontos. Uma outra atividade, com duração de cerca de uma hora, foi uma sessão ao ar livre sobre plantas invasoras (acácias, chorões) e arranque de chorões. A acompanhar tudo isto, por volta do meio da manhã, tivemos a chuva, mas conseguimos cumprir, na generalidade, todas as tarefas.
Foi uma manhã muito interessante e divertida, com um excelente feedback dos nossos alunos. Agradecemos a todos os envolvidos.
Agricultura biológia
Agricutura biológica
No âmbito do Eco-Escola e do Projeto Erasmus Outdoor learning in a funny way, deu-se início ao primeiro projeto de agricultura biológica, na Escola Básica António Correia de Oliveira, no presente ano letivo.
No dia 1 de março, as Brigadas Verdes do 6ºA plantaram alface biológica , num canteiro da escola, tendo apenas usado o composto oferecido pelo Centro de Educação Ambiental, sem adicionar nenhum produto químico. O espaço escolhido , com alguma sombra proporcionada pelos plátanos , e a rega foram responsáveis pelo seu rápido crescimento.
Hoje , chegou o momento de se proceder à sua colheita. Desta vez, a tarefa foi realizada pelas Brigadas Verdes do 5ºB e 6ºB , que alegremente colheram a alface e a colocaram em cestos para levar para a cantina da escola. O Diretor do Agrupamento também teve direito a uma oferta simbólica, assim como os alunos das Brigadas Verdes que manifestaram interesse.
As inscrições devem ser efetuadas até ao dia 19 de abril , no link que se segue, devendo aguardar um email de confirmação a enviar no dia 20 de abril.
Dia da Terra- Encontro Eco-Escolas
No âmbito do Dia da Terra, os Delegados do Ambiente e os alunos inscritos nas Brigadas Verdes vão participar no encontro Eco-Escolas do concelho de Esposende (trilho na ecovia em S. Paio de Antas), no dia 21 de abril, no turno da manhã, das 8h30 às 12h00/12h30.
Devem levar calçado e roupa confortáveis e garrafa de água ou cantil.
Objetivos:
- Assinalar localmente o Dia Mundial da Terra;
- Fomentar o contacto e a partilha de experiências
entre as Eco-Escolas concelhias;
- Dar a conhecer o património natural do concelho;
- Contribuir para a manutenção dos valores ecológicos
presentes na praia e zona ribeirinha do Neiva.
-promover o contacto com a natureza;
- consolidar conceitos e aprendizagens relacionadas com o ambiente;
- desenvolver competências sociais, cognitivas e motoras.
Planeta Água
Nos dias 21 e 23 de março, as turmas do oitavo ano assistiram a uma palestra no âmbito da comemoração do Dia Mundial da Água- " Planeta Água".
Esta atividade decorreu em articulação com os Projetos Eco-Escola e Ciência Viva e os conteúdos da disciplina de Ciências Naturais.
No decorrer da palestra, foram abordados assuntos relativos à disponibilidade , no Planeta , de água potencialmente potável, de todo o processo que envolve a chegada da água às nossas torneiras, e como depois de ser utilizada, pode ser novamente devolvida à natureza. Ou seja, ficaram a perceber como funciona uma ETA e uma ETAR , respetivamente, assim como relembraram o ciclo da água. Os alunos ficaram , ainda , a saber quais os setores da sociedade que mais utilizam , desperdiçam e poluem a água.
Por fim, puderam trocar ideias e opiniões sobre como se pode fazer uma gestão sustentável do consumo de água, para que as gerações futuras não sofram com a sua escassez.
Posteriormente, os alunos do 8ºA e C elaboraram cartazes sobre a gestão sustentável da água.
Saída de campo na perspetiva do aluno João Duarte, do 5ºA:
No dia 29 de março de 2023, a turma do 5ºA e do 5ºG, juntamente com as professoras Susana Silva, Ana Azevedo e Fátima Gomes, da Escola Básica António Correia de Oliveira, participaram numa saída de campo, no âmbito do Projeto Mirim Costeiro em articulação com o Programa Eco-Escola, Ciência Viva e Erasmus+ Outdoor learning in a funny way.
Por volta das 13h30, saímos da escola em direção à praia Suave Mar, em Esposende. Fomos a pé, cheios de alegria, boa disposição e muitas cantorias pelo caminho!
Quando chegamos à praia, estávamos eufóricos. Descalçamos os sapatos, as meias e enfiamos os pés na areia. Depois, já mais calmos e prontos para trabalhar, preenchemos um relatório sobre a praia. Alguns dos aspetos abordados foram: direção do vento; intensidade do vento; temperatura da areia, do ar e da água; estado do tempo; maré viva e altura das ondas.
De seguida, marcamos na areia da praia dois grandes retângulos com paus e fios, que foram divididos em cinco partes iguais. Cada retângulo tinha 20m2.. Cada turma foi dividida em 5 grupos e cada grupo ficou com um quadrado de areia. No meu grupo, os participantes eram: João Duarte(eu), David Silva e João Eduardo. O desafio era recolher o lixo do nosso quadrado. Para tal, peneiramos a areia e encontramos o máximo que conseguimos de lixo e resíduos.
No final, ainda tivemos tempo para realizar uma atividade em que medimos o oxigénio e o PH da água.
Voltamos para a escola felizes e mais conscientes de que devemos preservar os oceanos e a Natureza.
Campanha de limpeza da praia de Rio de Moinhos
No dia 24 de março, no turno da tarde, os alunos das turmas 6° A, B e F da Escola António Correia de Oliveira participaram numa Campanha de limpeza na praia de Rio de Moinhos.
O Centro de Educação Ambiental de Esposende disponibilizou as luvas, os sacos e um pequeno lanche para os nossos voluntários.
Foi uma tarde de aprendizagem passada ao livre, onde os alunos exerceram uma cidadania responsável e ativa, contribuindo para termos uma praia mais limpa.
São pequenos gestos que podem fazer a diferença.
Dia da Mobilidade sustentável
No dia 24 de março, a Escola Básica António Correia de Oliveira assinalou a Hora do Planeta - Dia da Mobilidade sustentável. Foi feito, ao longo da semana, um apelo a uma mobilidade mais sustentável.
Assim, alunos, docentes e não docentes e mesmo alguns encarregados de educação, que acompanharam os seus educandos, procuraram, dentro do possível, deslocar-se para a escola a pé, de bicicleta, autocarro e trotinete. Quem não teve alternativa ao uso de viatura própria, procurou partilhar o meio de transporte.
Foi um início de manhã diferente do habitual, com muita boa disposição à mistura. E as condições atmosféricas ajudaram!
Também está a decorrer uma exposição de bicicletas incrivelmente transformadas (BIT), com a colaboração do professor Lemos Ferreira.
Entre as 10h e as 10.30h, no âmbito da Hora do Planeta, desligaram-se as luzes em todos os espaços da escola e faz-se o apelo para todos, em casa, desligarmos as luzes amanhã entre as 20.30h e as 21.30h.
Pequenos gestos que pretendem levar-nos a olhar com sentido crítico para o estado do nosso Planeta.
Um agradecimento especial a todos: alunos, docentes, não docentes e encarregados de educação que diretamente ou indiretamente participaram nesta atividade.
Palesta da DecoJovem " Last call: H2O com peso e medida"
No dia 23 de março, os alunos do 7°B e D da Escola Básica António Correia de Oliveira assistiram à palestra online da DecoJovem " Last call : H20 com peso e medida", na aula de Cidadania e Desenvolvimento.
Nunca é demais chamar a atenção para a urgência do uso sustentável da água, tendo sido um momento de aprendizagem muito positivo.
Dia Mundial da Água
No âmbito do Dia Mundial da Água(dia 22/03), a turma do 6ºA, juntamente com as Brigadas Verdes, foram observar a recolha da água da torneira, na nossa cantina. A atividade foi realizada por um técnico de laboratório que recolheu as amostras de água.
No final dessa atividade, a engenheira de Esposende Ambiente, chamada Mónica Nogueira, explicou-nos o tratamento que é realizado para a água chegar boa e saudável às nossas casas!
Eu adorei a atividade!
Clara Vale
Oficina de brinquedos florestais
No dia 22 de março, decorreu a Oficina de brinquedos florestais, na aula de Educação Visual, para os alunos do 5°C.
Foi uma atividade muito dinâmica e prática, permitindo aos alunos fabricar os seus próprios brinquedos com elementos florestais.
Os alunos apreciaram bastante a atividade.
Uma palavra de agradecimento ao Centro de Educação Ambiental de Esposende pela iniciativa.
