Eco-Escola
Escola Básica António Correia de Oliveira
Jean-Jacques Rousseau
O Programa Eco-Escola está vocacionado para a educação ambiental, sustentabilidade e Cidadania, tendo os seguintes temas , no ano letivo 2022-23: água, energia ,resíduos, espaços exteriores, biodiversidade e alimentação saudável e sustentável.
NOTÍCIAS
Somos uma Eco-Escola!
A candidatura da Escola Básica António Correia de Oliveira ao galardão Eco-Escola foi aprovada como reconhecimento das atividades desenvolvidas no âmbito da sustentabilidade e graças ao empenho e colaboração de toda a comunidade educativa.
Concurso Repórter Electrão
As alunas Joana Silva, Maria Miranda e Ana Monteiro, do 5.o D, aceitaram o desafio das Coordenadoras do Eco-Escola para participarem no concurso do Repórter Electrão, tendo obtido um honroso 1.o lugar, na categoria do 2.o ciclo, com a realização de um pequeno vídeo sobre a reciclagem de pilhas e baterias.
O Repórter Electrão é um concurso trimestral da Escola Electrão que pretende envolver os alunos, de forma dinâmica e criativa, na temática da reciclagem de equipamento elétrico e eletrónico, pilhas, baterias e embalagens.
Cada aluno e a professora que os orientou receberão um cheque-prenda no valor de cinquenta euros. Adicionalmente, a escola Básica António Correia de Oliveira ganha 10 pontos para acumular aos 10 pontos obtidos com o encaminhamento de 100 kg de pilhas e baterias, durante o ano letivo
de 2021-22.
Caminhada do ambiente
No dia 1 de junho de 2022, eu e a minha turma, o 5.ºH, fomos dar uma caminhada pela ecovia em direção a norte para a apanhar lixo. Saímos da escola às 14:30 e terminamos às 16.30.
O propósito dessa caminhada foi ajudar o ambiente, comemorar o Dia do Ambiente e terminar o Projeto “Planeta Especial”, sendo acompanhados pelas professoras Manuela Tavares e Rita Carneiro.
Os alunos já iam preparados com luvas e sacos. Encontramos muito plástico, cordas, cigarros, esferovite, etc.
Gostei muito desta atividade e acho que a turma também adorou. No próximo ano, queria muito repetir esta atividade.
Santiago Martins, 5.ºH
Comemorando o Dia do Ambiente…
No passado, dia 1 de junho, no âmbito das Comemorações do Dia do Ambiente (5 de junho), os alunos da turma 5.º H, da Escola António Correia de Oliveira, acompanhados pela Diretora de Turma (Prof. Rita Carneiro) e pela Professora da disciplina de Oferta Complementar (Prof. Manuela Tavares), fizeram uma caminhada pela Ecovia na zona ribeirinha da margem direita do rio Cávado e pela Praia do Suave Mar. Esta caminhada tinha como objetivo a recolha de resíduos ao longo do percurso e, assim, contribuir para a melhoria da qualidade ambiental daquela zona.
A celebração do Dia Mundial do Ambiente teve início em 1972, e o dia 5 de junho foi escolhido para celebrar esta data, pois marca o dia em que teve início a Conferência das Nações Unidas, em Estocolmo, sobre o meio ambiente, com o lema: “Uma Só Terra”.
Passados 50 anos, o tema deste ano volta a ser: "Uma Só Terra". Só temos este planeta, que deve ser preservado, pois os recursos naturais não são infindáveis. Os cientistas consideram que humanidade está a utilizar cerca de 1,6 vezes a quantidade de recursos que a natureza pode fornecer de forma sustentável e que os próximos anos serão fundamentais para evitar graves alterações climáticas e a perda da biodiversidade/ destruição de ecossistemas. O mundo deverá salvar os oceanos e restaurar, pelo menos, mil milhões de hectares de terra degradados- o que equivale ao tamanho da China. Isto significa que, todos os esforços de conservação do planeta parecem poucos, contudo, os grandes feitos fazem-se com pequenos passos de cada um de nós.
Os oceanos suportam a pesca, permitem atividades de lazer e servem de habitat a uma imensidão de plantas e animais marinhos. Mais de 80% da poluição que atinge os oceanos tem origem em terra. Durante muito tempo, as águas dos oceanos foram usadas como depósito para os resíduos de todos nós. As redes, os artefactos de pesca, os pedaços de plástico ou de vidro, bem como outros resíduos abandonados nas zonas ribeirinhas são arrastados para a costa e podem destruir os ecossistemas marinhos e serem muito prejudiciais à saúde humana, através da ingestão de peixe contaminado e contato com a água poluída.
Da atividade desenvolvida por estes alunos voluntários, resultaram cerca de 5 sacos cheios de resíduos, entre os quais, beatas de cigarro, garrafas de plástico, cordas, restos de redes, vidro e esferovite. Após a chegada à escola, os lixos foram triados.
Foi uma iniciativa bastante produtiva, e a repetir certamente, uma vez que, não foi possível transportar todo o lixo encontrado. Nos alunos reinavam os sentimentos de alegria e satisfação por estarem a contribuir para um planeta melhor e por estarem a celebrar o Dia da Criança de uma maneira diferente e útil para a sociedade.
O Dia da Criança, foi criado com o objetivo de sensibilizar para os seus direitos e para a necessidade de promover uma melhoria das suas condições de vida, proporcionando-se um desenvolvimento saudável e feliz. As crianças são o futuro, esforcemo-nos todos para que este futuro seja risonho e livre de poluição!
Trabalho realizado por:
Margarida Miranda, 5.ºH
Dia Mundial da Energia, na Escola Básica António Correia de Oliveira
No dia 27 de maio, o Programa Eco-Escola dinamizou uma atividade no âmbito do Dia Mundial da Energia, para apelar à poupança deste recurso junto da comunidade educativa.
Esta iniciativa foi realizada por um grupo de alunos voluntários do 6.ºG, que produziu pulseiras, marcadores de livros e um vídeo sobre a temática. Durante o intervalo, os alunos percorreram vários espaços, oferecendo pulseiras ou marcadores de livros, com frases sobre a energia, a quem acertasse nas perguntas formuladas.
A atividade foi muito bem recebida pela comunidade escolar, que aderiu e demonstrou conhecimento sobre o tema.
As Coordenadoras do Eco-Escola agradecem a colaboração de todos e esperam que mais momentos como este se repitam.
Inês Silva e Sofia Castro, do 6.ºG
Dia Mundial da energia
O Dia Mundial da energia comemora-se no próximo domingo , 29 de maio, mas os alunos do 6.°G decidiram assinalar esta data de uma forma diferente, esta sexta-feira.
Fizeram pulseiras e marcadores de livros com frases em português e inglês a apelar à poupança de energia para oferecer aos alunos , pessoal e não docente ,que acertasse nas perguntas formuladas sobre este recurso tão importante. Para o efeito, foi decorado um pequeno espaço no átrio do pavilhão central, e ao som do hino Eco-Escola , um grupo de alunos dirigia-se a todos que por ali circulavam para fazer o questionário e em troca oferecer os brindes acima referidos.
No início da aula de Ciências da turma do 6.°G, um grupo de alunos leu um texto alusivo à data e distribuíram pulseiras por todos os elementos da turma.
Entretanto, alunos da turma realizaram um pequeno vídeo sobre dicas para poupar energia, que foi atempadamente partilhado na Classroom de Cidadania e Desenvolvimento, para os docentes explorarem em contexto de sala de aula.
As Coordenadoras do Programa Eco-Escola agradecem o entusiasmo e empenho da turma.
Dia Mundial da Reciclagem na EBACO- Flash Mob
No âmbito do Programa Eco-Escola e do DAC "Planeta especial", do 5.°H, os alunos da Escola Básica António Correia de Oliveira comemoraram o Dia Mundial da Reciclagem de uma forma diferente: flash mob de separação de resíduos.
Quando a campainha tocou às 10h40, os alunos sairam para o intervalo, deparando-se com um cenário surpreendente: o pavilhão central repleto de resíduos de plástico, metal e papel, espalhados no chão e o hino do Eco-Escola a tocar.
Alguns alunos tomaram a iniciativa de apanharem alguns resíduos, colocando-os no ecoponto correto, verificando- se o contágio imediato deste comportamento, que alastrou aos restantes discentes. Rapidamente, todos os resíduos foram colocados nos ecopontos de forma adequada, num verdadeiro ambiente festivo.
