Notícias 2023-24

Climate Change Educational Video In Colorful Animated Style-1.mp4

Dia da Reciclagem- 17 de maio

Palestra online da DecoJovem " Poupa energia , dá mais ao Planeta"


Durante a última semana, os alunos do 9.º ano assistiram a uma palestra online promovida pela DECOJovem  sobre o tema "Poupar energia, dá mais ao Planeta", nas aulas de Cidadania. Os estudantes refletiram sobre a importância da conservação de energia e o seu impacto positivo no nosso ambiente.

Num mundo em que as mudanças climáticas e a exaustão dos recursos naturais são cada vez mais evidentes, é essencial que todos estejam cientes do papel que desempenham como consumidores responsáveis.

A palestra foi uma oportunidade para os alunos aprenderem sobre a importância de fazerem escolhas conscientes e adotarem hábitos mais sustentáveis.

Durante a apresentação, foram destacadas medidas práticas que podem ser implementadas no dia a dia para poupar energia nas nossas próprias casas. Desde pequenas mudanças nos hábitos de consumo até à adoção de tecnologias mais eficientes, cada gesto conta para preservarmos o nosso planeta para as futuras gerações.

Juntos podemos fazer a diferença!


O Eco-Escola associa-se às comemorações dos 50 anos do 25 de abril 


No dia 24 de abril, o Jardim da Liberdade foi inaugurado pelos alunos do 7º A. Uma palavra de agradecimento à APEBACO pela oferta da placa identificativa deste novo espaço exterior.

Concluíram-se, hoje, com as turmas A e D do 8° ano, as sessões sobre o desperdício alimentar " Desperdício alimentar : menos é mais " , destinadas aos alunos do 8° ano.

As palestras foram dinamizadas pelo Centro de Educação Ambiental de Esposende,  no decorrer das aulas de Cidadania.

Mais um momento de aprendizagem e de sensibilização para os impactos ambientais das nossas escolhas alimentares.



                   Dia da Terra- Encontro das Eco-Escolas do concelho

Os alunos das Brigadas Verdes e os Delegados do Ambiente da Escola Básica António Correia de Oliveira participaram no Encontro Eco-Escolas do concelho de Esposende,  no âmbito do Dia da Terra, que se comemora hoje,  dia 22 de abril. Neste encontro envolvidos alunos da Escolas Básica de Apúlia,  das Marinhas, de Forjães e da Escola Profissional de Esposende.

O ponto de encontro foi no miradouro do Monte de Faro, onde se iniciaram os vários desafios ambientais, tendo terminado no monte de S. Lourenço,  com o último desafio e um pequeno lanche.

Foi uma bela manhã de aprendizagem ao ar livre. 


                                                        Dia Eco-Escola

O Dia Eco-Escola comemorou-se , hoje,  em conjunto com o Dia Aberto "A minha escol( h)a."

O Cantinho Eco-Escola recebeu os alunos do 6° ano e do 4° ano , que participaram com muito entusiasmo no jogo da separação de resíduos e no da mímica, tendo como monitores os alunos do 9°ano.  Os alunos do 4° ano ainda tiveram a oportunidade de conhecer e cantar o hino do Eco-Escola. No âmbito da alimentação saudável,  oferecemos fruta e água.

Em simultâneo,  esteve aberta ao público em geral a feira solidária de produtos locais para ajudar o Eco-Escola e o Serginho. Verificou-se uma elevada adesão da comunidade, que adquiriu produtos a preços bastante apelativos.

No intervalo da manhã,  foram hasteadas as bandeiras do Eco-Escola e da Escola Azul ao som do hino Eco-Escola, sendo um momento de união na causa comum de preservar o nosso Planeta .

A Beatriz Arezes , a Beatriz Carvalho e a Eduarda Ferreira, do 6ºB , estão de parabéns! Venceram o concurso Repórter Electrão a nível nacional, na categoria do 2º ciclo.

                   Campanha de limpeza da praia

No dia 12 de abril, os alunos do 5°A, B, C e alunos das Brigadas Verdes e da Escola Azul do 6° A e B participaram, com muito entusiasmo, na campanha de limpeza da praia do Suave Mar,  organizada pelo Centro de Educação Ambiental de Esposende.

Por volta das 14h00, saíram da Escola Básica António Correia de Oliveira,  acompanhados pelas Coordenadoras do Eco-Escola, professoras Manuela Tavares e Fátima Gomes,  a Coordenadora do Projeto Mirim e da Escola Azul, professora Susana Silva, e as professoras Isabel Marques e Paula Soares, preparados para uma tarde muito quente com roupa e calçado confortáveis,  bonés , protetor solar e garrafas de água reutilizáveis. Na praia do Suave Mar, junto à escola de surf, foram recebidos pelo eng. Leandro Cepa e pela eng. Anabela Almeida, que lhes transmitiram algumas informações sobre o tipo de resíduos a recolher. Após receberem as luvas e os sacos, os vários grupos percorreram o areal e as dunas, recolhendo os resíduos produzidos pelo Homem.

Antes do regresso à escola , usufruíram do merecido lanche gentilmente oferecido pelo Centro de Educação Ambiental .