Maria Inês Freire, 6ºA
Campanha de sensibilização da Energia
Hoje, durante o intervalo da manhã, as Brigadas Verdes realizaram uma campanha de sensibilização de energia, através de um jogo, no pavilhão central da Escola Básica António Correia de Oliveira.
Para a realização do jogo, colocaram-se duas mesas com vários copos juntos, sendo o objetivo acertar com uma bolinha num copo. Caso acertassem, tinham de responder a uma simples pergunta sobre a temática da energia. Por cada resposta correta, foi atribuído um prémio, nomeadamente marcadores de livros com mensagens a apelar á poupança de energia.
A campanha realizou-se com um grande êxito e sucesso, os alunos jogaram e aprenderam com grande entusiasmo.
Os alunos do 6° A visitaram as árvores notáveis do concelho de Esposende
Os alunos do 6° A visitaram algumas árvores notáveis do concelho de Esposende para conhecerem e preservarem o seu património ambiental e natural.
A atividade surge no âmbito do Eco-Escola e do projeto interdisciplinar da turma" O 6° A espreita a natureza".
Uma palavra de agradecimento ao Centro de Educação Ambiental de Esposende , que proporcionou esta iniciativa, e ao engenheiro Carlos do Carmo , que ajudou a perceber o valor deste património.
Controle espécies invasoras-6 ° B
Hoje à tarde, dia 24, a turma 6.º B, acompanhada pelas professoras Fátima Gomes e Laurinda Novo, realizou mais uma interessante atividade. Fomos até à praia da Redonda, onde fomos recebidos pela engenheira Anabela e por um técnico do Centro Ambiental de Marinhas.
O técnico começou por explicar o que são plantas invasoras e quais as consequências para os habitats. De seguida, alunos, professoras, engenheira Anabela e o técnico que nos recebeu, "deitaram mãos à obra" e foram arrancadas muitas plantas invasoras, neste caso chorões. Foi explicado pelo técnico a melhor forma de arrancar estas invasoras (sentido contrário ao do seu crescimento) e que, depois de arrancadas, deveriam ser colocadas com as raízes para cima de forma a secarem e não se amarrarem novamente ao solo.
Além desta tarefa, ainda houve oportunidade para alguma brincadeira, que também é importante. No final, tivemos um pequeno lanche. Bem merecido.
Passamos uma excelente tarde de aprendizagem e convívio.
No dia 24 de fevereiro a turma do 6.º B participaram numa atividade que consistia em ajudar o nosso ambiente retirando chorões. Com a ajuda das professoras Laurinda Novo e Fátima Gomes a turma conseguiu retirar mais de metade dos chorões propostos na praia da Redonda.
Ivan Roxo n.º 10
No dia 24 de fevereiro na Praia da Redonda, os alunos do 6.º B com a ajuda das professoras Fátima Gomes e Laurinda Novo arrancamos de chorões-da-praia. Eu e o meu amigo Ivan fizemos um monte e pusemos-lhe 2 pedras a representar os olhos, 2 paus a representar os braços e 1 pau a representar o nariz e demos-lhe o nome de Sr. José.
Depois de tirarmos muitos chorões foi a hora do lanche e nós comemos pão de leite e água.
Gostei muito desta atividade e espero que se repita.
Bernardo
No dia 24 de fevereiro os alunos do 6B tiveram uma atividade que consistia em ajudar no controle de espécies invasoras.
A engenheira Anabela abordou-nos do que íamos fazer e o técnico José aprofundou-nos mais sobre o assunto, explicando-nos também que iríamos contribuir para esta ação arrancando chorões e de que forma o tínhamos de fazer. No final deram-nos um lanche e água.
Gostei muito desta atividade pois foi muito divertida e interessante.
Mariana
No dia 24 de fevereiro a nossa turma foi fazer um controle de espécies invasoras.
Fomos arrancar chorões, uma planta da África do sul.
Além dessa planta invasora também havia as canas, mas eram difíceis de nós tirarmos à mão. Eu adorei fazer a atividade; ajudamos o ambiente com uma boa experiência.
Gabriel
No dia 24 de fevereiro, a nossa turma contribuiu para o controle de Espécies Invasoras na Praia Redonda.
Foi-nos explicado tudo o que tínhamos de fazer e a experiência foi muito divertida.
Ajudamos no controle de espécies invasoras arrancando chorões.
No final, recebemos um pão de leite e água.
Beatriz
No dia 24 de fevereiro os alunos do 6.º B participaram na atividade. A engenheira Anabela disse-nos onde deveríamos arrancar as espécies invasoras; no fim, mais ou menos a quase todos lhes doeu as costas. Depois de arrancarmos os chorões, bebemos água e lanchamos uns pães de leite.
Gostei muito desta atividade porque ajudamos o ambiente e nos divertimos muito.
Espero participar em outras atividades como esta.
Maria Paz
Controle de espécies invasoras, na praia da Redonda
O Eco-Escola da Escola Básica António Correia de Oliveira e da Escola de Apúlia associaram-se à iniciativa do Centro de Educação Ambiental de Esposende de controle de plantas invasoras, em diferentes praias do concelho, nomeadamente na praia da Redonda, nas Marinhas.
No dia 24 de fevereiro, a atividade foi direcionada para as Eco-Escolas do concelho, enquanto a manhã do dia 25 contou com a presença de elementos da comunidade local.
As condições atmosféricas adversas não conseguiram dissuadir os voluntários, que se preocupam com a preservação da biodiversidade e das espécies autóctones.
Na praia da Redonda, após a explicação do engenheiro Carlos do Carmo sobre as plantas invasoras presentes no espaço a ser intervencionado, os voluntários rapidamente se dedicaram à tarefa de arrancar chorões da praia , nome científico " Carpobrotus edulis".
No final da manhã, dominava o sentimento de dever cumprido.
Foi uma manhã bem passada na natureza.
O Dia da Matemática comemora-se no dia 14 de março e os professores de Matemática , em articulação com o Eco-Escola, desafiam os alunos a fazerem o símbolo matemático π , recorrendo à reutilização de materiais.
Devem entregar os vossos trabalhos ao vosso professor de matemática, até ao dia 10 de março.
Usem a vossa imaginação!
O 5.º A participou na Oficina "Vamos reciclar papel"
No passado dia 1 de fevereiro, eu e a minha turma fomos ao Centro de Educação Ambiental das Marinhas.
Fomos fazer papel reciclável, mas antes disso tudo estivemos a ver um vídeo sobre a reciclagem do papel.
Algum tempo depois, foram entregar à sala de aula o papel reciclado de cada aluno.📄🏫🚍
Palestra alimentação saudável e sustentável
Hoje, dia 7 de fevereiro, foi a vez dos alunos das turmas B e D do 6.º ano assistirem à palestra sobre alimentação sustentável e economia circular, dinamizada pela Dr.ª Cláudia Bermudes. A sessão decorreu na biblioteca escolar, tendo os alunos revelado muito interesse pelos assuntos tratados e intervindo para colocar as suas questões. Foi mais um ótimo momento de aprendizagem para todos os participantes.
Textos 6.º B
Palestra "Alimentação sustentável e economia circular"
No dia 7 de fevereiro, as turmas 6B e 6D assistiram a uma palestra sobre a alimentação sustentável e a economia circular apresentada pela Dr.ª Cláudia Bermudes. Nessa palestra, fizemos dois jogos: num deles tínhamos que dizer a nossa fruta e legume favorito e no outro quantas peças de fruta comíamos durante o dia. Depois disso, vimos um vídeo da ativista Greta Thunberg que falava sobre o que podíamos fazer para melhorar as condições do nosso planeta na parte da alimentação e da natureza. A Dr.ª Cláudia Bermudes falou-nos também devemos ter cuidado com a nossa alimentação e respeitar sempre as porções alimentares apresentadas na roda dos alimentos ou na pirâmide alimentar. Deu-nos também um truque para nós sabermos a quantidade de alimentos que devemos ter no nosso prato. Gostei imenso do truque porque nunca imaginei que teria de comer dessa forma.
Achei esta palestra muito interessante e espero assistir a mais palestras como estas.
Joana Basto, 6.º B
No dia 7 de fevereiro, os alunos do 6.° B e do 6.° D assistiram a uma palestra sobre a alimentação sustentável e a economia circular, dirigida pela Doutora, Cláudia Bermudes. Na palestra fizemos dois jogos muito divertidos, num jogo tínhamos que por um emoji da nossa fruta e o nosso legume favorito, no outro tínhamos que escolher entre várias opções, quantas peças de fruta comemos por dia. Também vimos um vídeo da ativista Greta Thunberg, onde a mesma falava sobre o que podíamos melhorar nas condições do nosso planeta. A doutora Cláudia Bermudes também nos falou sobre a nossa alimentação e como podemos cuidar dela. Falou também sobre a imensa quantidade desnecessária com origem animal que comemos e como podemos fazer para melhorar isso, reduzindo-a. Gostei muito da Palestra e acho que devíamos ter mais palestras como esta, para sensibilizar as pessoas a cuidar do nosso planeta!