Todos os intervenientes demonstraram interesse e entusiasmo na concretização desta atividade.
Parabéns!
Dia da Terra / Convívio Eco-Escolas do concelho
As atividades previstas para comemorar o Dia da Terra, 22 de abril, foram adiadas para o dia 13 de maio , devido às condições meteorológicas.
Durante a manhã, os alunos do 6.º ano da Escola Básica António Correia de Oliveira participaram num convívio com as Eco-Escolas do Concelho , dinamizado pelo Centro de Educação Ambiental de Esposende.Desta vez , as condições atmosféricas deram uma ajuda, estando uma bela manhã de " verão ".
Por volta das 9h00, os alunos, professores acompanhantes e a assistente operacional, João Patrícia, sairam da escola, seguindo a pé pela zona ribeirinha do Cávado, entrando depois na Ecovia do Litoral junto ao acesso para a Praia de Suave Mar Norte, até ao ponto de encontro (Praia da Redonda).
Na praia ,as turmas participaram em atividades lúdico-desportivas, onde foram levemente abordadas temáticas ambientais.
Entretanto , os delegados , subdelegados e Representantes do Conselho Eco-Escola, identificados com um boné oferecido pela empresa IW, deslocaram-se com a docente Fátima Gomes à Bacia de Retenção do Canal Intercetor, onde assistiram a uma exposição do Eng.º Pedro Teiga, especialista em reabilitação de rios e engenharia natural, que demorou cerca de 30 minutos.
Por volta das 11h15 foi oferecido um lanche aos alunos.
No final, foi tirada uma fotografia de grupo, iniciando-se depois o regresso à escola.
Foi uma manhã bem passada de convívio e aprendizagem.
Convívio Eco-Escolas do concelho
No dia 13 de maio, as turmas do 6.º ano da Escola Básica António Correia de Oliveira participaram num encontro das Eco-Escolas do concelho de Esposende, no âmbito do Dia da Terra.
Por volta das 9h00 da manhã, começamos a nossa caminhada, tendo como ponto de partida a escola e de chegada a Praia da Redonda, iniciando a nossa atividade.
Quando chegamos lá, fomos muito bem recebidos pelos engenheiros do Centro de Educação Ambiental, que nos explicaram como iriam decorrer as atividades. Realizamos vários jogos, como o Jogo da Memória, Sopa de letras, “Quem sou eu?”, etc.
Os delegados, subdelegados e representantes do Conselho Eco-Escola tiveram a honra de assistir a uma palestra, onde aprofundaram os seus conhecimentos sobre a biodiversidade.
Todas as turmas tiveram direito a um lanche: um croissant e água.
Por volta das 13h00 chegamos à escola. Foi uma experiência fantástica!
Matilde Curvão, do 6.ºF
Convívio Eco-Escolas do Concelho
No dia 13 de maio, os alunos do 6.º ano da Escola Básica António Correia de Oliveira fizeram uma caminhada pela ecovia até à Praia da Redonda.
Na praia, realizaram várias atividades sobre o ambiente, como corridas de sacos, tentar acertar com uma bola de plástico no saco, e outros. Também distribuíram um questionário, que incluía sopa de letras, para as turmas responderem enquanto aguardavam pelas diferentes atividades.
A meio da manhã, foi oferecido um pequeno lanche (croissant e água). No final, os alunos regressaram à escola a pé.
Os alunos gostaram e divertiram-se. Esta atividade ajudou-os a entender a importância da reciclagem , da reutilização e da preservação da biodiversidade.
Mafalda Cepa e Beatriz Teixeira, do 6.ºF
Poupa energia e dá mais ao Planeta!
Com o aparecimento da pandemia, passamos mais tempo em casa e, de igual modo, gastamos mais energia. Para ensinar como poupar energia, a equipa da DECOJovem proporcionou uma palestra de cerca de 1h30min.
Nós, jovens ,sabemos que estamos bastante dependentes da energia e, por isso, não conseguimos parar mesmo com a situação que estamos a viver com a COVID-19, que trouxe imensas mudanças no nosso dia-a-dia.
É óbvio que não conseguimos imaginar a nossa vida sem energia. Na verdade, o mais simples gesto exige o consumo de energia; como por exemplo ligar a televisão, abrir o frigorífico, carregar o telemóvel e outros. Mas poupar energia tem imensas vantagens e uma delas é poupar dinheiro e claro, o Planeta.
É de salientar que produzir energia requer sempre a utilização de recursos naturais, tais como o petróleo, o carvão ou o gás. Ao utilizar estes combustíveis fósseis tem dois problemas: o impacto ambiental, provocado pelo aumento da produção de dióxido de carbono e de outras fontes de poluição e a dependência face aos mercados internacionais, uma vez que não existem estes recursos energéticos fósseis em Portugal. Além disso, as famílias portuguesas pagam cada vez mais pela energia. Todos devemos contribuir para o uso racional de energia sem comprometer o estilo de vida, para isso podemos: evitar ter luzes ou equipamentos ligados; tentar desligar os equipamentos e não os deixar em stand-by ; isolar bem a casa; utilizar os sistemas de aquecimento com moderação; verificar a classe energética dos equipamentos antes de os comprar; optar por lâmpadas LED; utilizar as máquinas de lavar louça e roupa com carga máxima sempre que possível; evitar a abrir a porta do frigorífico desnecessariamente; poupar água quente; evitar ligar eletrodomésticos em simultâneo; ajustar a potência de energia contratada às suas necessidades, entre outros. O setor da energia (a produção e o consumo) é um dos grandes responsáveis pela emissão de Gases de Efeito de Estufa (GEE) com um grande impacto no ambiente e nas alterações climáticas.
Em suma, é importante reconhecer que a importância do nosso papel enquanto consumidores é saber que com pequenos gestos se pode melhorar a nossa eficiência no consumo energético, ao desligar uma luz ou fazer uma melhor escolha na compra de equipamentos mais eficientes como referido acima. Desta maneira, podemos poupar na carteira, reduzindo o valor das faturas de energia e contribuir para um ambiente mais saudável.
Mafalda Faria e Ana Carreirinha, 9.º D
Na minha opinião, poupar energia é muito importante.
Na minha perspetiva, há muitas pessoas que ainda não poupam, porque não conseguem ou não querem, mas também não têm noção do problema e risco que estão a causar ao nosso planeta. Devemos optar por um planeta saudável , que também é a nossa casa. Para que isso aconteça, devemos poupar a luz, escolher eletrodomésticos eficientes, não deixar carregadores ou aparelhos ligados à corrente, porque ainda há pessoas que pensam que por não estarem a usar não gasta energia, usar lâmpadas Led e dar uma chance às marcas brancas para que se poupe mais dinheiro, entre outros.
O aspeto que achei muito interessante na palestra foi quando a oradora falou sobre deixar o carregador na tomada
Devemos tentar ser amigos do ambiente e poupar a energia para que possamos ter um planeta e uma casa saudável.
Jéssica Fabiana, 9.ºF
A poluição é muitas vezes causada pelo consumo em excesso. A sociedade, nos dias de hoje , consome sem precisar e acho que existe uma série de coisas que podemos fazer para melhorar, como por exemplo:
- Utilizar um garrafão quando vamos tomar banho para meter água enquanto não sai água quente e usar essa mesma água para regar plantas;
- Descartar lixo apenas nos caixotes do lixo, nunca colocar no chão, nos parques ou nas praias;
- Evitar o consumo de plásticos e produtos descartáveis;
- Separar o lixo orgânico do reciclável;
- Diminuir o uso de automóveis;
- Consumir apenas o necessário e evitar compras compulsivas;
- Não deitar objetos e roupas que não usa mais no lixo. Opte por fazer doações.
São tudo coisas simples que se todos fizermos vamos contribuir para um mundo melhor e para um planeta menos poluído, lembrando que o planeta é de todos e devemos ajudá-lo para que as próximas gerações tenham uma boa qualidade de vida.
Atitudes simples podem ser responsáveis por diminuir a poluição, atualmente a poluição é um dos maiores problemas que tem de ser resolvido com urgência.
O mais simples e pequeno gesto exige o consumo de energia. Seja ligar a televisão, aquecer a comida no micro-ondas, acender um candeeiro, ligar a máquina da roupa, abrir o frigorífico, carregar a bateria do telemóvel, apanhar o elevador. São botões, interruptores, on/off e são milhares de gestos diários que nos fazem gastar energia. Mas poupar energia tem muitas vantagens. Poupa dinheiro e, claro, o planeta.
