A avaliação é sempre importante para que possamos medir o quanto de um tema foi internalizado por nosso grupo de estudantes ou não. Nesse processo é importante a transparência e a intencionalidade. Precisamos expor com precisão os critérios, os formatos e os propósitos da avaliação para que ela seja um feedback positivo tanto para os estudantes quanto para nós que aplicamos o conteúdo.
Em um projeto como este em que diversas habilidades são trabalhadas se faz necessário que a avaliação também seja diversificada e também contínua. Podemos avaliar um produto final, mas também as etapas do processo de produção do modelo proposto.
Aqui, sugerimos para você alguns comandos para personalização desta avaliação, como fichas de exercícios, provas tradicionais e rubricas de processos, para que seja facilmente adaptado para qualquer tipo de procedimento de nota.
Se seu desejo é ter um material físico com as produções dos alunos ou simplesmente elaborar atividades que o façam refletir sobre o que foi trabalhado em cada encontro, você pode solicitar uma ficha de exercícios adaptando este comando:
A praticidade de pensar uma ficha de exercícios a partir do conteúdo trabalhado. Não temos que partir do zero, basta ir adaptando ou melhorando o que foi gerado pelo Gemini.
Se seu Instituto de Ensino exige uma avaliação formativa tradicional, não há problema! Partindo do comando de exercício podemos adaptá-lo para pedir que seja feita uma avaliação do curso completo. Podemos alterar o comando de exercícios de alternativa para exercícios dissertativos, ou solicitar uma porcentagem, tudo de acordo com o que você precisa realizar.
O processo para a elaboração de uma avaliação geralmente é moroso e nos exige muito tempo. Mas agora você não precisa passar tanto tempo pensando em elaborar questões, mas sim melhorando questões geradas pelo Gemini.
Além das tradicionais avaliações, podemos também avaliar continuamente o trabalho desenvolvido pelos estudantes ao longo dos encontros. As rubricas podem ser exportadas no Google Planilhas e serem incorporadas no Google Sala de Aula. As vantagens de uma avaliação processual é que reajustes podem ser feitos antes da finalização dos encontros.
As rubricas são excelentes para que o processo avaliativo tenha a transparência necessária para que o estudante saiba exatamente o que lhe será exigido. Veja aqui um modelo de rubrica que avalia o processo para que você faça ajustes pontuais nos seus encontrosl
Faça um comando para elaborar uma rubrica avaliativa para o portfolio de fim de curso. Pense nos critérios avaliativos que você quer contemplar, o que para você é mais importante nessa entrega para que os estudantes compreendam exatamente o que deve ser feito. Compartilhe conosco seu comando no nosso Padlat.