Estruturação do trabalho

Estrutura interna do trabalho

Na escola são comuns os trabalhos baseados em pesquisas bibliográficas. Neste caso é importante dar muita atenção à referenciação dos autores/das fontes consultadas para fundamentar devidamente as ideias apresentadas.

O sucesso do trabalho de pesquisa depende muito da capacidade de organizar, estruturar as ideias.

As palavras, os factos, os argumentos, os exemplos e as citações que introduzimos no nosso trabalho são muito importantes, mas se não estiverem devidamente organizados (coerência e coesão textuais) podem inviabilizar a compreensão do nosso pensamento e do nosso discurso.

Os diferentes trabalhos (tipo de texto) requerem diferentes estruturas/marcas de género. Não obstante, a organização do texto em três etapas é o modo mais comum de construir um pensamento sólido e também de ajudar o leitor a entender a nossa mensagem. As três etapas ou partes são: Introdução, desenvolvimento e conclusão, e cada uma vai cumprir uma função específica.

A introdução 

Na introdução devemos apresentar o tema/tópico da nossa pesquisa e as razões que nos conduziram à sua realização (por que escolhemos este assunto, qual a sua importância no contexto de aprendizagem em que nos encontramos).

Devemos também indicar os objetivos ou propósitos gerais do trabalho, as questões ou problemas a tratar  e razões da sua escolha (habitualmente utiliza-se o infinitivo: Conhecer… Divulgar… Construir…).

Por fim, devemos também indicar o tipo de estudo e método seguido (pesquisa bibliográfica, entrevista…) e descrever a estrutura geral do trabalho (o modo como está dividido e um pequeno resumo de cada uma das partes).

O desenvolvimento

Esta seção, também designada como o corpo do trabalho, é a parte mais importante do trabalho. É também a sua parte mais extensa, devendo ocupar cerca de 70% do total. 

Enquadramento teórico

É aqui que se faz a apresentação dos conhecimentos atuais sobre o tema/tópico da nossa investigação. Se possível, procura autores com diferentes perspetivas sobre o assunto. Isso vai enriquecer o teu trabalho e ajudar-te na construção da tua perspetiva pessoal.

Confirma a validade dos argumentos com dados estatísticos e/ou citações de pessoas que tenham autoridade no assunto.

Descrição dos dados/resultados obtidos

Os dados que conseguiste recolher através da tua investigação podem ser ilustrados com figuras, gráficos e quadros ou tabelas, considerados relevantes;

Descrição dos métodos utilizados no tratamento dos dados

Informação sobre a confirmação ou não confirmação das previsões iniciais.

Discussão dos resultados

Secção onde se reflete sobre os resultados encontrados e se procede ao balanço do projeto de investigação. Retomam-se as questões referidas no enquadramento teórico, cruzando-se os dados recolhidos na nossa investigação.

A conclusão

É a síntese do trabalho. Aqui, apresentam-se os resultados e respostas às questões colocadas na introdução (o que aprendemos com a nossa pesquisa).

Aconselha-se também a introduzir uma opinião pessoal sobre o assunto e sobre o processo de pesquisa (dificuldades e oportunidades de aprendizagem) e, sempre que possível, algumas ideias e sugestões para a realização de outros trabalhos, relacionados com o tema.


Nota: As questões colocadas na Introdução devem ter correspondência na Conclusão