Afinal, produzir energia requer sempre a utilização de recursos naturais, como o petróleo, o carvão ou o gás. A utilização destes combustíveis fósseis apresenta dois problemas: os impactos ambientais, provocados pelo aumento da produção de CO2 e de outras fontes de poluição, e a dependência face aos mercados internacionais, uma vez que não existem estes recursos energéticos fósseis em Portugal.
Podemos fazer alguns como por exemplo:
● Evite ter luzes ou equipamentos ligados.
● Utilize os sistemas de climatização com moderação.
● Verifique a classe energética dos equipamentos, antes de os comprar
● Opte por lâmpadas LED.
● Evite abrir a porta do frigorífico desnecessariamente.
● Utilize as máquinas de lavar roupa e loiça com a carga máxima, sempre que possível.
● Poupe na água quente
Para finalizar, esta palestra foi importante porque dá-nos uma ideia de coisas para fazer para economizar o dinheiro e o planeta. E podemos dizer que temos diversas maneiras de economizar energia como referidas anteriormente.
Diogo Carvalho, 9.ºF
Há algum tempo atrás assistimos a uma palestra da DECO JOVEM, que nos interessou imenso. Foi uma palestra que abordava o tema da sustentabilidade e foi bastante divertida. Gostamos bastante da palestra já que foi uma palestra bastante interativa, não só pela professora que a apresentou, que era bastante comunicativa, mas também por apresentar Jogos didáticos.
De todos os temas abordados, o que mais nos chamou a atenção foi o facto de que milhares de litros de água potável serem gastos para produzir produtos que nós consumimos e usamos no nosso dia a dia, um tema um pouco chocante.
Algo que achamos que pode melhorar a apresentação seria colocar mais vídeos durante a apresentação. Acreditamos que este tipo de palestras devem ser realizadas com mais frequência para informar os alunos de todos os riscos, medidas a ser tomadas e curiosidades interessantes do nosso planeta Terra.
Bruno Soares e Rafael Soares , 9.ºF
Neste texto pretendo expor a minha opinião sobre a palestra.
Em primeiro lugar eu gostei bastante da palestra, tirando alguns pontos negativos. Os pontos mais fortes para mim foi mesmo a maneira como a senhora explicava de forma expressiva…
Em segundo lugar o que achei mais interessante foi mesmo em aprender muitas coisas novas.
Todavia eu acho que a palestra poderia ser realizada presencialmente, uma vez que, a net pode não estar a funcionar e como todos sabem aprendemos mais presencialmente do que virtual.
Finalmente, como já referi em cima gostei muito da palestra.
Inês Mouro, 9.ºF
Durante a palestra, aprendemos a poupar energia, como funciona a escala de energias nos nossos equipamentos domésticos e, sempre que não os utilizamos, devemos mantê-los desligados, pois sem uso e mesmo sem estarem ligados, ao estarem em contacto com a corrente elétrica os equipamentos continuam a gastar energia e também a aumentar a conta da luz. Alguns eletrodomésticos já estão preparados para estarem ligados permanentemente, o seu consumo é mínimo, como por exemplo, o frigorífico.
Também falamos sobre a reciclagem e a separação correta dos resíduos em cada contentor correto.
Pedro Seara Costa, 9.ºF
Eu gostei muito da palestra. Deu para entender bem e para aprender coisas que farão falta.
Uma das partes negativas foi ter sido por vídeo chamada e não presencial, mas tirando isso eu gostei bastante e achei que a pessoa que deu a palestra explicava muito bem e fazia com que fosse interessante e divertida. Aprendi maneiras novas para poupar água e quanta gastavam a fazer certos produtos.
Finalizando, achei que a palestra foi educativa e interessante.
Ana Clara, 9.ºF
O Dia Mundial da Energia comemora-se a 29 de maio. A DECOJovem, durante este mês, realiza sessões informativas – Consumer.TALKS - nas escolas sobre a importância para a poupança de energia.
No âmbito do Programa Eco-Escola , Físico-Química e Erasmus + Do best with waste, os alunos do 9.º ano do Agrupamento de Escolas António Correia de Oliveira assistiram à palestra online " Poupa energia e dá mais ao Planeta", dinamizada pela DECOJovem, tendo como objetivo informar e sensibilizar os jovens para um consumo de energia mais sustentável e de que forma os nossos hábitos diários podem mudar e afetar positivamente o nosso planeta terra.
Dia Eco-Escola e Dia A minha escol(h)a
Na Escola Básica António Correia de Oliveira, comemorou-se o Dia Eco-Escola e o Dia a minha escol(h)a, a 29 de abril.
Ao longo do dia , os alunos do 6.° e 4° anos " viajaram" por diversas estações de aprendizagem , acompanhados por alunos do 9.° ano, recebendo um carimbo comprovativo da sua passagem por cada atividade. O programa foi muito variado e motivador , destacando-se apenas aquelas atividades que abordaram temáticas relacionadas com a sustentabilidade.
Os alunos visitaram " O Cantinho Eco-Escola" , onde assistiram a um pequeno vídeo com as atividades realizadas ao longo do ano e jogaram um Quiz ambiental online, no Socrative, que contou com o seu entusiasmo .
Ao longo do dia , esteve aberta ao público uma feira de produtos locais solidária para ajudar o Serginho, que nos brindou com a sua visita.
Durante o intervalo, os alunos da professora Filomena Oliveira apresentaram o hino Eco- Escola à comunidade educativa , no recinto escolar junto à entrada da escola, tendo sido um momento emocionante.
No auditório, os grupos de alunos tiveram a oportunidade de aprender o hino orientados pela sua autora, a professora de Educação Musical, Filomena Oliveira, uma excelente colaboradora do Eco-Escola.
A área disciplinar de inglês também se associou ao Dia Eco-Escola, tendo dinamizado atividades relacionadas com a temática ambiental, na sala " English in the world" .
No âmbito da mobilidade sustentável, foi organizada a exposição intitulada " Bicicletas incrivelmente transformadas" , pelo professor de Educação Física, Lemos Ferreira .
No Atelier de Esculturas , dinamizada pelas áreas disciplinares de Educação Visual e Tecnológica , os alunos criaram arte a partir do arame, dando uma nova vida a este material.
No laboratório de Ciências, no laboratório de Físico- Química e na Academia das Ciências pelo Oceano, os alunos trabalharam temas relacionados com a biodiversidade, a água , os oceanos, a energia, entre outros.
Uma palavra de agradecimento ao Município de Esposende que ofereceu garrafas de água reutilizáveis aos alunos do 4.° ano, no âmbito do Projeto " Enche aqui o teu cantil". No início da tarde, a escola contou com a visita de várias individualidades do município, nomeadamente da Vereadora da Educação e do Ambiente, Dra. Alexandra Roeger, e do Administrador de Esposende Ambiente , Dr. Paulo Marques, que acompanharam algumas das atividades.
Eco-School Day
On 29th April there was a local products fair at António Correia de Oliveira School. This fair was organized by the Eco-School Program and sponsored by the students Assembly, Esposende Agricultural Cooperative, but it also had the collaboration of the school community who brought several products to be sold.
This fair was organized with the objective of helping a boy named Sérgio, that was brutally run over on 6th June 2019, when he was 11. After that accident he was in a coma with little chance of surviving.
The activity was a success and even Serginho showed up creating an emotional moment.
The Eco-School Project thanks for the collaboration of the community.
Inês Silva, Sofia Castro, Beatriz Costa, Rodrigo Carvalho, Rúben Teixeira 6ºG.
Palestra " Alterações climáticas: uma verdade inconveniente " e visita física à Estação Meteorológica de Esposende
No âmbito do Programa Eco-Escola e em articulação com Cidadania e Desenvolvimento e Erasmus+ Do best with waste, os alunos do 9.°ano da Escola Básica António Correia de Oliveira assistiram à palestra " Alterações climáticas: uma verdade inconveniente" , no dia 21 de abril. Como complemento, realizaram uma visita física à Estação Meteorológica de Esposende , no dia 28 de abril.
Estas atividades foram promovidas pelo Centro de Educação Ambiental de Esposende em colaboração com a Proteção Civil, tendo sido abordados conteúdos relacionados com o clima e as funcionalidades da plataforma que regista os dados da Estação Meteorológica localizada em Esposende.