Amanhã, 13 de abril , o voluntariado ambiental será aberto à comunidade em geral.






                                  Feira solidária de produtos locais

No âmbito do Dia Eco-Escola,  que se comemora no dia 19 de abril , vai ser organizada uma feira de produtos locais solidária aberta ao público em geral , das 9h00 às 17h00, na Escola Básica António Correia de Oliveira.  As verbas obtidas serão atribuídas ao Eco-Escola e ao Serginho de forma equitativa.

Apela-se à colaboração de todos, podendo contribuir com alguns produtos, tais como: legumes;fruta; ovos;  doces caseiros; compotas; mel;livros; bijuteria; velas; vasos com plantas; peças decorativas, etc. A reutilização e a venda de produtos em 2° mão  são uma opção sustentável,  incentivando a economia circular.

Podem entregar os produtos na portaria ou na D. Laura a partir do dia 10 de abril. Os frescos e bolos só devem ser entregues no dia 18 de abril ou no dia da feira.

Contamos com a colaboração de todos e com a vossa presença!


                           Palestra sobre desperdício alimentar

No dia 9 de abril, as turmas C e E do oitavo ano assistiram a uma palestra sobre “ Desperdício Alimentar, Menos é Mais”, dinamizada pelo Centro de Educação Ambiental de Esposende, na disciplina de Cidadania e Desenvolvimento. Os alunos foram alertados para o facto do desperdício alimentar ser um problema global com impactos ambientais, sociais e económicos muito negativos. Ocorre em todas as etapas da cadeia alimentar, desde a produção agrícola até o consumo final. Aproximadamente um terço de toda a comida produzida no mundo é desperdiçada, contribuindo para a escassez de recursos naturais (como água e terra) e aumentando as emissões de gases de efeito estufa. Além disso, o desperdício alimentar representa uma perda económica significativa, fomentando a fome e a insegurança alimentar.

Esta sessão consciencializou os alunos para a necessidade de reduzirem o desperdício alimentar, através da adoção de práticas sustentáveis de consumo.


IMG_4072.mov

                               Libertação do ouriço

No Dia da Vida Selvagem,  a comunidade educativa da Escola Básica António Correia de Oliveira decidiu apadrinhar um ouriço,  que se encontrava no Centro de Recuperação da CRASM da Quercus.

O nosso " afilhado" encontrava-se no centro com o irmão desde novembro , tendo sido libertado na natureza, no fim de semana passado.

Que emoção!


                                         Projeto Mirim costeiro

No dia 22 de março, por volta das 14h00 , as turmas do 6° D e H deslocaram- se à praia do Suave Mar acompanhados pelos professores Susana Silva, Elsa Sá,  Gabriela Rodrigues e Rui Santos, para uma atividade prática relativa ao Projeto Mirim Costeiro (monitorização costeira).

Os alunos, divididos em grupos ,  observaram a direção e intensidade do vento, as ondas do mar, o céu e recolheram materiais naturais e  lixo existente no espaço destinado a cada grupo.  Ainda na praia, os alunos analisaram o PH da água recolhida no mar e procederam à contagem dos materiais recolhidos.

Finalmente, recolheram algum lixo na praia para fazerem uma escultura.

Com este projeto  pretende-se monitorizar os oceanos , formando monitores costeiros e guardiões dos oceanos através da realização de várias iniciativas.

Foi uma boa tarde aprendizagem.


                                     Dia Mundial da Água

No Dia Mundial da Água ,  os alunos da EBACO  visualizaram o filme de animação " Aquametragem " e foram desafiados a participarem em vários jogos / atividades sobre a temática da água,  tais como o jogo da mímica,  jogo da memória,  jogo do galo, pinturas faciais e " Água é...".

Os alunos aderiram com muito entusiasmo às atividades.

Uma palavra de agradecimento à Assembleia de Estudantes que contribuiu com os prémios.




                           Dia da Árvore

No dia da Árvore , os alunos do 5ºB , C e 6ºA plantaram uma macieira , uma pereira e um limoeiro, respetivamente.

Dia da Árvore e da Poesia

No dia da Árvore e da Poesia , alguns alunos do 6ºA deliciaram os professores com um momento musical e a leitura do poema " As árvores e os livros", de Jorge Braga.

Trilhos da Natureza - à descoberta da biodiversidade

Hoje, dia 11 de março, foi a vez dos alunos da turma 5.⁰ D da EBACO participarem, durante o bloco da aula de Ciências Naturais, na atividade "Trilhos: à descoberta da biodiversidade" promovida pelo Centro de Educação Ambiental de Esposende. A turma foi acompanhada pelo professor da disciplina, André Costa e pela professora Fátima Gomes. Os alunos deslocaram-se ao longo do Canal intercetor, observando e identificando animais e plantas. Encontraram, entre outros, carvalhos, medronheiros, salgueiros, pinheiros, patos reais, poupas. 

Foi uma fantástica aula de campo, em que os alunos participaram com muito entusiasmo e interesse. 

      Visita de estudo ao World of Discoveries  e ao Pavilhão da Água

O “World of Discoveries “, no Porto, destaca o significado histórico do Porto, uma cidade em Portugal conhecida pela sua rica história marítima e papel na era dos Descobrimentos.

