O quarto encontro concentra-se na análise dos preconceitos sociais presentes nas respostas da IA, particularmente através da geração de imagens. Os alunos são solicitados a gerar uma imagem de "uma pessoa que trabalha na área da saúde" e a analisar os resultados para identificar vieses como etarismo, colorismo e sexismo. O objetivo é que os alunos compreendam como esses vieses se perpetuam na IA e como as nossas próprias perguntas podem, inadvertidamente, reforçá-los.
Quarto Encontro
Neste quarto encontro, vamos analisar os vieses sociais que se reproduzem nas respostas geradas por IAs. Esta atividade pode ser apresentada por meio da geração de imagens.
O comando sugerido foi para análise de imagem gerada a partir do comando: “Pessoa que trabalha na área de saúde”.
Esta imagem foi gerada pela Meta IA, por meio do aplicativo WhatsApp, presente em diversos celulares e até mesmo dos estudantes, dependendo da idade do grupo.
Embora o uso de celulares seja proibido na maior parte das escolas do país, em caso de uso pedagógico e previamente agendado, pode-se solicitar o equipamento para este experimento.
Fale com o grupo sobre o que é viés e quais são os vieses sociais presentes nas IAs e os motivos pelos quais isso ocorre. É importante expor aos alunos nossa responsabilidade quanto ao reforço positivo ou negativo diante dessas respostas geradas pelas IAs, assim como a verificação de nossos comandos: há neles algum viés?
Peça aos estudantes que escrevam o comando “pessoa que trabalha na área de saúde” e que analisem a foto livremente. Depois, intervenha no que diz respeito a:
etarismo,
fenótipos,
sexismo.
Deixe-os em grupo analisando a imagem a partir desses três pontos de vista. Peça-lhes que façam a mesma pesquisa no Google Imagens e analisem os resultados. É importante que eles possam refletir e produzir algo a partir dessa reflexão. Essa produção pode ser gerada pela IA por meio de um comando criado pelos alunos: uma imagem, um poema, um conto ou qualquer outra produção artística. Encerre o encontro com a apresentação dos produtos dos estudantes.