Luz Enes, 6.º B
No dia 7 de Fevereiro, durante a aula de literacia as turma 6.°B e 6.°D foram assistir a uma palestra sobre a alimentação saudável.
E uma coisa que eu adorei foi quando nós fizemos aquela votação com o telemóvel.
Adorei.
Bernardo Marinha, 6.º B
No dia 7 de fevereiro, a nossa turma assistiu a uma palestra sobre, principalmente, a alimentação sustentável e a economia circular.
Nesta palestra foram retratados vários assuntos. Aprendemos mais sobre a alimentação, os objetivos para 2023 em relação à economia circular e a alimentação sustentável. Durante a palestra fizemos várias atividades muito divertidas!
Gostei muito desta palestra.
Beatriz Araújo, 6.º B
No dia 7 de fevereiro as turmas do 6B e 6D assistiram a uma palestra sobre a alimentação saudável e sustentável apresentada pela Dr.ª Cláudia Bermudes.
Sensibilizou-nos sobre o desperdício alimentar, mostrando um vídeo sobre uma menina que quis mudar essas atitudes, mostrou-nos também como podemos ter uma alimentação saudável e variada. Gostei muito da palestra, pois foi muito interessante!!!!
Mariana Correia, 6.º B
Essa palestra decorreu no dia 7 de fevereiro com as turmas do 6B e 6D. Nessa palestra falamos de formas de ter uma alimentação bastante sustentável e também falamos de como economizar em outras coisas. No início ocorreu uma atividade em que as pessoas tinham de colocar um emoji com a sua fruta e legume favoritos para depois podermos ver qual era a fruta e o legume que mais pessoas gostavam. Eu gostei bastante pois teve linguagem fácil e aprendi em como ter uma alimentação mais sustentável !
Guilherme Santos, 6.º B
As turmas 6B e 6D, no dia 7 de fevereiro assistiram a uma palestra, dada pela Dr.(a) Cláudia Bermudes sobre a alimentação sustentável e economia circular. Primeiro, fizemos dois jogo muito interessantes. Um era para dizermos qual era a nossa fruta e legume favorito, e no outro quantas peças de fruta comíamos por dia. A seguir vimos um pequeno vídeo, onde falava uma ativista, Greta Thunberg, onde falava sobre as condições do nosso planeta e o que podíamos melhorar em relação à alimentação. Falou-nos também da nossa alimentação, o que devemos melhorar e não comer e alguns alimentos que por vezes são visualmente apetecíveis mas que não passam de alimentos processados. Depois, a Dr.(a) Cláudia ensinou-nos um truque para sabermos a quantidade de comida que devemos comer em uma refeição.
Adorei a palestra e sobretudo achei muito interessante, e acho que devemos ter mais palestras assim, pois são espetaculares e penso que todos gostamos!
M. Francisca Grenha, 6.º B
No dia 7 de fevereiro o 6B e o 6D receberam uma palestra na biblioteca escolar no âmbito da alimentação saudável, eu pessoalmente achei muito interessante pois mudou os meus hábitos alimentares.
Dinis, 6.º B
Decorreu no dia 07 de fevereiro uma pequena palestra na qual abordamos bastantes assuntos, que nós diríamos importantíssimos. A palestrante era Cláudia Bermudes, professora de comunicação e marketing, também mãe de uma colega do 6.º A.
Primeiramente, começamos por ouvir um pouco de cada coisa que iríamos abordar nesses 45 minutos, tais como: "Onde e como estamos"; " Agenda 2030"; "Os próximos heróis", etc.
De seguida, assistimos a um pequeno vídeo, da autoria de: Greta Thunberg, que nos conscientizava sobre as causas e as consequências do nosso futuro se não mudarmos, com a hashtag #ForNature. Logo a seguir fizemos uma pequena atividade usando o telemóvel sobre as nossas frutas e os nossos legumes favoritos.
Seguido disso falamos sobre os "17 objetivos de um Desenvolvimento Saudável", envolvendo a Agenda 2030. Consequentemente, falamos sobre o projeto: "Climate Action Super Hero", que é muito parecido com alguns dos "17 objetivos de um Desenvolvimento Saudável".
Quando começamos a entrar na área da alimentação equilibrada, saudável e sustentável parecia-nos impossível cumprir esses três tópicos... Como iríamos nós sincronizar tudo isso em simultâneo? Perante tantas dúvidas estava a ser difícil entendermos alguma coisa, porém, a palestrante demonstrou-nos vários e diferentes projetos que envolviam isso, tais como: Veggie Vindicator e Plant Based. Esses esses projetos fazem vários alertas muito, mesmo muito importantes, que eram que nós só consumimos 40% dos vegetais produzidos no mundo, também nos alertava que devemos ter uma alimentação vegetariana para salvar o planeta até 2030 tal como diz a "Agenda 2030". Nesse mesmo âmbito falamos sobre os seguintes temas: "Reduzir 30%"; "Redução 75%" e "70x Menos" que nos falam praticamente da mesma coisa, a redução de resíduos e do desperdício alimentar. Para esse processo ser mais rápido e eficaz apresentou-nos, também, "O Calendário de Frutas da Época", "Calendário de Legumes da Época", agora em Esposende lojas bio, agricultura biológica e cultura de cogumelos em simultâneo falamos sobre comer menos carne e saber como substituí-la com os seguintes alimentos: cereais, leguminosas, soja, tofu, frutos secos, seitan, sementes, etc. Continuando nesse tema falamos sobre a evolução económica e as diferenças entre economia linear e a economia circular. Avançamos para a pirâmide dupla alimentar e ambiental que nos falava sobre o peso da nossa alimentação no eco sistema universal. Seguindo nesse rumo falamos sobre o equilíbrio alimentar em sintonia apresentou-nos o projeto "Comprar feio", que nos alerta para comprarmos ingredientes e alimentos que de outra forma seriam considerados resíduos, também relembrou-nos de outro projeto "Fruta Feia", onde também vimos um pequeno vídeo que disso nos falava. Lemos rótulos de produtos como Cheetos e falamos sobre os seus maus constituintes. Comunicou-nos, também, que é importantíssimo termos uma horta em casa e nela fazermos compostagem. Em cônjuge com esse tema vimos um vídeo sobre o desperdício zero. Falamos sobre Comprar a Granel e as datas de consumo. Reaproveitar também é importante, disse-nos também. A Dr.ª Cláudia Bermudes também nos apresentou uns slides sobre Antes de colocar um alimento ao lixo... Mencionou que o desperdício alimentar tem que ser evitado com as ambições do sistemas alimentares.
Por fim, a nossa turma, em geral, gostou bastante, pois não é todos os dias que temos uma oportunidade como esta.
Maria Leonor Pereira e Ema Cruz 6º B
No dia 7 fevereiro, as turmas 6B e 6D assistiram a uma palestra sobre a alimentação saudável e sustentável apresentado por Dra. Cláudia Bermudes. Fizemos dois jogos muito divertidos sobre as nossas frutas e legumes preferidos e as quantidades que comemos. Mostrou também um vídeo de uma menina ativista que se chama Greta Thunberg, que mudou as suas atitudes e mostrou como podemos manter uma alimentação saudável e sustentável e assim preservar o planeta.
Gostei muito desta palestra, porque ajudou-me a manter alimentação saudável e perceber que é muito importante que a alimentação também seja sustentável para preservar o planeta.
João Afonso, 6.º B
As turmas 6B e 6D, no dia 7 de fevereiro assistiram a uma palestra, dada pela Dr. Cláudia Bermudes sobre a alimentação sustentável e económica circular. Primeiro nós fizemos dois jogos para comparar as respostas de quem o estava a jogar. A seguir nós vimos um vídeo sobre uma ativista Greta Thunberg onde falava da condição do nosso planeta e o que nós deveríamos melhorar na nossa alimentação, o que não deveríamos digerir e alguns alimentos que são visualmente apetecíveis mas que não passam de alimentos processados. Depois a Dr. Cláudia ensinou-nos um truque para sabermos a quantidade de comida que devemos comer em uma refeição.
Eu gostei da palestra e sobretudo achei interessante , e eu acho que devíamos ter mais palestras assim, pois são espetaculares e penso que todos gostamos.