Mais um momento de aprendizagem na educação ambiental.
Eco-Escola, Erasmus + Do best with waste
Campanha de limpeza da zona ribeirinha
Que gratificante foi passar a manhã com os alunos do 5. ° A e B a limpar a zona ribeirinha de Esposende, junto ao Suave Mar, no âmbito da campanha organizada pelo Centro de Educação Ambiental!
Saímos da Escola Básica António Correia de Oliveira por volta das 9h50 em direção a norte, onde nos aguardava a Eng. Anabela Almeida, que explicou os objetivos da iniciativa. De seguida , os alunos usufruíram de um lanche oferecido pelo município e receberam t- shirts com o slogan: " EREDES: a promover uma pesca sustentável ".
Munidos de luvas e sacos , os nossos alunos deram o exemplo de uma cidadania responsável e preocupada com o ambiente, recolhendo com entusiasmo um número assinalável de sacos com resíduos encontrados ao longo da zona ribeirinha, sendo o plástico o resíduo dominante.
Muitas foram as pessoas que interromperam o seu passeio na belíssima marginal de Esposende para os observar e dar os parabéns.
Na parte final da manhã, os alunos descansaram e realizaram alguns jogos, no relvado em frente ao Hotel Suave Mar.
Foi uma delicia sentir a alegria destas crianças a brincarem ao ar livre , vítimas da pandemia e tanto tempo confinadas nas salas de aula!
Mais uma atividade concretizada com sucesso.
Dia da Mobilidade sustentável
Eco- Escola , Erasmus+, Assembleia de Estudantes, Associação de Pais e Encarregados de Educação da EBACO
A comunidade educativa da Escola Básica António Correia de Oliveira aderiu com entusiasmo ao desafio lançado da Mobilidade Sustentável.
Muitos foram aqueles que alteraram a sua forma de mobilidade habitual , preferindo vir a pé, de bicicleta, de skate, de trotinete ou de transporte público.
Um agradecimento muito especial para todos aqueles que tornaram possível a realização desta iniciativa, nomeadamente ao Município de Esposende, que cedeu as grades para o parque de estacionamento das bicicletas e ao professor Lemos Ferreira.
O Planeta agradece!
Visita ao Pavilhão da Água
No âmbito do DAC “Água: fonte de vida”, os alunos do 6.ºF visitaram o Pavilhão da Água, no dia Mundial da Água, 22 de março, em conjunto com o 6.ºA e acompanhados pelos professores Elsa Sá, Lucinda Abreu e Paulo Lima.
Foi o culminar de um projeto interdisciplinar iniciado em janeiro, entre várias áreas disciplinares, nomeadamente Português, Oferta Complementar, Cidadania e Desenvolvimento, Educação Visual e Inglês, tendo alguns dos trabalhos produzidos sido expostos no pavilhão central.
No Dia Mundial da Água, durante a manhã, os alunos organizaram uma campanha de sensibilização para o uso sustentável da água, usando camisolas pintadas com frases a apelar à poupança da água. Como um ato simbólico, ofereceram um marcador de livros a um aluno de cada turma e distribuíram as garrafas reutilizáveis disponibilizadas pelo Município de Esposende aos alunos do 5.º ano.
No início da tarde, deslocaram-se à cidade do Porto para visitar o Pavilhão da Água, que foi um dos pavilhões temáticos na Expo 98, em Lisboa. Com o fim desta, foi desmontado e reinstalado na cidade do Porto. Atualmente é gerido pela Águas do Porto. Trata-se de um espaço interativo para a divulgação científica e tecnológica na temática dos recursos hídricos, no qual os alunos tiveram a oportunidade de participar em várias experiências que demonstram a importância da água para a vida.
Foi um momento de aprendizagem muito enriquecedor e do agrado dos alunos.
Visita ao Pavilhão da Água
No dia 22 de março, Dia Mundial da Água, os alunos do 6.ºA e F visitaram o Pavilhão da Água, no Porto. O Pavilhão da Água é um espaço interativo sobre a ciência e a tecnologia deste recurso tão importante, a água.
A visita começou pelas 14h00 e os alunos disfrutaram de várias experiências educativas sobre a importância da água. Os alunos podiam controlar a água, criar ondas, tirar fotografias num cenário e muito mais.
Por fim, também tiveram a oportunidade de visitar a loja do Pavilhão e vários alunos compraram uma lembrança!
Esta visita foi divertida e fundamental para o aprofundamento dos conhecimentos sobre a água.
Mafalda Cepa , 6.ºF
Palestra " Planeta Água"
Na passada segunda-feira, dia 21 de março de 2022, vários alunos da Escola António Correia de Oliveira tiveram o privilégio de assistir a uma palestra, cujo tema principal foi a água, realizada pela engenheira Sandra, colaboradora da Esposende Ambiente, especializada na área.
Inicialmente, deu a conhecer aos alunos em que consiste o ciclo da água bem como as suas etapas, referiu ainda a relevância desta para com o meio e para com a sobrevivência dos seres vivos. No decorrer da apresentação, explicou também o percurso que este bem tão precioso percorre até atingir a Estação de Tratamento de Águas, mais conhecida pela sigla ETA. A engenheira referiu o quão essencial é a etapa de desinfeção para que o consumo e utilização deste recurso seja devidamente seguro.
Outro conteúdo retratado ao longo da palestra foi a Estação de Tratamento de Águas Residuais, também denominada por ETAR. Segundo a explicação da formadora, esta infraestrutura possui uma considerável função para que a água disponível para a sociedade seja reutilizada e ao mesmo tempo própria para consumo. Os jovens foram alertados para que tivessem em atenção algumas medidas que ao serem executadas facilitam o tratamento das águas residuais, tal como não depositar o óleo vegetal nos lavatórios e outros meios que possam transportar a substância até aos esgotos, tendo em conta que esta dificulta bastante na recuperação da potabilidade da água.
Um tópico explorado em abundância foi a escassez e a implausível distribuição deste recurso hídrico. A especializada na área referiu que é recorrente em alguns países do mundo, a maior parte localizados em África, uma figura feminina se ocupar da obtenção da água diariamente, visto que este bem essencial pode encontrar-se a longas distâncias.
Os estudantes tiveram ainda a oportunidade de visualizar alguns vídeos relacionados com as temáticas abordadas.
Tratou-se de um admirável momento educativo, durante o qual os alunos tiveram a vantagem de expandir os seus conhecimentos e aprendizagens. Para além disso, puderam esclarecer as dúvidas que iam surgindo com o auxílio da colaboradora da Esposende Ambiente e com a professora presente.
Mafalda Eiras , Verónica Justo, do 8.ºA
No dia 22 de Março, a Engenheira Anabela Almeida apresentou uma palestra, com o intuito de alertar para a importância da água, aos alunos do 3º Ciclo da nossa escola.
Esta atividade está integrada nas comemorações do Dia Mundial da Água, por isso é que aconteceu no dia 22 de março, dia em que se assinala o Dia Mundial da Água. Também, no âmbito desta efeméride criada pelas Nações Unidas para promover a reflexão sobre a importância da água, foram realizadas, ao longo desta semana, diversas atividades, que tiveram como foco o tema da água e a gestão sustentável dos recursos hídricos, de modo a incentivar a consciencialização para a utilização eficiente deste recurso escasso e essencial à vida.
O Município e Esposende Ambiente procederam, por exemplo, à oferta de garrafas de água reutilizáveis e folhetos informativos aos alunos do 5º ano, dando continuidade à campanha de promoção do consumo de água da torneira iniciada no ano passado.
A palestra teve a apresentação de vários temas relacionados com a água, como o Ciclo da água, os 5 R 's do combate ao desperdício de água e o funcionamento das ETA' s e as ETAR 's. Além disso, esta preleção apelou, constantemente, ao uso sustentável da água, um tema muito presente na atualidade, onde a água está a tornar-se um recurso escasso. Esta atividade insere-se perfeitamente no programa de Ciências Naturais do 8º ano, porquanto este insere os vários ciclos de matéria e a sustentabilidade.
A palestra foi dinamizada pelas professoras Fátima Gomes e Manuela Tavares, coordenadoras do projeto Eco-Escola. Esta postura do Município, da Esposende Ambiente e da Eco-Escola insere-se no cumprimento das metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU.
