Dicas para reduzir o sedentarismo no cotidiano.
Dicas para reduzir o sedentarismo no cotidiano.
Você já reparou no quanto o sedentarismo afeta a nossa saúde e qualidade de vida? O estilo de vida atual tem nos levado a passar longas horas sentados em frente a telas, seja no trabalho, nas redes sociais ou assistindo a filmes. Mas o nosso corpo não foi projetado para isso, ele foi feito para se movimentar, e a falta de atividade física regular pode trazer consequências negativas para a nossa saúde física e mental.
Existem diversas maneiras de reduzir o sedentarismo no nosso dia a dia e incorporar mais movimento em nossas rotinas. Olha essas dicas simples que podem fazer uma grande diferença:
Você não precisa se tornar um atleta de uma hora para outra (e é difícil encontrar quem consiga fazer isso dessa forma). Comece com pequenas mudanças na sua rotina, como levantar-se e esticar as pernas a cada hora, em vez de ficar sentado por tanto tempo.
E se você é como eu, que não vê o tempo passando quando está focado em uma tela, coloque um alarme no celular ou no seu smartwatch pra te lembrar de levantar um pouquinho.
Precisamos usar toda essa tecnologia a nosso favor, vire o jogo e ao invés dela ditar o ritmo, use-a para ter mais qualidade de vida!
Procure caminhar ao invés de usar o carro ou o transporte público em distâncias curtas. Se possível, suba escadas em vez de usar o elevador.
Lembrando sempre de começar aos poucos. Não saia subindo 12 lances de escada de repente! Experimente primeiro subir um lance. E depois vá progredindo.
Em uma época eu experimentei descer do ônibus um ponto antes, para poder caminhar um pouco. Eu saía um pouco mais cedo de casa e tinha um tempo comido mesma nessa caminhada antes de chegar ao trabalho. Experimente!
Um dos grandes vilões desse processo é a nossa mania de querer dar o passo maior que a perna, ou, abraçar o mundo. Nenhum hábito é construído a toque de caixa, nem esses hábitos ruins que você tem na sua rotina atual. Tudo começou de forma gradativa até que passou a fazer parte da sua rotina. Cuidado com a afobação na hora de converter esses hábitos para não acabar desistindo.
Estabeleça metas alcançáveis para aumentar gradualmente sua atividade física e mudança de rotina. Comece com alguns minutos de caminhada diária (ou da atividade que você se propôs a iniciar) e vá aumentando aos poucos.
Encontre uma atividade física que lhe dê prazer, seja uma dança, a prática de um esporte ou uma caminhada em meio à natureza. Quando você se diverte, a atividade se torna mais prazerosa e você será mais propenso a continuar praticando.
Lembre-se de que a chave para reduzir o sedentarismo está na consistência. Faça do movimento uma parte essencial do seu dia a dia.
Ao reduzir o sedentarismo e incorporar mais atividade física à sua rotina, você estará investindo na sua saúde e bem-estar a longo prazo. Pequenas mudanças podem fazer uma grande diferença, e a sua qualidade de vida irá agradecer! Então, comece hoje mesmo e sinta os benefícios que o movimento pode trazer para o seu corpo e mente.