Eduardo Da Costa Rego, 6º B
Concurso de fotografia " As árvores da minha terra "
Palestra sobre alimentação saudável e sustentável
No dia 25 de Janeiro, os alunos do 6ºA ,juntamente com os alunos do 6ºC ,assistiram a uma palestra sobre a alimentação saudável e sustentável dada pela Dra. Cláudia Bermudes.
A palestra teve como objetivo alertar-nos para a importância de nos alimentarmos corretamente e ao mesmo tempo respeitarmos o meio ambiente.
Foram exibidos vídeos e power points acerca da sustentabilidade dos produtos e do impacto que a economia moderna tem no ambiente, em especial nos maus tratos que alguns dos animais que consumimos diariamente sofrem.
Esta palestra foi muito importante, porque me fez perceber que a minha geração tem mesmo que mudar alguns comportamentos...
Maria Inês Freire, do 6.ºA
O 5.ºH foi ao Centro de Educação Ambiental ,no dia 27 de janeiro, para participar na oficina " Vamos reciclar papel"
Encontro com o fotógrafo Carlos Rio- 25 de janeiro
Hoje, realizou-se mais um encontro com o fotógrafo da natureza, Carlos Palma Rio, na biblioteca da Escola Básica António Correia de Oliveira.
Desta vez, o público-alvo foram os alunos do 6° C, 6° D e 8° B , sendo um momento de aprendizagem/ reflexão sobre as principais ameaças que estão a colocar em risco várias espécies do nosso Planeta e a importância de cada ação humana na preservação da natureza e da biodiversidade.
Sessão sobre alimentação saudável e sustentável
Os alunos do 6° A e C participaram com muito interesse na sessão sobre alimentação saudável e sustentável, orientada pela dra. Cláudia Bermudes, no auditório da Escola Básica António Correia de Oliveira.
A formadora cativou a atenção dos jovens, implementando uma metodologia interativa através do uso da aplicação Mentimeter , no telemóvel.
Foi um momento de aprendizagem sobre o impacto das nossas escolhas alimentares no Planeta e na sua sustentabilidade.
Concurso Repórter Electrão- 1.º lugar a nível nacional
As Coordenadoras do Eco-Escola estão muito orgulhosas das alunas das Brigadas Verdes , Joana Rodrigues, Inês Duarte e Lidia Vilas-Boas, pois venceram o concurso Repórter Electrão, com uma reportagem sobre reciclagem de embalagens, na modalidade do 2º ciclo, a nível nacional.
Oficina " Vamos reciclar papel"
Hoje, foi a vez dos alunos do 5° G participarem na Oficina "Vamos reciclar papel ", no Centro de Educação Ambiental de Esposende.
É gratificante observar a alegria e entusiasmo dos alunos numa experiência de aprendizagem fora do contexto da sala de aula.
Hoje, alguns alunos do 6° A e F plantaram 2 limoeiros, 1 laranjeira e 2 ciprestes do Buçaco ou Português, contribuindo para enriquecer a biodiversidade da Escola Básica António Correia de Oliveira, num contexto de aprendizagem ao ar livre.
Encontro com o fotógrafo da natureza Carlos Rio
O conceituado fotógrafo da natureza, Carlos Palma Rio, aceitou o convite para partilhar a sua experiência como fotógrafo da natureza com os alunos da Escola Básica António Correia de Oliveira.
As turmas selecionadas estão a desenvolver diferentes projetos interdisciplinares sobre a biodiversidade local, daí o interesse desta atividade. No dia 17 de janeiro, a sessão teve como público-alvo os alunos do 6°B , e, no dia 18 de janeiro, os destinatários foram os alunos do 6° A e F, envolvendo as disciplinas de Cidadania e Literacia da Informação Digital. No dia 25 de janeiro, realiza-se a última palestra para os alunos do 6.° C e D, na biblioteca da escola.
Carlos Palma Rio projetou alguns vídeos e revelou pormenores muito interessantes sobre a sua profissão, estando sempre subjacente a sua paixão pela fotografia e pela vida selvagem. Transmitiu mensagens muito importantes, nomeadamente a necessidade de se preservar a natureza e as diferentes espécies, para, desta forma, manter o equilíbrio natural e travar o seu processo de extinção.
Uma palavra de agradecimento para Carlos Palma Rio por trazer a natureza e as questões relacionadas com a preservação da vida selvagem para o contexto da sala de aula. Foram momentos de aprendizagem que ficarão na nossa memória.
Alguns textos dos alunos do 6B sobre a palestra com Carlos Palma Rio, fotógrafo da Natureza:
No dia 17 de janeiro, a turma 6B assistiu a uma palestra sobre o trabalho e a vida do fotógrafo Carlos Rio. Durante a palestra, o senhor Carlos Rio explicou como faz para gravar e fotografar os animais e plantas, coisas positivas e negativas do seu trabalho, aventuras interessantes que passou e ainda nos explicou que os seres vivos precisam um dos outros para sobreviver. A atividade foi bastante interessante e espero poder assistir a mais palestras deste género!
Joana Basto, 6B
Eu gostei muito da palestra, adoro estudar animais, plantas e a natureza. Gosto de fotografias e de descobrir novos animais e paisagens incríveis. Parece ser uma profissão muito divertida, e é, mas exige muita concentração, paciência e dedicação.
Por outro lado é divertido conhecer novos sítios e ter novas experiências conhecer novos animais, paisagens e plantas.
Ainda assim por todos os lados do mundo existem populações que matam milhões de espécies por ano extinguindo várias espécies animais e plantas.
A ave favorita do palestrante é o guarda rios.
Gabriel, 6B
No dia 17 de janeiro, a turma 6 B foi assistir a uma palestra sobre o fotógrafo da natureza Carlos Rio. O senhor apresentou vários acontecimentos engraçados durante a sua jornada pelo mundo para fotografar vários animais; um dos acontecimentos que mais me marcou foi ver uma senhora toda feliz só por ter matado um urso. E outra história , mas esta muito engraçada, foi quando o senhor estava nos Pirinéus para tirar uma foto a uma ave; ele ficou horas e horas à espera mas nada e ele referiu que enquanto estava à espera da ave estava a ouvir música no rádio mas quando reparou estava a ouvir a rádio Renascença francesa e então esteve a ouvir durante muitas horas o terço em francês.
Bernardo, 6B
No dia 17 de janeiro a turma 6.º B, recebeu o fotógrafo da natureza: Carlos Palma Rio.
No decorrer da palestra o fotógrafo apresentou-nos um pouco da sua vida pessoal e enquanto fotógrafo da natureza. Também nos elucidou sobre as suas dificuldades nesta carreira pouco vulgar.
Demonstrou uma clara paixão pela sua profissão. Contou-nos as suas aventuras extraordinárias a percorrer o mundo!
Por fim entregou uns panfletos com fotos de animais fotografados por ele enquanto nos consciencializava, salientando que é importantíssimo protegermos este nosso planeta que conta já com tantas cicatrizes.
Maria Leonor Pereira e Ema Cruz, 6.º B
No dia 17 de Janeiro veio o senhor Carlos Rio, um fotógrafo da natureza, apresentar as suas fotografias e vídeos sobre as aventuras que ele tem vivido e os animais que ele encontrou. Ele fez uma breve apresentação sobre as suas viagens e as suas descobertas sobre a natureza. Ele até encontrou animais estranhos que nunca tínhamos visto e também animais espetaculares e assombrosos. Ele explicou coisas boas, por exemplo, quando ele conseguiu tirar uma foto de um veado macho e quando acontece coisas más, como tentar tirar fotos a outros animais mas uma manada de touros persegui-os e tiveram que subir a uma árvore. Eu gostei muito desta palestra, porque foi muito interessante a vida dos animais e muito bonitas as fotografias que ele mostrou. Eu quero ter mais palestras para aprender e para conhecer coisas novas.
Maria Paz Romero Depetri, 6.º B
Dia 17 de janeiro, a nossa turma assistiu a uma palestra do fotógrafo Carlos Rio, sobre como é fotografar a natureza e os animais.
Nesta palestra ficamos a conhecer melhor como funciona a vida de um fotógrafo da natureza. Aprendemos mais sobre a caça, a extinção dos animais e ficamos a conhecer várias espécies. Também descobrimos os aspetos negativos e positivos de ser um fotógrafo da natureza.
Gostei bastante desta palestra e das várias curiosidades que aprendi!
Beatriz Araújo, 6.º B
No dia 17 de janeiro, a turma do 6.° B, assistiu a uma palestra sobre a natureza. Carlos Rio (fotógrafo da Natureza) explicou-nos como tirava e gravava os seus vídeos dos vários animais que existem em Portugal. Carlos Rios também nos disse as coisas Boas e más do seu trabalho.