Henrique Capitão, 8.ºF
Dia Mundial da Água: Uma Visita Especial
Na tarde, do passado dia 22 de março, na comemoração do Dia Mundial da Água, os alunos da turma 5.ºH, da Escola Básica António Correia de Oliveira, receberam a visita de ilustres representantes da Câmara de Esposende, que promoveram o consumo de água da torneira, no âmbito do Projeto “Enche Aqui o Teu Cantil”.
Em 1992, foi sugerida, na Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, a criação de uma data para lembrar a importância da água e a necessidade de preservação dos recursos hídricos. A data escolhida para comemorar o Dia Mundial da Água foi 22 de março, e passou a ser comemorada a partir de 1993.
Apesar do nosso planeta possuir uma grande quantidade de água, nem toda pode ser consumida pelos humanos, apenas uma pequena quantidade de água doce está disponível. A água é essencial para que haja vida no nosso planeta. Sendo assim, é fundamental que sejamos capazes de preservar este recurso e garantir que todos tenhamos acesso a ele.
A Vereadora da Educação e do Ambiente, Dr.ª Alexandra Roeger, o Presidente de Esposende Ambiente, Dr. Paulo Marques, e a Responsável pelos Serviços Municipalizados da Água, Dr.ª Zélia Fernandes, foram presenteados com a recitação do poema “Água doce, Doce água”, de Evelyn Heine, pelas alunas Margarida Miranda e Nicole Monteiro, e com a oferta de uma régua personalizada com um autocolante a apelar à poupança de água.
Os convidados deram a conhecer o Projeto “Enche Aqui o Teu Cantil- água da torneira 100% segura”, que pretende promover o consumo de água da torneira, pois em Esposende é de excelente qualidade, em detrimento da água engarrafada, uma vez que esta, tem implicações na produção de resíduos de plástico, que , muitas vezes, não são encaminhados para reciclagem e acarretam prejuízos enormes para o meio ambiente.
Para incentivar a adesão dos alunos e a mudança de comportamento, foram distribuídas garrafas de água reutilizáveis (“Cantil”) a todos os alunos do 5.º ano, pois…
… do empenho de todos depende o futuro do planeta!
Margarida Miranda, 5.º H
Dia Mundial da Água- 22 de março
Hoje, comemorou-se o Dia Mundial da Água, na Escola Básica António Correia de Oliveira.
Para além da exposição dos trabalhos do 6.° F, no âmbito do DAC :" Água- fonte de vida " , os alunos da turma e alunos voluntários do Eco-Escola fizeram uma campanha de sensibilização de sala em sala, oferecendo a um aluno de cada turma um marcador de livros com uma mensagem alusiva à data. Os alunos do 5.° ano ainda tiveram direito a uma garrafa reutilizável oferecida pelo Município de Esposende.
Às 14h05, a Vereadora da Educação e do Ambiente, Dra. Alexandra Roeger, o Dr. Paulo Marques, presidente de Esposende Ambiente , e a responsável pelos serviços municipalizados da água , Dra. Zélia Fernandes, fizeram uma sessão de sensibilização junto dos alunos do 5.° H, no âmbito do Projeto " Enche aqui o teu cantil".
A aluna Margarida Miranda e a aluna Nicole Monteiro recitaram um poema sobre a água " Água doce , doce água ", da autora Evelyn Heine, e o aluno Santiago Cruz ofereceu aos convidados, em nome dos colegas da turma, uma régua personalizada com um autocolante a apelar à poupança da água.
Ainda no âmbito das comemorações do Dia Mundial da Água, os alunos do 6.° A e F foram visitar o Pavilhão da Água e , ao longo da semana, estão a decorrer as palestras " Planeta Água " , tendo como público-alvo os alunos do 8.° ano.
Dia Mundial da Árvore- 21 de março
Na Escola Básica António Correia de Oliveira , comemorou-se o Dia Mundial da Árvore com a oferta simbólica de uma árvore/ planta a um aluno de cada turma do 2.º e 3.º ciclos. Esta iniciativa só foi possível com a colaboração da professora Lucinda Abreu , que disponibilizou as plantas.
Em simultâneo , decorreu uma exposição sobre a árvore com trabalhos dos alunos do 5.º A e 8.ºB. Ao longo do dia , os alunos aderiram com entusiasmo ao Quiz no Socrative , cujo objetivo era associar as capas de alguns livros, com a palavra árvore no título, à respetiva sinopse, acedendo à sala virtual através do QR Code criado para o efeito.
Dia Mundial da Vida Selvagem- 3 de março de 2022
O Dia Mundial da vida Selvagem, criado em 2013 pela ONU, tem como objetivo celebrar a fauna e a flora do planeta, assim como alertar para os perigos do tráfico de espécies selvagens animais.
No dia 3 de março de 2022, comemorou-se esta data, na Escola Básica António Correia de Oliveira, no âmbito do programa Eco-Escola e Erasmus+ Do Best with waste.
O átrio do pavilhão central foi decorado com um painel representativo da vida selvagem, da autoria do professor Rui Santos e que contou com a colaboração de alunos voluntários, nomeadamente elementos da Assembleia de Estudantes. A decoração da secretária do átrio foi da responsabilidade da assistente operacional João Patrícia, que recriou a floresta atual vítima da ação do homem.
Durante o dia, decorreu a eleição do animal selvagem preferido, contando com elevada adesão dos alunos, aguardando-se os resultados dessa votação. No decorrer dos intervalos, foi projetada uma reportagem sobre a vida selvagem, tendo como fundo sons de animais da selva africana, relembrando o contributo das plantas e dos animais selvagens para o desenvolvimento sustentável e para o bem-estar em geral da humanidade, além dos perigos diários que a vida selvagem sofre. Ao longo do dia, os alunos tiveram oportunidade de desenhar o seu animal preferido em papel de cenário, seguindo o seu impulso artístico. Em simultâneo, decorreu uma pequena exposição de livros da temática, no espaço da biblioteca.
O balanço da atividade é bastante positivo, tendo contando com a participação entusiasta dos alunos.
No dia 24 de Fevereiro, na aula de Educação Tecnológica, os alunos do 8.ºC participaram num workshop sobre eletricidade, orientado pelo eletricista credenciado, Nelson Marques, dono da empresa Darluz.
Os alunos aprenderam todos os cuidados a ter com a eletricidade para evitar acidentes graves e como manusear os cabos de eletricidade.
Considero que esta aula foi muito importante para o nosso conhecimento geral e interessante para saberemos como lidar com a eletricidade com segurança.
Afonso Lima, 8.ºC
Palestra sobre a separação de resíduos
Eco-Escola e Erasmus+ Do best with waste
Hoje, dia 21 de fevereiro, os alunos do 5.° A e E assistiram a uma palestra sobre a separação de resíduos, dinamizada pela engenheira Joana Cunha da RESULIMA, no auditório da Escola Básica António Correia de Oliveira.
As sessões são direcionadas para todos os alunos do 5.° e 7.° anos , no decorrer das aulas de Cidadania e Desenvolvimento e , no caso do 7.°B, na aula de Físico- Química.
Pretende-se sensibilizar os alunos para a importância da separação dos resíduos e da reciclagem como forma de reduzirmos o consumo de recursos naturais e termos um Planeta mais sustentável.
Campanha de sensibilização para poupar energia
Eco-Escola e Erasmus+ Do best with waste
Não faltou entusiasmo aos alunos do 6.° G para apelar à poupança de energia. Fizeram campanha durante o intervalo e à hora do almoço, junto ao portão, com os seus cartazes coloridos e cantando " Energia vamos poupar para o planeta salvar!", acompanhados pelo som de alguns instrumentos musicais , tais como pandeiretas e maracas.
Outros alunos abordaram colegas , professores e assistentes operacionais, dando conselhos úteis para pouparem energia.
Ninguém ficou indiferente!
TEATRO DE MARIONETAS – “VIAGEM AO FUNDO DO MAR”
No dia 31 de janeiro, no Centro de Educação Ambiental de Esposende, assistimos a uma peça de teatro de marionetas: “Viagem ao fundo do mar”.
A história fala-nos de um menino que vivia numa praia com um mar brilhante. Um dia um menino e uma menina procuravam o menino do mar, mas não o encontravam. Apareceu um polvo a pedir socorro pois os animais estavam a morrer porque o mar estava a ficar muito poluído e sujo.
Esta atividade foi muito importante porque nos sensibilizou e chamou a atenção para o problema da poluição dos oceanos e do lixo marinho. Infelizmente existe muito lixo como plástico e redes que ameaçam a vida dos animais.