    Durante este período, os exploradores portugueses partiram do Porto e de outros portos para descobrir novas terras, estabelecer rotas comerciais e expandir o seu império. A frase "Ó Palavra dos Descobrimentos" simboliza o espírito de exploração, aventura e descoberta que definiu esta época. "O Word of Discoveries " serve para recordar o importante papel da cidade na Era dos Descobrimentos e o seu legado duradouro como polo de exploração e inovação. Quer seja um entusiasta da história, um viajante à procura de experimentar o encanto do Porto, ou, simplesmente, intrigado, o “World of Discoveries “capta a essência de uma cidade que continua a inspirar curiosidade.

    Adorei o Word of Discoveries.

     O Pavilhão da Água é uma atração turística localizada na cidade do Porto, em Portugal. Este espaço interativo e educativo tem como objetivo sensibilizar o público para a importância da água, promovendo a consciencialização sobre a sua preservação e uso sustentável.

  Dentro do Pavilhão da Água, os visitantes podem explorar diversas exposições interativas que abordam temas como a gestão da água, a sua importância para a vida na Terra, a sua utilização responsável e as consequências da poluição hídrica. Além disso, o local também oferece atividades educativas e experiências sensoriais relacionadas com a água, tornando a visita não só informativa, mas também divertida e envolvente. Para os amantes da natureza e da sustentabilidade, o Pavilhão da Água é um local imperdível a visitar no Porto, proporcionando uma experiência única e enriquecedora para todas as idades.

 

 

Marta Costa, 5ºB


A EBACO vai apadrinhar um ouriço-cacheiro

No âmbito do Dia da Vida Selvagem,  decorreu , hoje, a votação numa espécie selvagem , que se encontra num centro de recuperação da Quercus , para a Escola Básica António Correia de Oliveira apadrinhar.

Os alunos , pessoal docente e não docente aderiram com muito entusiasmo à atividade, tendo votado 366 elementos, sendo a espécie vencedora o ouriço-cacheiro, com 161 votos.

Com o nosso contributo, ajudaremos um ouriço-cacheiro, acompanhando a sua recuperação e , se possível,  a sua libertação na natureza.


Saída de campo- Projeto Mirim costeiro

Hoje, 28 de fevereiro, os alunos das turmas 5.º C e 5.º E , da Escola Básica António Correia de Oliveira , foram até à praia Suave Mar, acompanhados pelas professoras Susana Silva, Fátima Gomes e Manuela Tavares, para a 1.ª atividade prática relativa ao Projeto Mirim Costeiro (monitorização costeira).

Os alunos, divididos em 5 grupos, realizaram diversas tarefas, como observação da direção e intensidade do vento, das ondas do mar, do céu e recolha de materiais naturais e de lixo existente no espaço destinado a cada grupo. Após as atividades realizadas na praia, os alunos continuaram as suas tarefas na sala de Ciência Viva da escola. Aqui, os alunos analisaram o PH da água recolhida no mar e procederam à contagem dos materiais recolhidos.

Apesar do vento frio, foi uma boa tarde de aprendizagem.


Palestra online “H20 com peso e medida”

 

 

Nos dias 28 de fevereiro e 7 de março, as turmas de 7º ano da Escola Básica António Correia de Oliveira assistiram à palestra online “Last Call: com peso e medida”, dinamizada pela DECOJovem, na aula de Cidadania e Desenvolvimento e em articulação com o programa Eco-Escola.

Nesta sessão, os alunos foram alertados para o impacto do desperdício de água em Portugal, para as causas e consequências do consumo excessivo de água e para as formas de combate ao desperdício e à diminuição do seu consumo. Finalmente, foram apresentadas sugestões para um consumo eficiente e responsável deste recurso.

Pequenas mudanças de hábitos podem fazer uma grande diferença na conservação da água, um recurso vital para a vida.

 


Juntos pelo Serginho

No âmbito da campanha Juntos pelo Serginho, a Escola Básica António Correia de Oliveira entregou uma quantidade considerável de garrafões com tampas de plástico ( cerca de 36),  nos Bombeiros de Esposende .

Os alunos das Brigadas Verdes do 5° B estavam super orgulhosos por participarem nesta iniciativa.

Uma palavra de agradecimento à comunidade educativa.


Palestra " Alterações climáticas: uma verdade inconveniente"

Nos dias 21 e 22 de fevereiro, as turmas de 7º ano assistiram à palestra  “Alterações climáticas, uma verdade inconveniente”, na aula de Cidadania e Desenvolvimento,   dinamizada pelo Centro de Educação Ambiental de Esposende.

 Foram explicadas as principais causas das alterações climáticas, destacando-se a contribuição das atividades humanas no agravamento do problema. Seguidamente, foi abordado o impacto das alterações climáticas em diferentes áreas como clima, meio ambiente, saúde, economia, sociedade... e foram apresentadas soluções para mitigar e enfrentar esse problema, destacando-se a importância de cada pessoa contribuir para soluções sustentáveis no seu dia-a-dia, através do consumo consciente, da redução do desperdício, da mobilização comunitária, da pressão política, entre outras ações.

