Materiais utilizados
Para a confecção desse equipamento foram utilizados: rolamentos (que formam o rotor e as articulações); hastes de impressoras, haste de alumínio (usado como eixo) e madeira (para a estrutura). Na sequência, relato brevemente o processo de construção do equipamento, que será dividida em XX partes. Início relatando a construção
Construção do rotor e dos eixos de metais
A construção do rotor consiste basicamente em encaixar um rolamento dentro dos outros, não é uma tarefa difícil, uma vez que, os rolamentos possuem tamanhos específicos, podendo assim serem acoplados uns aos outros. Eles podem ser adquiridos em estabelecimentos que venda correias, polias, engrenagens e rolamentos, para automóveis, ou máquinas agrícolas. Os rolamentos utilizados, são de segunda linha (assim como denominam os vendedores), pois tem valor mais em conta, isso não significa que o produto é ruim, ou que desenvolvemos um produto de má qualidade, para o nosso equipamento os rolamentos não serão exigidos ao máximo e nem terão grandes desgastes, como é o caso de carros e máquinas agrícolas. Nesse equipamento foi utilizado uma haste de alumínio, e por esse motivo foi necessário fazer o encaixe da haste no rolamento menor. Para evitar o processo de desbaste da haste para encaixar no rolamento, sugere-se primeiramente ter a haste de impressora e depois comprar os rolamentos.
Figura 1: Tamanhos dos rolamentos
Figura 2: A haste grande é de alumínio, nela foi realizado um desbaste na ponto direita para o encaixe do rolamento do rotor, e na lateral para a fixação de um eixo perpendicular. Os quatros rolamentos presentes na foto, foram utilizados no eixo perpendicular.
Figura 3: Esta é a estrutura que suporta o rotor de rolamentos. Os rolamentos foram colados com super-bonder, assim como a hastes perpendicular.
Os encaixes encaixes na haste de alumínio foi realizado com a ajuda de um torno mecânico e uma fresa de bancada. Ressalta-se que o esses procedimentos podem ser substituídos por outros, isso dependerá do material que se pretende usar.
Construção da estrutura do giroscópio
Para a confecção da estrutura, utilizou-se madeira de 4 cm x 4 cm.
Figura 4: Para a estrutura de madeira foi utilizado dois blocos de 8 cm e um bloco de 20 cm.
Nos dois blocos em pé foi realizado os encaixes para os rolamentos que ficarão nas extremidades da estrutura de metal, com isso terá um sistema semelhante a uma gangorra.
Figura 5: A imagem demonstra como ficou o eixo que dará mobilidade vertical ao rotor.
Figura 6: No bloco inferior foi realizado um furo central, que recebeu um eixo vertical, tendo na ponta um conjunto de rolamentos, que permitirá a estrutura girar no sentido horizontal.
Figura 7: Os blocos de madeira foram colados e deixados secar por uma noite.
Figura 8: A foto representa como ficou a estrutura de madeira, juntamento com a de metal e o rotor.
Figura 9: A haste com quadro rolamentos da figura 6 foi fixada na base do equipamento.
Figura 10: Para finalizar o equipamento, basta juntar as partes. Desse modo o eixo do rotor tem liberdade para girar nas três dimensões.