Este teatro fala ainda de aspetos culturais como a vida dos pescadores, dos sargaceiros de Apúlia que apanham sargaço para fertilizar os campos.
Gostei muito de assistir a este teatro pois nos deu muitos ensinamentos.
Diana Esteves – 6º B
Teatro de marionetas: viagem ao fundo do mar
No dia 31 de janeiro de 2022, eu a minha turma, o 6.ºA, fomos ver um teatro de marionetas intitulado “Viagem ao fundo do mar”, no Centro de Educação ambiental de Esposende.
Este teatro estava relacionado com os oceanos e a biodiversidade, focando os impactos do lixo marinho e as atividades agro-marítimas do concelho de Esposende.
Esta peça era constituída por várias marionetas engraçadas, elaboradas com tecidos reciclados, que nos alertaram para os impactos da poluição e para a necessidade de se preservar o mar, que tanto contribui para a economia do concelho.
Incluíram na representação os sargaceiros de Apúlia, que fazem a recolha do sargaço, complemento natural para fertilizar os seus terrenos agrícolas.
Esta peça transmitiu-nos a ideia de que não se deve poluir os oceanos, pois estamos a prejudicar a natureza, os animais, … o Planeta!
Frederica Rosas, 6.ºA
Papel por alimento
Com estes voluntários tudo é mais fácil!
Foi com muita alegria que participaram na atividade "Papel por alimento" , ajudando a transportar o papel e o cartão para a carrinha do município, que , de seguida, entregou o material no Banco Alimentar de Viana. Aguarda-se a informação da quantidade doada, que servirá para alimentar aqueles que mais precisam.
Desta forma, incentiva-se a separação seletiva de papel associada à solidariedade.
Campanha " Recolha com estilo"- 24 de janeiro
Hoje , foi feito o primeiro transporte de vestuário , calçado e brinquedos pela Sarah Trading , no âmbito da campanha " Recolha com estilo" , uma parceria entre o Eco-Escola , a Assembleia de Estudantes e Erasmus+ Do best with waste.
Agora , vai ser efetuada a triagem entre os artigos que serão encaminhados para a reciclagem e aqueles que terão como destino a Loja Social de Esposende.
O Agrupamento de Escolas António Correia de Oliveira vai dar continuidade a esta campanha , que alia a sustentabilidade à solidariedade,agradecendo a colaboração da comunidade educativa.
O 5.ºC também quis reciclar papel!
Na tarde do dia 17 de janeiro, os alunos da turma 5.º C deslocaram-se ao Centro Ambiental de Esposende, em transporte cedido pelo município, para participarem na oficina “Vamos Reciclar Papel”. Essa atividade desenvolveu-se no âmbito do programa Eco-Escola em parceria Erasmus+. A turma foi acompanhada pela diretora de turma, Susana Martins, e pela professora Fátima Gomes.
Os alunos foram muito participativos e mostraram-se muito agradados com a atividade, principalmente quando foi a vez de cada um reciclar papel, tendo sido uma tarde feliz, de convívio e aprendizagem.
Visita às árvores notáveis do concelho
No dia 17 de janeiro de 2022 , os alunos do 5.ºH realizaram uma visita às árvores notáveis do concelho de Esposende, por volta das 14h05 , no âmbito do programa Eco-Escola e da disciplina de Oferta Complementar.
Esta visita de estudo estava prevista para o 1.º período como conclusão de um conjunto de atividades desenvolvidas sobre o tema da floresta, tendo sido adiada, devido ao confinamento da turma. No decorrer do 1.º período , os alunos fizeram pesquisas sobre os mamíferos e plantas autóctones do território nacional , tendo participado no Desafio 7 Dia da Floresta Autóctone , e plantaram um pinheiro - bravo , no Dia da Floresta Autóctone.
Foi um dia diferente e bem passado , no qual os alunos tiveram oportunidade de conhecer algumas das árvores do concelho que se notabilizaram pela sua dimensão elevada , formato atípico,longevidade , raridade da espécie ou interesse histórico. O engenheiro florestal Carlos do Carmo orientou esta visita , transmitindo informações adequadas ao nível etário dos alunos , sempre com a preocupação de os sensibilizar para a importância da floresta autóctone.
Atividade " Planta comigo" e Oficina " Vamos reciclar papel"
Hoje, dia 14 de janeiro, os alunos da turma 5.º B plantaram, na parte da manhã, durante a aula de Educação Visual, 3 arbustos, no âmbito da atividade “Planta comigo”, do projeto Eco-Escola e Erasmus+ Do best with waste. Até demos nomes às árvores: Humberto, Óscar e Irineu. Toda a turma achou esta atividade excelente, contando com a colaboração da professora Celina Amorim e das professoras coordenadoras do Eco-Escola, Fátima Gomes e Manuela Tavares.
Na tarde deste mesmo dia, os alunos da turma fizeram uma visita ao Centro Ambiental de Marinhas - Esposende para participar na Oficina “Vamos reciclar papel”. Essa atividade consistia em reciclar papel usado, como jornais e revistas desatualizadas. A turma foi acompanhada pelas professoras Celina Amorim e Fátima Gomes.
No final da atividade, foi realizada a sua avaliação e todos os alunos e as professoras, das menções apresentadas, atribuíram a classificação máxima - Muito Bom.
Bernardo, Luz e Rodrigo da turma 5.º B.
.
Atividade " Planta comigo"
Missão cumprida!
Ontem , dia 13 de janeiro , os alunos do 6.ºC ajudaram a espalhar o composto oferecido pelo Centro de Educação Ambiental de Esposende , na tira de terra que separa os dois campos de jogos. Devido ao seu empenho e entusiasmo , tiveram a oportunidade de plantar os quatro primeiros arbustos da espécie metrosíderos.
Durante o dia de hoje , 14 de janeiro, os alunos do 5.ºB , C, D , E , F e G concluiram a plantação da sebe , no decorrer das aulas de Educação Física e Educação Visual.
A equipa coordenadora do Eco-Escola agradece , mais uma vez , a colaboração do Sr. Laranjeira e do Sr. Eduardo Campos, que têm sido incansáveis. A próxima tarefa é proteger as plantas com uma rede verde para evitar que os alunos passem pelo meio e que as bolas as danifiquem .
A nossa escola está mais verde e amiga do ambiente!
Oficina " Vamos reciclar papel"
No dia 12 de janeiro , os alunos do 5.ºA participaram na Oficina " Vamos reciclar papel" , no Centro de Educação Ambiental de Esposende, no âmbito do Eco-Escola e do DAC " As árvores da minha escola".
Numa fase inicial, visualizaram um pequeno filme sobre a forma como se processa a produção do papel numa das maiores empresas a nível internacional, tendo sido sensibilizados para a importância de se preservarem as florestas , elemento essencial no equilíbrio da vida na Terra, e para a necessidade de se fazer a separação seletiva dos resíduos , nomeadamente o papel e o cartão.
Após uma explicação prévia , foi com entusiasmo que tiveram a oportunidade de reciclar papel a partir de folhas de jornal. Mais tarde , receberão a folha de papel reciclada , que será disponibilizada logo que se conclua o processo de secagem.
Foi uma experiência muito positiva , que os levou a questionar muitos dos hábitos que conduzem ao consumo elevado de recursos naturais e que cada um de nós pode minimizar através de pequenos gestos e atitudes , nomeadamente através de um consumo mais sustentável.
Replantação de 300 árvores autóctones
Associa-te a este movimento e contribui para a reflorestação da tua região!
Data: 5 de fevereiro
Hora: 9h30
Local: Clube Náutico de Fão
Campanha solidária " Recolha com estilo"
Eco-Escola , Assembleia de Estudantes e Erasmus+ Do best with waste
A interrupção letiva do Natal é a altura ideal para fazermos arrumações e sermos solidários, promovendo , desta forma , a solidariedade e a economia circular.
A campanha solidária " Recolha com estilo" , que resulta de uma parceria entre a Assembleia de Estudantes , Erasmus+ Do best with waste e o programa Eco- Escola, da EB António Correia de Oliveira, consiste na doação de vestuário, calçado e brinquedos para oferecer a uma instituição social, tendo sido escolhida a Loja Social de Esposende.
Esta campanha inicia-se no mês de janeiro , sendo o momento ideal para darmos uma nova vida a vestuário, calçado e brinquedos, que já não usamos , e , desta forma , aconchegar o coração de quem recebe.Vamos aproveitar o prolongamento da interrupção letiva do Natal para arrumar os armários e doar com amor .
