O segundo encontro começa com uma apresentação sobre como as máquinas aprendem e levanta a questão se as IAs podem errar. Os alunos debatem se é possível que IAs cometam erros e são apresentados três casos de erros da IA. O foco muda para os efeitos da desinformação e a importância de verificar as informações, especialmente de fontes como IAs. O encontro termina com uma reflexão sobre a relação entre perguntas e respostas no contexto da IA.
O terceiro encontro revisa a importância de verificar as respostas da IA e introduz a importância de formular comandos eficazes. Os alunos aprendem sobre os componentes de um bom prompt, incluindo persona, tarefa, formato, contexto e exemplos. Eles recebem tópicos e modelos de comandos para praticar a criação de comandos eficazes.
Inicie o encontro com a apresentação das representações de respostas sobre a aprendizagem das máquinas e continue com a pergunta: "Máquinas podem errar?". Faça uma enquete com os alunos: "É possível a IA errar?". Abra para o debate: "se elas aprendem e se compreendemos minimamente como elas aprendem, é possível que durante esse processo de aprendizagem algo dê errado?".
Depois do debate, explique que sim, é possível que a IA erre. Peça aos estudantes que examinem os três casos propostos; esses casos são apenas uma sugestão e podem ser adaptados de acordo com a realidade de cada grupo. Eles poderão fazer essa discussão em pares, trios ou em grupo. Depois, peça que exponham suas reflexões em uma conversa circular que respeite a vez e o tempo de fala. Se achar interessante, passe um bastão de fala, pois essa pode ser uma discussão acalorada. Medie e conclua a roda de conversas propondo uma discussão sobre a desinformação.
Temas sugeridos:
Efeitos da desinformação: Contextualize esses efeitos para a faixa etária desses alunos, ampliando de modo que você atinja a totalidade da complexidade desse tema. Comece como se estivesse subindo uma escada e que, do topo dela, pudesse ver toda a paisagem. Suba de acordo com as respostas dos alunos. Vale lembrar que esta proposta quer despertar no aluno o questionamento e não dar respostas prontas. Comece pela desinformação de uma fofoca sobre um amigo e seus efeitos, do boato de um recado dado pela coordenação. Se acreditamos que as IAs não se equivocam, teremos como certas todas as respostas, e isso torna-se perigoso. Se sabemos que as IAs aprendem a partir de um vasto banco de dados fornecido e gerenciado por empresas, podemos e devemos questionar essas informações. Se damos um reforço positivo para uma resposta incorreta, o banco de dados será contaminado por informações infactíveis.
É importante que os alunos compreendam o poder da checagem de informações. A checagem da veracidade é importantíssima, uma vez que suas respostas são geradas a partir de um comando. Se esse comando não for bem elaborado, existe forte comprometimento na qualidade da resposta. Outra questão importantíssima é a manutenção de vieses sociais que se mantêm em um ambiente construído, como o das IAs, cujas respostas são produtos de treinamento, assim como as simulações feitas no Teachable Machine ou Machine Learning for Kids.
Encerre o encontro pedindo para que cada estudante reflita sobre a relação entre pergunta e resposta dentro do ambiente dos assistentes de IA.
Links úteis
Teachable Machine: https://teachablemachine.withgoogle.com/train
Machine Learning for Kids: https://machinelearningforkids.co.uk/
Terceiro encontro
O terceiro encontro deve ser iniciado com uma recapitulação dos encontros anteriores, para que os estudantes percebam o caminho que os levou até este momento. Depois de compreender a importância de checar as respostas geradas pelas IAs, vamos compreender a importância de se fazer um comando eficiente. Então, introduza o tema do encontro perguntando: "Você sabe perguntar?"
Apresente aos alunos a importância da estrutura da pergunta, que deve conter:
Persona: quem vai responder à pergunta?
Tarefa: o que deve ser feito?
Formato: de que maneira você quer que a resposta seja dada?
Contexto: para qual finalidade é o pedido?
Exemplos: dê exemplos de como você quer a resposta
Ofereça temas aos alunos para que eles possam fazer investigações associadas ao hábito da checagem. Seria interessante ter comandos de temas variados.
Alguns modelos de comandos para serem dados aos alunos:
É interessante conceituar cada etapa que compõe o comando, para que este assistente beneficie a criatividade e a produtividade, e não facilite de uma forma que comprometa o desempenho acadêmico-social.
Crie um banco de comandos elaborados pelos alunos para que eles possam fazer a verificação de outros prompts (comandos) possíveis.