Gostei muito desta atividade, pois sempre gostei de estudar sobre os animais e acho que devíamos repetir mais atividades destas.
Luz, 6.º B
Eu gostei muito desta palestra pois descobri que ser fotógrafo tem momentos calmos e alegres, mas de vez em quando eles também passam por momentos aflitivos. Uma história que me chamou muita atenção foi quando ele estava à espera para fotografar uma ave e quando foi reparar viu uma manada de touros indo na direção dele e do seu amigo. Então eles correram para o topo de uma árvore. Com esta palestra aprendi que ser fotógrafo é preciso ter muita paciência e saber ficar várias horas parados e em silêncio.
Guilherme Santos, 6.º B
No dia 17 de janeiro, a turma do 6B assistiu a uma palestra sobre a biodiversidade da natureza e dos animais, apresentada por Carlos Rio. Ele falou-nos relativamente às aventuras que já passou, os aspetos negativos e positivos da sua profissão. Explicou-nos também o que fazer e não fazer para tirar boas fotografias, de maneira a não assustar os animais. Gostei muito desta palestra, pois foi muito interessante e com uma linguagem muito acessível!
Mariana Correia, 6.º B
Oficina " Vamos reciclar papel"- 5ºF
Os alunos do 5° F da Escola Básica António Correia de Oliveira deslocaram-se ao Centro de Educação Ambiental de Esposende para participarem na oficina " Vamos reciclar papel", no dia 13 de janeiro.
A oficina foi orientada pelo engenheiro Leandro Cepa, que , numa fase inicial, explicou o processo de produção de papel. Após visionamento de um pequeno filme, cada aluno teve oportunidade de produzir uma folha de papel reciclado com pasta de papel feita com jornais.
Desta forma , aprenderam a importância de fazer a separação seletiva do papel e de consumir produtos feitos com papel reciclado ou sustentável.
Natal solidário-Dar é fixe!
Os alunos do 6.ºA associaram- se ao projeto do 5.° G , oferecendo 4 cabazes de Natal a famílias carenciadas do concelho de Esposende.
No dia 14 de dezembro , os alunos do 5.° G e 6° B foram entregar os cabazes , na Loja Social de Esposende , com um sentimento de dever cumprido.
Festa de Natal
A Escola Básica António Correia de Oliveira está muito bonita com o seu comboio de Natal, feito a partir da reutilização de materiais, nas aulas de Educação Visual e Educação Tecnológica .
No dia da festa de Natal , cada turma deu asas à sua imaginação, criando postais de Natal com reutilização de materiais e/ ou elementos naturais.
Natal na sala do 6.ºA
Os alunos do 6.° A organizaram um Natal sustentável, decorando a sua sala com reutilização de materiais. Ficou bem bonita!
No final não houve desperdício alimentar, pois cada um levou as sobras.
Natal Ecológico
Os professores Rui Santos e Lucília Cardoso aceitaram o desafio do Centro de Educação Ambiental de Esposende e do Programa Eco-Escola da EBACO , tendo criado com os seus alunos 2 árvores de Natal ecológicas através da reutilização de materiais . Podem ser observadas na Ourivesaria Suíça e Cipriano, em Esposende.
No dia 28 de novembro, foi a vez do 6° E assistir ao teatro de marionetas, no Centro de Educação Ambiental de Esposende.
Foi uma tarde diferente e de aprendizagem sobre a biodiversidade da nossa costa e das ameaças aos vários ecossistemas.
Dia da Floresta Autóctone
No dia 23 de novembro, comemorou-se o Dia da Floresta Autóctone de uma forma muito especial, na Escola Básica António Correia de Oliveira.
No decorrer do intervalo da manhã, por volta das 9h50, realizou-se uma cerimónia simbólica para hastear a bandeira Eco-Escolas, galardão concedido à escola devido ao trabalho desenvolvido, no ano letivo 2021-22, em prol do ambiente. Estiveram presentes elementos do Conselho Eco-Escola, nomeadamente alunos, docentes, assistentes operacionais, Representante da Direção, Representante da ACICE, Carlos Ribeiro, Representante da Junta de freguesia de Esposende, Tiago Miranda, e a Representante dos Encarregados de Educação, Dra. Cláudia Silva.
Ao longo do dia, procedeu-se à plantação de algumas árvores autóctones: uma nogueira, pelos alunos do 6.ºB, um castanheiro e um medronheiro, pelos alunos do 6.ºC e pelas Brigadas Verdes do 5.ºB.
Os alunos do 6.ºH saíram mais cedo da aula de Inglês para felicitar o jovem pinheiro-bravo pelo seu primeiro aniversário, pois foi exatamente há um ano que foi plantado pela turma.
As Brigadas Verdes do 6.ºA colocaram uma nova placa identificativa no sobreiro, árvore autóctone plantada no ano letivo transato pelos alunos da turma, sendo um símbolo nacional.No início da tarde, decorreu uma palestra para os alunos das turmas 6.º C e 6.º F e das Brigadas Verdes, pelas 14.15 horas, no auditório da escola António Correia de Oliveira, englobada nas atividades de comemoração do dia da floresta autóctone. Nesta palestra, orientada pelo técnico florestal do ICNF, Belmiro Viana, foi destacada a importância das nossas florestas e espécies autóctones. Foi referido que existe a floresta de folhosas, composta por carvalho-alvarinho, carvalho-negral, carvalho-cerquinho, azevinho, castanheiro, pilriteiro e loureiro; a floresta ripícola virgula composta por salgueiro, amieiro, freixo, choupo e vidoeiro; a floresta de montado virgula composta por azinheira, sobreiro, alfarrobeira, carvalho de Monchique e medronheiro; a floresta de produção, com pinheiro-bravo, pinheiro manso e eucalipto. Destacou-se que o eucalipto não tem valor ecológico, mas é muito plantado por questões económicas; onde existem eucaliptos, não existem outros seres vivos. Além dos nomes comuns destas árvores, foram também indicados os seus nomes científicos. Como referido pelo técnico florestal, é preciso conhecer para proteger, tendo ainda lançado o pedido de todos protegerem a nossa floresta. Os alunos demonstraram muito interesse e colocaram algumas questões. Foi mais um bom momento de aprendizagem.
Os alunos do 6.ºA receberam o mesmo técnico por volta das 15h15, que lhes falou das plantas invasoras. Seguiu-se uma visita guiada pelas várias espécies autóctones do recinto escolar, ouvindo com muita atenção os conselhos e indicações fornecidas por alguém muito experiente e com muito conhecimento na área das florestas.
Ao longo do dia, a comunidade educativa teve oportunidade de participar no Quiz sobre a floresta autóctone, que teve muita adesão.
Palestra " Desplastifica-te"
No dia 11 de novembro, a turma do 6ºA e 6ºB assistiram à palestra online " Desplastifica-te" , coordenada por Sara Pinheiro, da DecoJovem, na biblioteca da Escola Básica António Correia de Oliveira.
Esta iniciativa faz parte do Plano de Ação do Eco-Escola, Erasmus+ e Ciência Viva.
Sara explicou-nos que a poluição está a aumentar e que até 2060 o consumo médio de plástico pode aumentar ainda mais. Atualmente, existem mais de 150 milhões de toneladas de plástico nos oceanos. Também nos disse que o plástico pode demorar até 400 ou 500 anos a degradar-se.
O plástico começou a existir no século XIX. Uma única pessoa utiliza cerca de 90 sacos de plástico por ano.
As pessoas escolhem o plástico por ser: mais barato, mais leve, mais resistente, mais durável, bom isolador térmico e elétrico e mais versátil.
Para nos "desplastificarmos" temos que: Repensar, Recusar, Reduzir, Reutilizar e Reciclar.
Foi uma palestra online muito interessante. Gostei muito!
Catarina Couto, do 6° A
Projeto Mirim costeiro
No dia 14 de novembro, pelas 14h30, os alunos do 4.ºA , 4.ºB , 5.ºA e 5.º G assistiram a uma palestra online com a oceanógrafa , Caroline Schio, fundadora do Projeto Mirim costeiro, no auditório da Escola Básica António Correia de Oliveira.
Este Projeto tem cerca de 5 anos, tendo começado no Brasil com algumas escolas piloto, contando já com cerca de 3500 monitores formados. Em Portugal, o processo iniciou-se no ano letivo transato , abrangendo 24 turmas .
