Calendário de Eventos
Calendário de eventos 2023
Do latim rememoratio. Onis, rememorar é a ação ou efeito de ativar uma lembrança, lembrar novamente, recordar, voltar a lembrar. E, com a finalidade de lembrar quem foram os patronos das avenidas e ruas da cidade, o Instituto Histórico e Geográfico de Getúlio Vargas e a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto apresentaram, em 2019, o calendário temático “Nossas ruas, nossa gente, nossos homenageados”.
Para a primeira edição, foram selecionados doze logradouros públicos e a síntese biográfica do patrono de cada um deles. No ano seguinte, quando das comemorações dos 85 de aniversário do município, foi elaborado o segundo calendário temático, com os eventos programados para 2020. O ano foi marcado pela Covid-19 e das ações para conter seu avanço. O terceiro da série voltou a ser apresentado no início de 2022 e, além dos exemplares impressos, o arquivo virtual foi disponibilizado no site da Prefeitura Municipal. Para o deste ano, o quarto da série, foi realizado o trabalho de resgate do histórico de mais doze patronos de ruas de diferentes bairros da cidade. As fontes de pesquisa de parte deles foram disponibilizadas pala Câmara de Vereadores. Para o histórico do Major Manoel Nunes da Costa, o primeiro prefeito do município (1935 – 1938), foi preciso fazer a pesquisa no Museu Militar da Brigada Militar do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre. Graças a Caderneta de Assentamento do militar, nascido no ano de 1892, em Pernambuco, e que ingressou na corporação aos 25 anos, foi possível resgatar sua trajetória de vida.
Como ocorreu outras vezes, foi preciso recorrer ao Cartório de Registro Civil, para obter informações imprescindíveis. Graças aos préstimos da equipe do Bel. Emir Bor ges Wollfenbüttel, oficial dos Registros Públicos de Getúlio Vargas, foi possível obter a data de nascimento, local e filiação de Orion Edler. As fotografias que ilustram o calendário levam, como nos anos anteriores, a assinatura da jornalista Maria Lúcia Carraro Smaniotto, que responde pela Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura Municipal. De igual modo, a diagramação e a arte do material.
Verão de 2023.
Professor Neivo Angelo Fabris
Presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Getúlio Vargas.
Calendário de ventos 2022
Resistindo às tecnologias, os calendários de mesa continuam fazendo parte do cotidiano. A cada início de ano, empresas públicas e privadas dos mais diferentes segmentos brindam o público com peças que são utilizadas ao longo de doze meses. Mas, invariavelmente, elas são substituídas pelo do ano seguinte e vão para a reciclagem. Em 2013, o Instituto Histórico e Geográfico de Getúlio Vargas e a Prefeitura Municipal firmaram uma parceria que resultou no Calendário Getúlio Vargas – RS Série Histórica, ilustrado com imagens fotográficas do período 1908 - 1934. O projeto teve continuidade nos três anos seguintes, fechando a difusão da iconografia local com recortes entre 1908 e 2016. Em 2019 foi elaborado e distribuído o primeiro calendário da série Calendário Getúlio Vargas – RS Nossas ruas, nossa gente, nossos homenageados, com a síntese biográfica dos patronos de doze logradouros.