Quando usar compressa fria ou quente?
Quando usar compressa fria ou quente?
Quem nunca sofreu com algum tipo de dor muscular? É fundamental conhecer a melhor abordagem para o alívio. Saber quando usar a compressa quente ou fria é importante, já que cada uma tem efeitos distintos no corpo.
Vamos ver algumas situações comuns do dia a dia em que esse recurso (se bem utilizado) pode ajudar no alívio das dores.
vale lembrar que se persistirem os sintomas, você deve procurar um médico para uma avaliação adequada.
Depois de um dia inteiro na mesma posição é comum sentir aquela dor chatinha na região lombar, nos pés ou até mesmo na nuca. Nesses casos, a compressa quente é recomendada, pois ela promove relaxamento muscular nessas áreas e alivia as dores.
Após um treino pesado no crossfit, na academia ou em qualquer atividade intensa, é normal sofrer com dores musculares no dia seguinte (ou no mesmo dia, depois que o corpo esfria). Nesse momento, a compressa fria é mais indicada para reduzir o processo inflamatório e, consequentemente, aliviar as dores que podem surgir.
A famosa "dor repentina" que ocorre de vez em quando pode ser tratada com compressa quente sem preocupação. A musculatura contraiu e permaneceu tensionada, resultando em dor localizada. A compressa quente ajudará a relaxar os músculos, proporcionando alívio.
Qualquer pancada pode gerar desconforto ou até mesmo uma dor mais intensa. Nas primeiras 48 horas, o mais indicado é aplicar uma compressa fria para reduzir o hematoma ou edema que pode se formar. O frio diminuirá o fluxo sanguíneo no local, ajudando a reduzir o tamanho do hematoma ou até mesmo impedindo seu aparecimento.
Utilize uma toalha entre a bolsa térmica e a pele para evitar queimaduras.
As compressas devem ser aplicadas durante 15 a 20 minutos.
Caso as dores persistam, procure um profissional para avaliação e exames.
Não utilize compressa quente nas primeiras 72 horas após um trauma.