O principal objetivo é monitorizar os oceanos , formando monitores costeiros e guardiões dos oceanos através de várias atividades , nomeadamente análises à água , medição da temperatura , classificação das nuvens e sua relação com a meteorologia, observação das marés, intensidade do vento, realização de experiências científicas, etc.
O Mirim costeiro será essencialmente implementado nas aulas de Literacia e Cidadania , com possível articulação com outras áreas do currículo. No âmbito deste projeto, os alunos terão duas saídas de campo.
No final, as estatísticas/ resultados serão divulgados à comunidade.
É Urgente Preservar os Oceanos
No passado dia 10 de novembro, os alunos do 6.ºH, da Escola António Correia de Oliveira, juntamente com os Professores Manuela Tavares e Ricardo Luís, deslocaram-se ao Centro Ambiental de Esposende, a fim de assistirem à peça de Teatro de Marionetas “O Casamento de Krappi”.
A peça retratou as peripécias vividas pelo caranguejo- pilado, de nome Krappi, no dia do seu casamento, que além de ter adormecido, pisado mexilhões (que logo ralharam com ele), quase ter comido uma garrafa de plástico (por ter pensado que seria um alimento), ainda terá entrado numa turbulência de marés até que, finalmente, chegou à sua noiva.
O percurso foi realizado na companhia do lavagante e, enquanto o faziam, cruzaram-se com muitas outras espécies marinhas: robalo, congro, estrela-do-mar, peixe-porco, golfinho, raia, polvo, camarão, mexilhões, ouriço-do-mar, búzio e minhoca da praia.
No final, a engenheira Sandra Marques e o engenheiro Leandro Cepa resumiram a peça aos alunos e deram-lhes a conhecer melhor as espécies marinhas da história. Assim, desta forma simples, com um teatro sobre as ameaças e os riscos que os ambientes marinhos correm e que os desequilibram, afetando toda a sua biodiversidade, promoveu-se a literacia dos oceanos e sensibilizou-se os presentes, quanto à necessidade de os proteger.
O oceano é considerado um ecossistema fundamental à vida no planeta Terra, sendo um dos principais motivos para o preservar, o fato de ocupar 70% da sua área. Boa parte da biodiversidade do planeta está, atualmente, neste ambiente.
Os oceanos são responsáveis por regular o clima e a humidade. Logo, qualquer alteração mais forte nos mares afeta diretamente essas funções, comprometendo, assim, a vida em toda Terra.
Os oceanos são capazes de absorver 30- 90% de todo o dióxido de carbono presente na atmosfera produzido pelos seres humanos, amortecendo assim, os impactos do aquecimento global e produzem mais de metade do oxigénio disponível para a nossa respiração. Logo, destruir os oceanos significaria acabar com os verdadeiros pulmões do planeta.
Além dos fatores ambientais, os oceanos precisam de ser preservados devido à sua importância financeira (via de transporte de pessoas e produtos- comércio mundial) e social, pois muitas pessoas e empresas dependem dos bens naturais provenientes deles.
Porém, a situação dos oceanos é muito preocupante. Cerca de 40% dos oceanos do mundo estão fortemente afetados por atividades humanas, tais como, pesca industrial, poluição e alterações climáticas, conduzindo a uma menor biodiversidade.
Cerca de 80% da poluição que encontramos no mar é de origem terrestre, causada pela presença de plásticos no mar e pelas descargas domésticas e industriais.
A poluição através de plásticos é considerada uma das principais causas atuais de danos ao meio ambiente marinho. Cerca de 13 milhões de toneladas de plástico acabam por ir parar aos oceanos todos os anos e, estima-se que até 2050, existirá mais plásticos que peixes nos mares!
Enquanto que a maioria dos plásticos permanece intacta durante décadas ou séculos após o uso, outros sofrem decomposição e acabam como microplásticos (pequenos fragmentos de plástico) que acabam por ser ingeridos. Como consequência, 90% das aves marinhas têm fragmentos de plástico no estômago, o que provoca doenças e até mesmo, a morte a perto de 100 mil animais marinhos por ano. Para diversas espécies de animais marinhos é difícil distinguir o que é plástico e o que é alimento (não fosse o alerta do lavagante e o caranguejo Krappi também se teria confundido). Muitos deles acabam, então, por morrer com os seus sistemas digestivos cheios de plástico. Os que resistem, chegam à cadeia alimentar humana, causando também danos (alergias, intoxicações, …).
A atividade realizada fez reconhecer a importância dos oceanos e da sua preservação, lançando o alerta para a necessidade de mudança de hábitos, medidas simples que podem ser praticadas por qualquer um, como por exemplo, repensar e reduzir o consumo de embalagens e plásticos de uso único, recolher o lixo produzido durante a permanência na praia (copos, latas, beatas de cigarro, palhinhas…), não deitar lixo em lugares indevidos (ruas, praias, rios, lagos…), consumir produtos marinhos de empresas com hábitos sustentáveis e separar os lixos corretamente para reciclar.
Cuidemos dos oceanos para cuidar da vida fora deles!
Trabalho realizado por:
Margarida Miranda, N.º14, 6ºH
Brigadas Verdes em ação!
No dia 8 de novembro , as Brigadas Verdes fizeram voluntariado na Campanha Papel por Alimento e arrancaram ervas daninhas.
Bruxas vencedoras - Halloween 2022
Guilherme Guimarães, 6.º E
Ivan Roxo, 6.ºB
Miguel Carvalho, 6.ºG
Palestra " Desperdício Alimentar: menos é mais"
No dia 7 de novembro, os alunos do 5° E e H assistiram à palestra " Desperdício alimentar: menos é mais", acompanhados pelas professoras Patrícia Pires e Manuela Tavares, no auditório da Escola Básica António Correia de Oliveira.
A sessão foi orientada pelo engenheiro Leandro Cepa , do Centro de Educação Ambiental de Esposende, que sensibilizou os jovens para a importância de se usarem os alimentos de uma forma sustentável, evitando o seu desperdício.
Esta iniciativa faz parte do Plano de Ação do Eco-Escolas da EBACO e da Escola Básica de Apúlia, em articulação com Cidadania e Desenvolvimento, tendo como público - alvo todos os alunos do 5° ano do Agrupamento.
Palestra sobre alimentação saudável
No dia 4 de novembro, os alunos do 6° B e F assistiram à palestra sobre a alimentação saudável orientada pela nutricionista clínica Isabel Moreira.
Teatro de marionetas " O casamento de Krappi"
No dia 3 de novembro, foi a vez do 6° G assistir ao teatro de marionetas " O casamento de Krappi" , sendo acompanhados pela Coordenadora do Programa Eco-Escola e pela professora de HGP , Maria José Viana.
Teatro de marionetas" O casamento de Krappi"- 6.º A
Na passada sexta-feira, dia 28 de outubro, os alunos do 6°A foram ao Centro Ambiental de Esposende assistir a um teatro de marionetas chamado: "O casamento de Krappi". Esta atividade faz parte do Plano de Ação do Programa Eco-Escola e tem como objetivo promover a literacia dos oceanos. Os alunos do 6°A deslocaram-se da escola às 14:20 e regressaram às 16:00.
O cenário era feito com materiais reutilizados e as personagens foram feitas numa impressora 3D. A peça tinha imensas personagens.As personagens principais eram um caranguejo pilado chamado Krappi e o seu amigo lavagante.
No final, os engenheiros Leandro Cepa e Sandra Marques falaram sobre as características de alguns animais aquáticos, que apareceram ao longo do texto, e também responderam a perguntas colocadas pelos alunos.
Foi uma atividade gira e divertida! Lembrem-se de preservar os oceanos!
Clara Vale, 6.ºA
Brigadas Verdes
No dia 2 de novembro, as Brigadas Verdes do 6.ºA , 6.ºH e 5.ºB colaboraram na campanha " Papel por Alimento" , transportando cartão da cantina e fazendo fardos , e apanharam lixo no recinto escolar.
Teatro de marionetas" " O casamento de Krappi"
No âmbito do programa Eco-Escola, os alunos do 6° B foram assistir ao teatro de marionetas " O casamento de Krappi", no Centro de Educação Ambiental de Esposende.
A peça tem como objetivo promover a literacia dos oceanos e sensibilizar para a proteção dos mesmos.
Os alunos apreciaram muito a atividade, estando prevista para todas as turmas do 6° ano.
Uma receita saudável
No passado dia 19 de outubro, na aula de Ciências Naturais da turma 6ºH, da Escola António Correia de Oliveira, o aluno Diogo Correia demonstrou a toda a turma e à professora Elsa Sá como realizar uma receita saudável por ele escolhida.
A atividade foi realizada no âmbito do Dia Mundial da Alimentação.