Concluindo, os alunos foram incentivados a agir em prol de um futuro mais sustentável e resiliente para o planeta.


Avaliação da qualidade do ar


No âmbito da disciplina de Ciências Naturais do 2º ciclo e do Eco-Escola,  os alunos do 5 °D , E , F e H participaram numa atividade sobre os líquenes dinamizada pela bióloga da Associação Ambiental do rio Neiva, no dia 22 de fevereiro. 

Na sessão organizada às 15h05,  os alunos do 5° E tiveram a oportunidade de observar os líquenes no exterior , concluindo-se que a qualidade do ar da escola é intermédia/ boa.

Os objetivos da atividade foram amplamente alcançados: identificar os diferentes componentes dos líquenes;reconhecer o impacto dos líquenes no ecossistema;enumerar as vantagens da simbiose existente no líquen;relacionar de que forma a presença ou ausência dos líquenes podem indicar poluição.

Os líquenes podem ser bioindicadores da qualidade do ambiente e executam um papel primordial nas sucessões ecológicas, uma vez que proporcionam a chegada de outros organismos através da degradação das rochas, no auxílio da formação do solo, servindo de local de refúgio, entre outros, tornando assim possível a sucessão posterior dos 

organismos no ecossistema. Assim, o conhecimento sobre o seu ciclo de vida é fundamental nos processos de monitorização dos sistemas ecológicos.

Os alunos revelaram muito interesse e entusiasmo , sendo muito participativos.


Novo espaço: O Canto da Liberdade


No dia 21 de fevereiro, as Brigadas Verdes do 6ºA retiraram ervas daninhas , plantaram sardinheiras , salsa e coentros.

Agricultura biológica- horto escolar

No dia 20 de fevereiro, as Brigadas Verdes do 5° B colherem alface e folhas de nabiça,  que entregaram orgulhosamente na cantina da Escola Básica António Correia de Oliveira.  

O canto da Liberdade

No dia 20 de fevereiro, as Brigadas Verdes do 5°B plantaram relva no espaço intitulado " O canto da Liberdade " , no âmbito das comemorações dos 50 anos do 25 de abril 

Trilhos- à descoberta da biodiversidade


No dia 19 de fevereiro, os alunos da turma 5.⁰ C da Escola Básica António Correia de Oliveira participaram, durante o bloco da aula de Ciências Naturais, na atividade "Trilhos: à descoberta da biodiversidade" promovida pelo Centro de Educação Ambiental de Esposende. A turma foi acompanhada pelo professor da disciplina , André Costa, e pela Diretora de Turma, Fátima Gomes.

Os alunos tiveram oportunidade de descobrir e identificar animais e plantas, enquanto caminhavam ao longo do canal intercetor,  com início na rua da Anta até à praia da Redonda. Pelo caminho, encontraram várias surpresas, como: carvalhos, medronheiros, pinheiros, garça-cinzenta, garça-branca, patos reais, poupa e até avistaram duas águias.

Foi uma excelente atividade, tendo os alunos participado com muito entusiasmo e interesse. 

Agricultura biológica

As Brigadas Verdes fizeram a colheita dos primeiros brócolos,  na Escola Básica António Correia de Oliveira. 

Identificação de plantas

No dia 30 de janeiro, as Brigadas Verdes do 5°B colocaram placas novas a identificar algumas árvores e culturas, na escola. Estão muito orgulhosos do seu horto de agricultura biológica, pois as nabiças já pedem para ser colhidas.

As Brigadas Verdes do 6° B monitorizaram os consumos da água e energia. 

Eco-Código 2023-24

O Conselho Eco-Escola da Escola Básica António Correia de Oliveira aprovou o cartaz Eco-Código, da autoria dos alunos Afonso Teixeira , André Machado, Francisco Rodrigues e João Correia , do 8°A, para o ano letivo 2023-24.

O Eco-Código constitui um dos 7 passos da metodologia do Eco-Escola, traduzindo o código de conduta ambiental da escola.

O poster selecionado representará a escola no concurso nacional de Eco-Códigos.


Reunião do Conselho Eco-Escola- 25 de janeiro

No dia 25 de janeiro, às 17h00, reuniu o Conselho Eco-Escola da Escola Básica António Correia de Oliveira,  no auditório da escola.

Nesta segunda reunião,  foram tratados alguns assuntos, nomeadamente: avaliação de algumas atividades ; aprovação do cartaz Eco-Código para o presente ano letivo;  Dia da Vida Selvagem ; Dia da Água ; Dia da Árvore; limpeza da praia e da zona ribeirinha; controle de plantas invasoras e exposição ODS.


Palestra sobre separação de resíduos

No decorrer do mês  de janeiro, os alunos do 5º ano participaram em sessões sobre a importância da separação dos resíduos para a sustentabilidade do Planeta, dinamizadas pela engenheira Anabela Almeida , do Centro de Educação Ambiental. Esta atividade insere-se no Plano de Atividades do Eco-Escola da EBACO e da área disciplinar de Cidadania e Desenvolvimento.

Os alunos apreciaram bastante a atividade, ficando mais sensibilizados para a problemática dos resíduos e dos seus impactos no ambiente.