O local de entrega é na Escola Básica António Correia de Oliveira, na portaria ou no pavilhão central.
Entrevista a Xico Gaivota
No dia 16 de dezembro, alguns elementos do Clube de Jornalismo entrevistaram o lisboeta “Xico Gaivota” (Ricardo Ramos), um ambientalista que, do lixo que retira dos mares, faz arte.
Acede ao link para leres a notícia na íntegra.
Concurso Ecovalor da RESULIMA
No dia 23 de dezembro , a Escola António Correia de Oliveira encaminhou 21 sacos de 100 litros com embalagens para a RESULIMA , no âmbito do Concurso Ecovalor.
Use e Reuse de vestuário para fazer sacos de compras
Erasmus+ Do best with waste / Eco-escola
Os alunos do 7.º e 8.º anos produziram sacos de compras , recorrendo à reutilização de vestuário, no âmbito da disciplina de Educação Tecnológica, do Eco-Escola e Erasmus+ " Do best with waste".
Projeto Green Cork- recolha seletiva de rolhas
Eco-Escola, Erasmus+ e Assembleia de estudantes
Nesta quarta-feira, 15 de dezembro, as coordenadoras do Eco-Escola da EB António Correia de Oliveira, Manuela Tavares e Fátima Gomes, e alguns voluntários do 6.º G realizaram primeira contagem das rolhas de cortiça, no âmbito do Projeto Green Cork.
No total, foram contabilizados 19 garrafões, contendo cerca de 3610 rolhas, que equivalem a 36 árvores, que irão ser plantadas, contribuindo, desta forma, para o reflorestamento do território nacional.
Mais tarde, as rolhas serão entreques no estabelecimento comercial Continente.
O projeto resulta de uma parceria entre a Quercus, a empresa Amorim, o Continente, o Dolce Vita, escolas e outras entidades. Os objetivos principais são recolher rolhas e financiar a plantação de árvores autóctones através do projeto “Floresta Comum”.
A atividade foi muito divertida e educativa. Descobrimos mais sobre o projeto Green Cork. Gostamos muito de participar!
Vamos dar continuidade a esta campanha no 2.º e 3.º períodos.
Texto elaborado pelos alunos do 6.ºG
Campanha " Papel por Alimento"
Comunidade educativa, Assembleia de Estudantes, Erasmus+ Do best with waste
Hoje , dia 15 de dezembro, no início da tarde , alguns alunos do 6.ºG colaboraram na campanha " Papel por Alimento " do Banco Alimentar , em conjunto com alunos do 5.ºB , F e da Assembleia de Estudantes. O camião de Esposende Ambiente foi bem carregado, graças ao contributo da comunidade educativa.
A EB António Correia de Oliveira participou na atividade dinamizada pelo Centro de Educação Ambiental com duas coroas ecológicas decoradas com elementos naturais, uma representando o 2.° ciclo e a outra o 3.° ciclo. A professora Lucília Cardoso e os alunos do 6.° F ficaram responsáveis pela decoração da coroa do 2.° ciclo e a Assembleia de Estudantes pela do 3.° ciclo.
As coroas de Natal ecológicas das escolas do concelho já se encontram expostas no Centro de Turismo de Esposende. Vale a pena visitar!
As escolas foram muito criativas, provando que é possível criar arte a partir da reutilização de resíduos e elementos naturais.
Natal Geométrico sustentável
Parceria entre Eco-Escola , Erasmus+ Do best with waste e Assembleia de Estudantes
Alunos e professores das disciplinas de Educação Visual e Educação Tecnológica do 2º e 3º ciclo decoraram a escola António Correia de Oliveira e a escola Básica de Apúlia!
Os trabalhos, executados nas respetivas aulas de Educação Visual e Tecnológica e EV/ Artes, envolveram explorações plásticas que integram conceitos e domínios técnicos, estéticos e científicos, desenvolvendo uma pluralidade de processos, instrumentos e linguagens visuais e tecnológicas, compondo assim a época festiva na escola.
Já podemos admirar a criatividade coletiva e artística de trabalhos natalícios. Deixamos o convite à comunidade educativa para visitarem e apreciarem estes criativos trabalhos!
Desejamos a todos um FELIZ NATAL!
Parceria #EcoEscolas, #Erasmus+ e #AssembleiaAlunos.
Exposição digital de postais de Natal
Parceria entre Eco-Escola e Erasmus+ Do best with waste
No dia 10 de dezembro, foi a vez dos alunos do 6.ºF plantarem um loureiro, no decorrer da aula de Oferta Complementar.
A delegada teve a honra de colocar a jovem planta na sua nova casa.
Todos quiseram participar na atividade com muito entusiasmo.
Como ficou bonita !
No dia 7 de dezembro, os alunos do 6.ºG plantaram um freixo, no decorrer da aula de Oferta Complementar.
Para muitos foi a primeira vez que tiveram um contacto tão próximo com a natureza!
Os alunos do 6.ºH plantaram um carvalho , no decorrer da aula de ciências.
Todos quiseram participar...
No dia 29 de novembro, os alunos do 5.ºA plantaram um sobreiro , no decorrer da aula de Oferta Complementar.
Foi o culminar de um trabalho de pesquisa efetuado na aula de Oferta Complementar .
Agora , serão os seus cuidadores.
Entretanto , uma sebe fará companhia a esta jovem árvore!
Participação do 5º A na atividade «Planta comigo»
Na semana passada, dia 29 de novembro, a turma do 5º A , na aula de Oferta Complementar, plantou um sobreiro , a que chamaram Inácio, perto do ginásio da escola.
A atividade «Planta comigo» está incluída no Programa Eco –Escolae no Erasmus+ e tem como objetivo sensibilizar a comunidade educativa para a preservação/ conservação das nossas florestas e das suas espécies.
A árvore foi adquirida com a colaboração do Projeto Erasmus+ Do best with waste e foi plantada com a ajuda do Sr. Eduardo, que abriu o buraco. Os alunos colocaram a árvore e taparam-na com terra.
A turma prometeu ir diariamente conversar com a árvore Inácio e verificar se esta está a ser bem cuidada.
Maria Beatriz Capitão e Ana Sofia Carvalho do 5.ºA
Plantação de um loureiro na escola
Na sexta-feira passada, dia 10 de dezembro de 2021, os alunos do 6°F aderiram à atividade” Planta comigo!”, no âmbito do Eco-Escola e de Erasmus +.
Na escola António Correia de Oliveira, os alunos do 6°F plantaram um loureiro (com a ajuda das professoras Manuela Tavares e Paula Oliveira), participando, assim, na atividade” Planta comigo!”.
Esta turma vai ficar encarregue de cuidar do loureiro com muito carinho para que ele possa ter uma vida feliz. Agradecemos a todas as turmas que aderiram a este projeto, contribuindo para a plantação de espaços verdes na escola!
Matilde Curvão, 6.ºF
No dia 23 de novembro, os alunos do 5.ºH e da Educação Especial plantaram um pinheiro-bravo oferecido pelo Centro de Educação Ambiental de Esposende, no âmbito do Dia da Floresta Autóctone.
Agora, vão ficar responsáveis pelo seu crescimento, ficando de cuidar dela diariamente.
Dia da Floresta Autóctone
A Biblioteca da Escola Básica António Correia decidiu associar-se às comemorações do Dia da Floresta Autóctone, que se celebra no dia 23 de novembro, e, desta forma, articular com o Programa Eco-Escola.
Os alunos participaram, com muito entusiasmo, no Desafio 7# Dia a Dia Pense Verde Todo o Ano, do Centro de Educação Ambiental de Esposende, tendo de pesquisar sobre um mamífero autóctone do território nacional e fazer a ilustração, acompanhada de algumas curiosidades. Os trabalhos foram publicados no site da entidade acima referida, com direito a um certificado de participação.
Palestra " Desperdício alimentar: menos é mais"
Eco-Escola e Erasmus+ Do best with waste
No dia 23 de novembro , os alunos do 5.º C , 5º F e G assistiram a uma palesta intitulada "Desperdício alimentar: menos é mais", da responsabilidade da eng. Anabela Almeida e do eng. Leandro Cepa, no auditório da Escola Básica António Correia de Oliveira.
As restantes turmas do 5.º ano da Escola Básica António Correia de Oliveira e da Escola Básica de Apúlia também participarão nestas palestras, ainda no decorrer do 1.º período.