A data alusiva ao Dia Mundial da Alimentação teve início em 1981, devido ao aumento da obesidade, principalmente da obesidade infantil, surgindo da necessidade de sensibilizar as populações para a importância de uma alimentação de qualidade, bem como, alertar para o facto de que a mesma, infelizmente, não está acessível a todos.
Um dos fatores essenciais para a nossa saúde é a alimentação. Para praticarmos uma alimentação variada e equilibrada, devemos seguir as indicações quanto às proporções que a Roda/ Pirâmide dos Alimentos nos dá, pois todos os nutrientes são indispensáveis para o funcionamento, construção e reparação do corpo humano e estas representações gráficas ajudam a escolher e a combinar os alimentos que devemos ingerir diariamente, nas quantidades corretas.
A receita que o Diogo preparou foi uma salada de frango. Para esta atividade, o aluno trouxe os ingredientes já preparados (o frango cozido e desfiado, os ovos cozidos, o milho, uma maçã aos pedaços, tomates- cereja, couve roxa e cebola roxa). Na sala de aula, misturou tudo, temperou com azeite e vinagre balsâmico e, acrescentou como ingredientes “surpresa”, as sementes de sésamo e de abóbora. Assim, desta forma, apresentou-nos um prato crocante, contudo, saudável. Depois de preparada a receita, todos os colegas puderam apreciá-la. Pelos sorrisos nos rostos, pode-se dizer que foi aprovada!
Adorei a experiência porque é sempre bom conhecermos mais receitas saudáveis, pois não basta escolher bem os alimentos, há que prepará-los também de forma saudável.
Deixo aqui um OBRIGADA à professora de Ciências Naturais, Elsa Sá, pela iniciativa.
Trabalho realizado por:
Margarida Miranda
N.º14, 6ºH
No dia 14 de outubro, na sala 13, a turma do 6°B realizou a atividade Masterchef Júnior. Foram confecionados dois pratos pelos alunos João Medeiros e Luz Enes.
O João fez wraps com tomate, alface e atum, que estavam maravilhosos. Já a Luz preparou salada , que incluía tomate cherry, cenoura, alface, cebola roxa, milho, Mozzarella e frango. O seu prato estava esplêndido.
A atividade foi bem divertida e saborosa. Ela fez-me perceber as habilidades culinárias dos alunos da minha turma.
Joana Basto, do 6°B
MasterChef Júnior na turma do 6.ºB
No dia 16 de outubro , celebra-se o Dia Mundial da Alimentação. A pensar nesta data e na importância de alertar a comunidade educativa para a necessidade de educação alimentar, a professora Elsa Sá implementou uma atividade com os seus alunos do 6° B, no decorrer da aula de Ciências, no dia 14 de outubro.
A proposta apresentada foi fazer um MasterChef Júnior, tendo sido escolhidos para o efeito dois alunos que iriam cozinhar para os colegas. Os alunos selecionados foram a Luz Enes e o João Medeiros.
A Luz apresentou uma salada fresca com frango, cenoura, maçã, tomate- cherry, queijo Mozzarella e cebola roxa.
O João preparou wraps com tomate, alface e atum envolvidos com tortilhas.
Os restantes alunos da turma, juízes dos pratos apresentados, provaram e adoraram as receitas.
A atividade foi apreciada por todos.
Ivan Roxo, do 6° B
Textos/ pensamentos dos alunos do 6.º B sobre o Dia Da Alimentação
No dia 17 de outubro de 2022 as turmas do 6.°A e do 6.°B participaram numa atividade para comemorar o dia mundial da alimentação. Esta atividade consistia em cada aluno trazer um alimento consoante o setor da roda dos alimentos.
A atividade foi muito divertida e o resultado da roda dos alimentos foi muito bom .
No fim da atividade os alimentos que estavam mais maduros serviram para fazer compotas e os outros foram devolvidos aos respetivos donos.
Gostei muito da atividade!!
Luz Enes
O Dia Mundial da Alimentação comemorou-se no dia 16 de outubro.
Para assinalar o dia, em colaboração com a turma 6.º A, a turma 6.º B fez uma Roda dos Alimentos com frutas, legumes/hortícolas, cereais, lacticínios, gorduras, etc. Foi uma atividade muito curta, porém de uma aprendizagem de longo prazo. As duas turmas aprenderam bastante com esta ação. Também foi feito um cartaz com a quantidade de açúcares de vários alimentos e doces. Para além dessa atividade foi feito, com todas as turmas de 6.º ano, um "Master Chef Júnior". Na nossa turma foi realizado no dia 14 de outubro, numa sexta-feira, na aula de Ciências Naturais. Os mini chefs foram o João Medeiros e a Luz Enes. O prato confecionado pelo chef João Medeiros foram tortilhas de trigo com tomates cortados às rodelas, alface e atum, e feito pela chef Luz Enes foi uma salada de frango que continha os seguintes ingredientes: alface, pedaços de couve roxa, frango, cenoura ralada, tomate cherry e queijo mozzarela. Foi uma atividade que nos ajudou a aprender a fazer receitas saudáveis, boas e fáceis.
Foram atividades muito bem pensadas e que acho que se devem repetir.
Maria Leonor Pereira
O dia da alimentação é no dia 16 de outubro. A nossa turma organizou um master chef júnior onde foram eleitos dois chefes, num sorteio, e os sorteados foram o João Medeiros e a Luz Enes. O João Medeiros fez wraps e a Luz Enes fez uma salada de frango.
Na escola, durante o primeiro intervalo, alguns alunos estiveram a distribuir tostas com doce para reaproveitar alguns alimentos da roda dos alimentos, feita no bloco central.
Guilherme Santos
No dia 17 de outubro, a nossa escola organizou uma atividade para as turmas 6.°A e 6.°B, para celebrar o Dia da Alimentação. As turmas dividiram-se em grupos e cada grupo ficou responsável por trazer alimentos e completar uma Roda dos Alimentos.
Eu achei esta atividade muito divertida!
Beatriz
No dia 17 de outubro de 2022, as turmas do 6A e 6B realizaram uma atividade para comemorar o Dia Mundial da Alimentação. Cada aluno das respetivas turmas tinha de trazer um alimento que corresponde-se à sua faixa (setor) da roda dos alimentos. As turmas, além de fazerem uma roda dos alimentos, fizeram também tostas com compota e limonada. A Atividade correu como planeado e, na minha opinião, foi muito divertida e muito bem feita!!!
Joana Basto
No dia 17 de Outubro, as turmas do 6.ºA e 6.ºB foram divididas em grupo para fazer uma roda dos alimentos em comemoração do dia Mundial da Alimentação.
Cada grupo escolheu um alimento que representava a sua parte da roda da alimentação. No meu grupo, as hortícolas, escolhemos o Chuchu.
No intervalo, foram servidas limonada, tostas e várias geleias caseiras. Acho que todos gostaram desta iniciativa.
Na minha opinião, foi um dia muito interessante e chamativo porque toda a escola participou nestas atividades e aprendemos muito sobre a roda dos alimentos o que nos sensibilizou para a importância de ter uma alimentação saudável.
Eduardo Rego
# Eco-Escola # Ciências Naturais # Dia da Alimentação
Na Escola Básica António Correia de Oliveira, realizaram-se várias iniciativas no âmbito do Dia Mundial da Alimentação, da responsabilidade da área disciplinar de Ciências Naturais e do Eco-Escola.
Na sexta- feira, dia 14 de outubro, as turmas de Ciências da professora Elsa Sá, o 6° B e D, organizaram um Masterchef de cozinha saudável.
No dia 17 de setembro, os alunos dos professores José Carlos Quesado Antunes e Elsa Sá, 6.° A e B, foram responsáveis por organizar uma roda de alimentos , no pavilhão central.
Os alunos do 6°C, E, F e G , sob orientação do docente de Ciências, José Carlos Quesado Antunes, decoraram um placard com vários produtos alimentares e bebidas habitualmente consumidos pelos jovens e a quantidade de açúcar presente em cada.
No decorrer do intervalo da manhã, os alunos do 6° A e B ofereceram água aromatizada com limão e compotas caseiras confecionadas com baixo teor de açúcar amarelo, sensibilizando , desta forma, para o consumo de água, de produtos locais e da época e para o combate ao desperdício alimentar, utilizando a fruta madura na confeção destes doces tradicionais.
Os alunos participaram com muito entusiasmo nas várias atividades realizadas.
Galardão Eco-Escola
Foi com muito orgulho que alunos das Brigadas Verdes e uma das coordenadoras, professora Fátima Gomes, receberam o tão merecido Galardão Eco- Escola, numa cerimónia em Valongo.