Oficina Vamos reciclar papel- 5ºB

 

No dia 17 de janeiro de 2024, na aula de EV (educação visual), participamos na atividade “Vamos reciclar papel”, no Centro de Educação Ambiental de Esposende. Com o engenheiro Leandro e a D. Fátima aprendemos como o papel é feito. Também aprendemos a reciclá-lo artesanalmente. Cada um fez uma folha de papel reciclado.

Primeiro, usamos uma pasta de papel, que era feita a partir de jornais triturados juntamente com água. Depois, colocamos numa rede com um jornal cortado a meio por cima da rede. De seguida, retiramos a água em excesso e deixamos secar.

No espaço exterior, havia um astronauta feito a partir de plástico reciclado retirado do mar.

Nesse dia, também aprendemos que na Portucel tem uma máquina do tamanho de quatro aviões.

 

Santiago Castro e Benjamim Gonçalves, do 5ºB

 

 

No dia 17 de janeiro de 2024, participamos na “oficina vamos reciclar papel”, no Centro de Educação Ambiental, no decorrer da aula de Educação Visual.

Vimos um vídeo de como se fazia o papel de forma industrial na empresa Portucel. Aprendemos a reciclar papel de uma forma artesanal, tendo cada aluno feito uma folha de papel reciclado.

Também vimos um astronauta feito com lixo encontrado no mar.

Adoramos esta atividade.

 

 

Santiago Vasconcelos e Gonçalo Ferreira, do 5ºB

 

 

No dia 17 de janeiro de 2024, a turma do 5ºB foi ao Centro de Educação Ambiental de Esposende aprender a reciclar papel. Quem os ensinou foi o engenheiro Leandro e a D. Fátima. Eles ensinaram-nos a fazer papel reciclado com pasta de papel feita a partir de jornais. Cada um fez a sua folha de papel reciclado.

Adorei esta experiência.

 

Gonçalo Barbosa, do 5ºB

 

No dia 17 de janeiro de 2024, na aula de EV, os alunos do 5ºB foram ao Centro de Educação Ambiental com a professora Manuela Tavares e a professora Carminda Durães aprender a fazer papel reciclado com jornal velho rasgado aos pedaços misturado com água (no dia anterior, esteve a amolecer as fibras do papel). A atividade foi orientada pelo engenheiro Leandro e a D. Fátima.

Nós gostamos muito desta atividade, porque foi muito divertida e interessante. 

 

  Maria Luís e Inês Cunha, do 5ºB

 

No dia 17 de janeiro de 2024, a nossa turma, o 5º B, realizou uma atividade na aula de EV: Oficina Vamos Reciclar papel.

Conseguimos fazer a nossa própria folha de papel reciclado, feita com pasta de papel de jornal.

No espaço exterior do Centro de Educação Ambiental, observamos um astronauta feito com plásticos encontrados no mar.

Achamos importante ir lá, porque aprendemos mais curiosidades.

 

 

 

Maria Pilar Depetri e Sofia Costa, do 5ºB

 

 

 

No dia 17 de janeiro de 2024, a turma do 5ºB participou na” Oficina Vamos Reciclar”, no Centro de Educação Ambiental. Fomos com a professora Manuela Tavares e com a professora Carminda Durães.

Esta atividade decorreu na aula de EV. Aprendemos passo a passo como fazer papel reciclado. Fizemos o nosso próprio papel feito com pasta de jornal. Anteriormente, o engenheiro Leandro mostrou-nos um vídeo sobre como o papel é feito na fábrica Portucel.

Gostamos muito dessa atividade, foi divertido aprender a fazer papel reciclado.

 

 

Júlia Garcia e Mafalda Dias, do 5ºB

 

 

No dia 17 de janeiro, na aula de EV, a turma do 5ºB participou na “Oficina Vamos reciclar Papel”,  no Centro de Educação Ambiental de Esposende, com as Professoras Manuela Tavares e Carminda Durães.

Aprendemos com o engenheiro Leandro a fazer papel reciclado de uma forma artesanal e

vimos um vídeo sobre a produção do papel.

Fizemos o nosso próprio papel reciclado com pedaços de jornal molhados, que ficou a secar.

No exterior das instalações, encontramos um astronauta feito de lixo que encontraram no mar.

Gostamos muito desta experiência.

 

Maria Moreira e Juan Depetri, do 5º B


Oficina " Vamos reciclar papel"

No âmbito do Eco-Escola e de Educação Visual, os alunos do 5º ano ,da Escola Básica António Correia de Oliveira, deslocaram-se ao Centro de Educação Ambiental de Esposende para participarem na Oficina " Vamos reciclar papel". Esta atividade , iniciada no 1º período, foi concluída no dia 22 de janeiro , com os alunos do 5ºA .

 Os alunos foram sensibilizados  para a importância dos espaços florestais na sustentabilidade do Planeta , para a importância da separação seletiva de resíduos e para a reciclagem do papel, tendo apreciado bastante esta atividade, principalmente a parte final, na qual tiveram a oportunidade de fazer uma folha de papel reciclado de forma artesanal.


Sessão sobre separação de resíduos

No dia 11 de janeiro, os alunos do 5ºB assistiram à palestra sobre separação de resíduos , dinamizada pelo Centro de Educação Ambiental de Esposende, no decorrer da aula de Cidadania e Desenvolvimento.