As sessões têm como objetivo sensibilizar os alunos para os impactos ambientais decorrentes do desperdício alimentar em ambiente escolar e doméstico, nomeadamente ao nível do desperdício dos recursos naturais.
Campanha solidária de recolha de tampinhas de plástico
No dia 12 de novembro, foi entregue uma quantidade considerável de tampinhas para ajudar o Serginho.
Eco-Escola , Assembleia de estudantes e Erasmus + Do best with waste
Sorteio dos Representantes dos alunos
No dia 27 de outubro, realizou-se o sorteio dos Representantes dos alunos para o Conselho Eco-Escolas, na Biblioteca da escola, que contou com a presença das Coordenadoras do Programa, da professora bibliotecária Alice Pimenta, da Representante da Direção, professora Laurinda Barros, e do aluno Rui Paulo Esteves, do 9.º A. Foram sorteados dois alunos por ano de escolaridade e um aluno suplente por ano, cuja lista será divulgada oportunamente.
Nas aulas de Cidadania e Desenvolvimento, os alunos tomaram conhecimento dos objetivos do Programa Eco-Escola e do respetivo Conselho, tendo-se voluntariado para integrarem este órgão. O Conselho Eco-Escola é um grupo de trabalho com representação dos alunos, professores, funcionários, pais, município e outros elementos da comunidade, que sugere, discute e avalia o plano de atividades.
Será uma oportunidade para terem um papel ativo na política ambiental da escola.
Halloween sustentável
Eco-Escola , Inglês e Erasmus+
Os alunos do 5.º A já decoraram a sua sala com símbolos de Halloween , sendo muito criativos e recorrendo à reutilização de materiais.
A recolha seletiva de pilhas e baterias usadas está a dar os seus frutos!
O primeiro pilhão com 17 kg está pronto para ser recolhido pela entidade Electrão , aguardando-se mais embalagens para acondicionar e transportar mais resíduos já armazenados.
O MELHOR RESÍDUO É O QUE NÃO É PRODUZIDO
No dia 19 de outubro, às 10:30, as turmas do 6.º E e 5.º F assistiram a uma palestra online sobre o ambiente, “O Melhor Resíduo é o que não é produzido”, dinamizada pela Decojovem e inserida no plano de ação do Programa Eco-Escola.
As pessoas que apresentaram foram: Francisco Malhado, Maria Carvalho, Cármen Lima e Susana Correia. A palestra falava sobre resíduos, hierarquia dos resíduos e a lógica do ciclo de vida.
Sobre estes assuntos, destacamos:
Hierarquia dos resíduos
Para efetivamente reduzirmos ao máximo a extração de matérias-primas e a produção de resíduos, existe uma hierarquia que devemos incorporar na nossa tomada de decisão.
Quando compramos roupa e ela deixa de servir,devemos doá-la a alguém, em vez de a deitar no lixo. Quando uma peça de roupa rasga e não tem conserto, deve-se deitar no contentor da roupa.
Devemos optar por alimentos da época e da nossa região, que têm um preço mais acessível e que não implicam o uso de transporte. Devemos dar preferência ao uso de transportes públicos, de bicicleta ou andar a pé.
Na Natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma.
Os cidadãos influenciam os padrões de consumo da sociedade.
A biocapacidade do nosso planeta não se resume à capacidade de fornecer recursos naturais. Atualmente, a humanidade utiliza o equivalente a 1,7 planetas Terra para fornecer os recursos que utilizamos e absorver os nossos resíduos. Como podemos manter-nos dentro dos limites do planeta?
Lógica de ciclo de vida
Podemos alinhar o nosso estilo de vida a um padrão de consumo mais sustentável.
Foi uma experiência inesquecível. Juntos conseguimos melhorar a vida no nosso planeta, tornando-o mais sustentável.
Leonor Gomes e Carolina Ferreira, 6.º E
Campanha de sensibilização para a separação correta de resíduos
Eco-Escola e Erasmus+ Do best with waste
Deu-se início no dia 20 de outubro, a uma campanha de sensibilização para o uso correto dos ecopontos e do caixote de lixo indiferenciado.
Alunos voluntários do 6.ºF e do 7.º C visitaram algumas turmas do 2.º e 3.º ciclos numa tentativa de as motivar para a importância da separação correta dos resíduos, transportando cartazes apelativos e mini ecopontos azuis e amarelos, feitos a partir de garrafões de água , com exemplos de resíduos adequados a cada um .
Espera-se com esta iniciativa melhorar o desempenho da escola nesta área, pois tem-se observado que muitos alunos desconhecem as regras básicas da separação do lixo e as suas vantagens, observando-se situações do uso dos ecopontos para lixo orgânico , lenços e guardanapos de papel.
As Coordenadoras do Programa Eco-Escola agradecem o empenho e entusiasmo revelado pelos alunos envolvidos, esperando que se verifique alguma mudança ao nível dos comportamentos para termos uma escola mais sustentável e amiga do ambiente.
Comemoração do Dia Nacional da Água, no dia 1 de outubro de 2021
Parceria entre Eco-Escola e Erasmus+ Do best with waste
Atividade científica na Escola António Correia de Oliveira
No dia 1/10/2021, às 11:00, os alunos das turmas 6ºA e 6ºG, da Escola António Correia de Oliveira, participaram numa experiência científica no auditório da escola, juntamente com os professores João Paulo Pereira e as Coordenadoras do Projeto Eco-Escolas (Manuela Tavares e Fátima Gomes). A atividade decorreu nas aulas de Matemática (professor João Paulo Pereira), de Educação Física (professora Rita Carneiro) e de Educação Tecnológica (professora Lucília Cardoso), no âmbito da comemoração do Dia Nacional da Água.
Os alunos tiveram a oportunidade de assistir a uma palestra online dirigida por Águas do Norte. O objetivo era informar como é tratada a água que consumimos e os esgotos que produzimos, reforçar a importância de uma economia mais circular, onde tudo pode ser aproveitado, aprendendo o que são ETA´s (Estações de Tratamento de Águas) e ETAR´s (Estações de Tratamento de Águas Residuais). Mais para o fim da palestra, tiveram a oportunidade de observar duas gotas de água não potável ao microscópio, observando paramécias, amebas, rotíferas,…
No final de brincadeiras, informações e micro-organismos, a palestra terminou, tendo sido uma atividade muito enriquecedora.
João Berg Vilarinho Ferreira, 6.°G
Entidade promotora: Deco Jovem
Turmas: 8.º A, 8.º F e 7.º C
Professores: Rui Santos, Cláudia Sá e Eduardo Cunha
Data: 22/09/2021
Hora: 10h30
Articulação entre o Programa Eco- Escola e o Projeto Erasmus "Do best with waste".
Consulta o texto da notícia no link do Clube de Jornalismo do nosso Agrupamento.
Placard Eco- Escola
Sustentabilidade e arte podem ser grandes aliadas. A professora Paula Soares, de Educação Visual, decorou o nosso placard, conferindo-lhe um ar outonal, através da utilização das folhas das árvores, um elemento da natureza.
Deves estar atento(a), pois lá serão afixados desafios, concursos e outras atividades/ informações relacionadas com o Programa Eco-Escola.
Auditoria ambiental
Nos dias 4, 6, 7, 8 e 12 de outubro, seis alunos por turma responderão a um inquérito, no âmbito da auditoria ambiental, na nossa Biblioteca, conforme calendarização , que se encontra no nosso placard.
Oportunamente , serão divulgados os resultados, que permitirão detetar os pontos menos fortes , onde é necessário intervir para termos uma escola mais sustentável.
Campanha solidária " Papel por alimento"
Eco-Escola , Assembleia de estudantes e Erasmus+ Do best with waste
O programa Eco-Escola ,a Assembleia de Estudantes e Erasmus+ Do best with waste aderiram à campanha "Papel por Alimento", dinamizada pelo Banco Alimentar, tendo como objetivos promover a sustentabilidade e a solidariedade.
Apela-se ao envolvimento de toda a comunidade educativa, podendo contribuir com jornais, revistas, livros, cadernos, papel de rascunho, fotocópias, envelopes, papéis timbrados, etc. Não se aceita papel plastificado, fotografias nem papel vegetal.
Podes depositar o papel nas caixas colocadas para o efeito no átrio do pavilhão central e no 1.º andar do bloco administrativo.