Uma palavra de agradecimento a todos aqueles que contribuíram para esta honrosa e prestigiada condecoração.
Na passada sexta-feira, dia 30 de setembro, as turmas do 6º A e 6º B e os participantes das Brigadas Verdes realizaram uma atividade sobre o Dia Nacional Da Água: fizeram várias gotinhas de água com mensagens a apelar à poupança da água.
No pavilhão central, as professoras Manuela Tavares e Fátima Gomes serviram água da torneira juntamente com alguns alunos voluntários, alguns faziam perguntas sobre a água e outros ajudavam a encher as canecas com água da torneira!
Foi um dia muito divertido! Não te esqueças de poupar água!
Clara Vales, 6.ºA
No passado dia 30 de setembro, no âmbito da comemoração do Dia Nacional da Água (01 de outubro), os alunos do 6.ºA e B e alunos das Brigadas Verdes realizaram atividades relacionadas com a poupança da água.
Entre essas atividades, destacam-se a distribuição de água da torneira aos alunos da escola, a colocação de desenhos realizados pelos alunos, nas salas, e a formulação de perguntas aos alunos sobre este recurso natural. Também colaboraram as professoras Manuela Tavares e Fátima Gomes, as responsáveis pelo Eco-Escola.
As atividades ajudaram os alunos a perceber melhor como é possível poupar água.
Maria Inês Freire, 5.ºA
Dia Nacional da Água- 1 de outubro
No dia 30 de setembro, durante os dois intervalos da manhã, os alunos do 6.º A e B, com a ajuda das Brigadas Verdes, sob coordenação das professoras Manuela Tavares e Fátima Gomes, participaram na comemoração do Dia Nacional da Água, no bloco central da Escola Básica António Correia de Oliveira.
Durante a manhã, os alunos foram incentivados a beber água da torneira e a participarem num questionário alusivo à importância da água e o que fazer no dia a dia para poupar este recurso natural precioso.
As portas das salas de aula foram decoradas com gotas de água, que continham mensagens a apelar à sua poupança. A água potável é um bem essencial, que não deve ser desperdiçado, e o seu consumo não deve colocar em risco os nossos ecossistemas naturais. Por isso é que pequenos gestos, como usar garrafas reutilizáveis, beber água da torneira e fechar a torneira enquanto se lava os dentes, são tão importantes.
Com esta atividade, os alunos e professores envolvidos tentaram alertar para a necessidade de poupar água e como é simples fazê-lo. Com pequenos gestos podemos preservar este bem essencial e proteger o meio ambiente.
Mariana Fernandes, 6.ºA
No passado dia 30 de setembro, as turmas do 6.º A e B , com a ajuda das professoras Manuela Tavares e Fátima Gomes , organizaram uma atividade a apelar à poupança de água.
Nesse mesmo dia, as salas foram decoradas com gotas de água com mensagens a encorajar para a sua poupança.
Também foi distribuída água da torneira, no intervalo da manhã. Os alunos ajudaram na distribuição.
O dia foi ecológico e animado! Não te esqueças: a água é um bem precioso!
Alice Gomes , 6.ºA
Na minha opinião, o Dia da Água foi necessário para motivar as pessoas para o consumo da água da torneira. Além de ser de boa qualidade, não se gasta plástico. Acho que as perguntas também foram importantes para dar a conhecer outras formas de poupar água, porque até eu desconhecia algumas. Temos de aproveitar o privilégio de ter água potável na região onde vivemos.
Flor Cupido, 6.º A
Textos/ pensamentos dos alunos do 6.ºB sobre o Dia Nacional da Água
No dia 30 de setembro, sexta-feira, aconteceu uma atividade, na nossa escola, para celebrar o Dia Nacional da Água, que se comemora anualmente no dia 1 de outubro. As turmas 6º A e 6º B decoraram as portas das salas com gotas de água, com frases a apelar que contra o desperdício da água. No bloco central da escola, alunos das brigadas verdes (com alguns dos alunos das turmas 6º A e 6º B) estiveram a distribuir água da torneira aos alunos da escola como um incentivo ao seu consumo.
A atividade correu como esperado e acho que foi uma atividade bem divertida e muito bem pensada.
Joana Basto, 6.º B
O Dia Nacional da Água celebra-se em Portugal a 1 de outubro. Nesse dia, há uma oportunidade para se refletir sobre a importância deste recurso, para um uso mais eficiente da água, consciencializando para o seu valor em todas as suas dimensões: sociais, ambientais e económicas. Neste dia, organizaram-se múltiplas iniciativas em Portugal relacionadas com a água.
Na nossa escola, os alunos escreveram e decoraram uma gota de cartolina com frases e desenhos sobre a água para sensibilizar os alunos, funcionários e professores a poupar água, porque a água é um recurso finito e escasso. Poupa água!
Luz Enes, 6.º B
O Dia Nacional da Água celebra-se no dia 1 de outubro, porém na nossa escola celebrou-se no dia 30 de setembro. Para lembrar a importância da água, os alunos fizeram “gotas” em cartolina e foram escritas frases sobre a importância da água. As “gotas” foram coladas nas portas. Além desta atividade, durante o intervalo, algumas professoras e alunos ofereceram água da torneira para incentivar a beber da torneira em vez de usar garrafas de água.
Guilherme do 6.º B
A atividade do Dia Nacional da Água baseou-se em cada aluno fazer uma “gota” com uma frase sobre a água. O resultado foi colocar uma frase em cada porta da sala para, quando os alunos entrassem, olhassem e lessem para pouparem água. Foi bastante giro, na minha opinião.
Lucas, 6.º B
A água é essencial para tudo. Sem a água não haveria vida. Assim, criaram o Dia Nacional da Água. Na escola António Correia de Oliveira, para assinalar esse dia, fizemos uma gota de água para alertar para a falta de água. Essa atividade foi muito divertida.
João Medeiros, 6.º B
Para mim, o trabalho da gota de água foi divertido. Achei engraçado porque todas as gotas foram coladas nas portas das salas. Quando alguém chegava à sua sala via uma gotinha com frases bonitas e inspiradoras para convencer as pessoas a pouparem água.
Maria Francisca do 6.º B
O Dia Nacional da Água é muito importante, porque serve para nos lembrar que a água é finita e faz-nos falta para sobreviver e, por isso, temos que a poupar e economizar.
Leonor, 6.º B
A atividade da água foi divertida. Colocaram gotas nas portas das salas de aula e colocaram, no intervalo de sexta-feira, no meio da entrada do bloco central, copos com água para as pessoas beberem. Espero que as pessoas comecem a poupar água.
Eduardo, 6.º B
Para a minha turma comemorar o Dia Nacional da Água fizemos, cada um, uma gotinha com uma mensagem a apelar à poupança da água. Então colocamos, aproximadamente, 20 gotinhas uma em cada sítio da escola para os alunos lerem e também aprenderem a poupar água. A minha frase foi: “A água é um bem finito, não gastes demais!”.
Gostei muito desta atividade pois fez-me entender o poder de uma frase, ou seja, uma frase pode fazer com que comecem a poupar água.
Maria Leonor, 6.º B
No dia 27 de setembro escrevemos uma frase sobre como poupar água, em cartolina azul na forma de uma gota. Todos nós fizemos, cada um a sua, e alguns alunos e professoras fixaram os trabalhos nas portas das salas de aula para demonstrar que estava a aproximar-se o Dia Mundial da Água.
Foi uma atividade muito divertida e interessante, pois aprendemos, ao ler as frases, que devemos poupar água porque é um bem precioso para todos nós.
Mariana, 6.º B
No dia da água, na escola António Correia de Oliveira, houve algumas atividades para assinalar este dia. Numa dessas atividades, os alunos tiveram de fazer uma gota de água e decorá-la com desenhos e com uma frase sobre a importância da água e de como esta é um bem fundamental e escasso.
A outra atividade desenvolvida foi a distribuição por parte de vários professores e alunos de copos de água da torneira para todas as pessoas que passavam no corredor central. Esta atividade quis transmitir a todos que não é preciso estar sempre a comprar água engarrafada, pois a água da torneira é boa para a saúde e é segura, pois a mesma é tratada.
Gabriel Miranda, 6.º B
A água é necessária para a existência da vida na Terra. No dia a dia dos seres humanos a água é muito importante. É utilizada na agricultura, indústrias e para consumo. Produz energia e regula a temperatura e o intestino no corpo humano. A água é responsável por transportar diferentes substâncias para as células, como vitaminas, minerais e outros nutrientes. Como sabemos, 70% do nosso planeta é água mas apenas 2% é água potável.
Valorizem a Água!
Beatriz, 6.º B