Textos das Brigadas Verdes do 5º B sobre a atividade


  No dia 11 de janeiro, os alunos do 5ºB participaram numa palestra sobre a separação de resíduos, com a Engenheira Anabela Almeida do Centro de Educação Ambiental de Esposende.

Eu aprendi muitas coisas sobre resíduos, e observei que a alunos da Escola António Correia Oliveira, muitas vezes, não fazem a correta separação.

 Guilherme Marques, 5ºB



    Participamos numa palestra sobre a separação dos resíduos, na quinta-feira, dia 11 de janeiro de 2024, com a engenheira Anabela Almeida.

      Nessa palestra, eu aprendi algumas regras sobre a separação dos resíduos. Nós descartamos utensílios que não têm mais utilidade.

Atualmente, os resíduos são um dos maiores e mais graves problemas que ameaçam o nosso planeta.  Temos de separar bem os resíduos para salvar a Terra.

 

Júlia Garcia, 5ºB


No dia 11 de janeiro, os alunos do 5ºB, da Escola António Correia de Oliveira, assistiram a uma palestra sobre a separação de resíduos, com a engenheira Anabela Almeida, do Centro Ambiental de Esposende.

     Se queremos sobreviver, temos que reciclar:

-No   ecoponto   amarelo, deve-se   colocar embalagens de  plástico e metal ;

-No papelão, papel  e cartão ;

-No vidrão, vidro ;

-No pilhão, só as pilhas;

-No oleão, o óleo.

     Eu adorei esta atividade, e acho que nesta palestra a turma do 5ºB aprendeu muita coisa, nomeadamente como separar os resíduos!

 

Gonçalo Ferreira, 5ºB


 

 



Campanhas de sensibilização

Os alunos das Brigadas Verdes estão a realizar campanhas de sensibilização para a correta separação de resíduos junto dos alunos do 5º ano, pessoal docente e não docente, revelando estar à altura do desafio.

                  Reciclar é na boa!

No dia 11 de dezembro, a Academia Ponto Verde veio dar uma palestra às turmas 5ºH e 6ºB da nossa escola. A atividade decorreu no auditório, onde estava um ambiente bastante agradável.

A sessão foi bastante interessante pois aprendemos coisas que nunca tínhamos ouvido falar.

No início, começamos por falar de como podíamos melhorar o mundo em que vivemos, de seguida houve um voluntário do 5º ano e uma voluntária do 6º ano  que foram jogar um jogo muito divertido, que está disponível para todos vocês no site da Academia Ponto Verde. 

Depois, a oradora, Cristina Romão, mostrou-nos qual era a diferença entre a passagem dos resíduos para os  ecopontos e para o aterro.

De seguida, foram escolhidas mais três voluntárias do 6º ano para dividir corretamente  alguns resíduos que estavam em cima da mesa nos ecopontos certos. 

Depois, nós vimos um vídeo muito giro que nos mostrava como era o local em que era feita a decomposição dos resíduos.  

Finalmente, fizemos um quiz que nos desafiava a acertar 6 perguntas, mas nós só erramos uma, pois tinha uma rasteira! Este quiz ajudou-nos a refletir o que tínhamos aprendido durante a palestra.

Eu gostei muito desta atividade e adquiri muitos conhecimentos e os meus colegas também!

Eduarda Ferreira




Palestra " Reciclar é na boa!"

No dia 11 de dezembro, às 10h05, os alunos do 5° H e 6° B participaram na palestra " Reciclar é na boa", da Academia Ponto Verde,  no auditório da Escola Básica António Correia de Oliveira.

A formadora , Cristina Romão, abordou questões ambientais muito importantes, como a necessidade urgente de separamos os resíduos,  usando uma linguagem simples e apelativa. A sessão foi muito dinâmica e interativa, com recurso à projeção de uma apresentação,  de vídeos e quizzes, que entusiasmaram muito os alunos.

No final, os alunos receberam um lápis e um bloco da Academia Ponto Verde e a escola recebeu dois ecopontos em cartão e 3 ecobags.

Uma palavra de agradecimento à Academia Ponto Verde por proporcionar momentos de aprendizagem na área da sustentabilidade. 

Conselho Eco-Escola da EBACO  reuniu no dia 30 de novembro

O Conselho Eco-Escola da Escola Básica António Correia de Oliveira reuniu pela primeira vez, no ano letivo 2023-24,  no auditório da escola.
Este órgão é responsável por planificar , monitorizar e avaliar o conjunto de atividades , que fazem parte do Plano de Ação. Este conselho é constituído,  maioritariamente,  por alunos, duas Coordenadoras,  Representantes do Pessoal docente e não docente,  Representantes dos Encarregados de Educação e da Assembleia de Estudantes,  da ACICE, da Cooperativa Agrícola,  da junta de freguesia, do município e do ICNF.
Os Representantes tomaram conhecimento dos resultados da auditoria ambiental,  nos vários temas a trabalhar durante o presente ano letivo:
- resíduos: 54,42%;
- Água: 57,70%;
- Energia: 49, 75;
- Espaços exteriores: 56,59%;
- Biodiversidade: 53,44%;
- Alimentação saudável e sustentável: 63,76%.
Esta auditoria visa identificar problemas e clarificar as ações prioritárias  a desenvolver na escola.
Foi feita a avaliação das atividades/ iniciativas desenvolvidas até ao presente e foram apresentadas várias sugestões para incluir no Plano de Ação.
Relativamente ao Eco-Código,  todas as turmas participaram ativamente na elaboração dos slogans nos vários temas , no decorrer das aulas de Cidadania, tendo sido constituído um grupo de trabalho para selecionar as 12 melhores frases.



Os alunos do 6ºA plantaram uma oliveira, nos espaços verdes da escola, no dia 23 de novembro.


Hastear da Bandeira Verde Eco-Escolas

No dia 23 de novembro, Dia da Floresta Autóctone, a comunidade escolar assistiu ao hastear da Bandeira Verde Eco-Escolas  pelo desempenho da Escola Básica António Correia de Oliveira, no ano letivo 2022-23, pelo seu desempenho ambiental.

Conclusão das palestras " Sustentabilidade à minha mesa"

No dia 10/11/2023, a nutricionista Marta Pinheiro , da associação ATAHCA e no âmbito do Projeto “Cávado... com sabor” , terminou as palestras “Sustentabilidade à minha mesa”, tendo como público-alvo as turmas do 6º ano da Escola António Correia de Oliveira. 

O objetivo destas sessões foi explicar como é que é possível termos uma alimentação saudável e, ao mesmo tempo, amiga do ambiente. Foram abordados diversos temas dentro da sustentabilidade, como por exemplo, dicas para diminuir o desperdício alimentar, passos que devemos fazer para tornar a nossa ementa saudável, etc...  

Esta sessão foi muito informativa e despertou muita curiosidade nos alunos. No final da palestra, houve um Quiz que fez com que todos os alunos participassem.

 

Joana Rodrigues, 6ºB 

 


Palestra “Sustentabilidade à minha mesa”

 

 

No âmbito do tema da alimentação saudável e sustentável, que faz parte do Plano de Ação do Eco-Escola e do Programa de Ciências Naturais do 2º ciclo,   e do Projeto “Cávado com sabor”, os alunos do 6ºF, G e H participaram na sessão “Sustentabilidade à minha mesa “dinamizada pela nutricionista Marta Pinheiro, no dia 2 de novembro. 

O objetivo principal desta iniciativa é sensibilizar os alunos para a importância de uma alimentação saudável e sustentável. As escolhas que fazemos em termos alimentares afetam o ambiente e todos podemos fazer alguma coisa para minimizar os impactos na nossa pegada ecológica, adotando uma dieta sustentável:

1. Moderar as porções, especialmente carne e peixe, limitando a 1/4 do prato;

2. Limitar o consumo de carne de animais ruminantes, devido à produção de elevadas quantidades de gases de efeito de estufa metano;

3. Limitar o consumo de carnes vermelhas e saturadas;

4.Moderar o consumo de lacticínios; 

5. Comer peixe mais sustentável, optando por espécies nacionais, com a dimensão mínima permitida e variar;

6. Aumentar o consumo de leguminosas;

7. Consumir produtos locais e sazonais;

8. Limitar o consumo de alimentos muito processados;

9. Evitar o desperdício alimentar. 

No final, os alunos responderam com muito entusiasmo a 1 Quiz sobre a sessão para avaliar a compreensão da temática abordada. 

As sessões para as restantes turmas do 6º ano estão agendadas para o dia 10 de novembro.


Happy Halloween!!!

Conforme é tradição, hoje 31 de outubro foi dia de celebrar o Halloween e os alunos da Escola Básica António Correia de Oliveira e da Escola Básica da Apúlia empenharam-se nessa celebração.

A atividade deste ano, dinamizada pelos professores de Inglês das duas escolas, consistiu na decoração da porta duma sala de aula, com recurso à reutilização. Os alunos estiveram à altura do desafio, deram asas à sua imaginação e criatividade e criaram portas verdadeiramente assustadoras.


Palestra com o nutricionista Dr. Jorge Guimarães

No dia 19 de outubro, pelas 15h20, as turmas do 6º F, G e H   participaram numa sessão com o nutricionista Dr. Jorge Guimarães, no auditório da Escola Básica António Correia de Oliveira, no âmbito do Dia da Alimentação.

 Esta iniciativa teve como objetivos:  alertar para o desperdício alimentar; chamar a atenção para as consequências da Fast Food na nossa saúde; informar sobre os aspetos negativos dos produtos “light”; motivar para hábitos de vida e ementas saudáveis.

Ao longo da apresentação, o palestrante abordou questões muito atuais e pertinentes.  A alimentação desempenha um papel essencial para o bem-estar físico e psicológico do ser humano, sem esquecer a sustentabilidade do Planeta. O respeito pelos outros passa pelo respeito por nós próprios. Com a evolução tecnológica e o aparecimento da sociedade consumista, os hábitos alimentares enveredaram pelo caminho errado.  O facto de termos tudo em casa levou ao sedentarismo, à regressão do Homem, com reflexos muito graves na sua saúde, nomeadamente o excesso de peso e doenças cardíacas. Alertou, ainda, para as modas alimentares associadas ao estatuto social. Também ensinou os alunos sobre os lanches adequados antes dos treinos e jogos, desmistificando muitas ideias partilhadas pela sociedade em geral.

Os alunos apreciaram bastante a forma como o Dr. Jorge Guimarães orientou a palestra, levando-os a pensar na importância da adoção de hábitos de vida saudáveis, sempre associados a uma alimentação variada e equilibrada. 




Dia Mundial da Alimentação

Hoje, comemorou-se o Dia Mundial da Alimentação de uma forma diferente, na Escola Básica António Correia de Oliveira.

No intervalo das 9h45, alunos das Brigadas Verdes ofereceram fruta aos alunos , pessoal docente e não docente( maçãs, peras, bananas e araçás ), no âmbito da campanha " Diz sim à fruta! ".

Os professores também tiveram direito a uma mesa com torradas, doce caseiro e fruta.

A campanha " Dar é amar " está a decorrer com elevada adesão da comunidade educativa, tendo o prazo sido prolongado até 18 de outubro, na EBACO e na Escola Básica de Apúlia.

Uma palavra de agradecimento à Cooperativa Agrícola de Esposende que disponibilizou alguma fruta. 

Cerimónia entrega galardão Eco-Escolas 2023

A Escola Básica António Correia de Oliveira e a Escola Básica de Apúlia foram galardoadas com a Bandeira Verde Eco-Escolas 2023. 

 As Coordenadoras Fátima Gomes e Maria José Gaifém e as alunas das Brigadas Verdes Joana Rodrigues , Inês Duarte ,Lídia Vilas Boas , Oceane Silva e Francisca Gomes representaram as escolas, na cerimónia do Dia das Bandeiras Verdes , que decorreu no dia 13 de outubro, no Altice Forum Braga.

Esta bandeira reconheceu o bom trabalho realizado pelas escolas, em linha com a metodologia Eco-Escolas, visando: uma melhor gestão ambiental do espaço escolar; a educação para a sustentabilidade e cidadania e a formação de cidadãos mais ativos e participativos.


Os alunos da EBACO passam momentos de descontração ao ar livre , num ambiente calmo , usufruindo das várias mesas exteriores que a empresa IW Enterprise ofereceu.

Campanha solidária de recolha de alimentos " Dar é amar"- de 4 a 16 de outubro, na EBACO e na Escola Básica de Apúlia

                          Dia Nacional da Água na Escola Básica António Correia de Oliveira


      Oficina " Vamos reciclar papel", no Centro de Educação Ambiental


Alunos do 5º D

Alunos do 5ºE

Alunos do 5ºH

                                                                    Repórter Electrão

A Joana Rodrigues, Lídia Vilas Boas e Inês Duarte , do 6ºB,  receberam os cheques-prendas da Rádio Popular , como prémio pelo 1º lugar obtido  no concurso Repórter Electrão,  no 3º período do ano letivo 2022-23.

Esta equipa vencedora está muito motivada para participar no concurso Repórter Electrão , no ano letivo 2023/24.

O tema do 1º período é " Separar/ não separar".

                                    Galardão Eco-Escola 2022/23

As candidaturas da Escola Básica António Correia de Oliveira e da Escola Básica de Apúlia ao galardão Eco-Escola foram aprovadas!

Uma palavra de agradecimento a todos aqueles que tornaram possível a concretização  dos diferentes passos da metodologia do programa, nomeadamente : alunos em geral, delegados do ambiente, alunos das Brigadas Verdes, professores , Direção do Agrupamento,  assistentes operacionais e técnicos,  Encarregados de Educação,  Esposende Ambiente,  Centro de Educação Ambiental,  município, autarquia de Esposende , ACICE, Cooperativa Agrícola,  ICNF, Associação de Pais e Encarregados de Educação, Assembleia de Estudantes,  DecoJovem, RESULIMA, Electrão , IW Enterprise Portugal e Irmãos Faria Lda. 

Dia Mundial da Alimentação

Hoje, comemorou-se o Dia Mundial da Alimentação de uma forma diferente,  na Escola Básica António Correia de Oliveira.
No intervalo das 9h45, alunos das Brigadas Verdes ofereceram fruta aos alunos , pessoal docente e não docente( maçãs,  peras, bananas e romãs), no âmbito da campanha " Diz sim à fruta! ".
Os professores também tiveram direito a uma mesa com torradas, doce caseiro e fruta.
A campanha " Dar é amar " está a decorrer com elevada adesão da comunidade educativa, tendo o prazo sido prolongado até 18 de outubro, na EBACO e na Escola Básica de Apúlia.
Uma palavra de agradecimento à Cooperativa Agrícola de Esposende e alguns particulares que disponibilizaram a fruta.




 

Brigadas Verdes em Ação 


No dia 17 de novembro, as Brigadas Verdes do 6º C plantaram alguns metrosíderos na sebe que separa os dois campos jogos, na Escola Básica António Correia de Oliveira.

Também colocaram as estacas de madeira tratada , que foram oferecidas pela empresa parceira do Eco-Escola , a IW Enterprise Portugal, para suportar os arbustos.