Definir necessidades de informação

1. Definir e articular as necessidades de informação

Para que o trabalho de pesquisa seja bem-sucedido é muito importante usar algum tempo para que todos percebam exatamente o que devem pesquisar e quais os objetivos da pesquisa. É necessário definir e articular as necessidades de informação.

No ensino básico os assuntos podem ser relativamente simples, mas ainda assim devem ser definidos com precisão para auxiliar na busca. Os professores devem conversar com os alunos sobre o que eles irão procurar/pesquisar e como obter resultados específicos. Quanto mais específicos forem, mais fácil será criar termos de pesquisa.


Planificar a pesquisa através do questionamento

1.1. Brainstorming

Para a realização desta etapa, sugerimos a realização de um Brainstorming, técnica de aprendizagem ativa que permite que os alunos pensem criticamente sobre ideias e soluções, formem conexões e compartilhem as suas ideias com colegas. Durante um Brainstorming; desta forma, os alunos são capazes de expressar livremente seus pensamentos sem medo de falhar.

1.2. Mapa mental

Para o registo das ideias formuladas durante a discussão, podem utilizar-se listas, redação livre, esboços, mapeamento/webs e grades pró-contra.

Para a preparação de um trabalho de pesquisa, sugerimos a criação de um mapa mental, como o representado no diagrama (mapa mental) onde se registam algumas questões sobre as informações/os dados necessários para responder à questão do trabalho de pesquisa e se estabelecem relações entre diferentes dados que podem ajudar a compreender a tarefa e a organizar um plano de trabalho.

Ficha KWL.docx

1.3. Ficha KWL

O que é um gráfico KWL?

O gráfico KWL é uma estratégia de metacognição concebida por Donna Ogle em 1986. 

Esta estratégia leva os alunos a ativar conhecimentos anteriores, gerar perguntas para investigar, e inventariar os novos conhecimentos que emergem da investigação. Pode ajudar os alunos a refletir e avaliar a sua experiência de aprendizagem.

O acrónimo significa:

K: os alunos identificam o que já SABEM sobre um assunto.

W: os alunos geram perguntas sobre o que QUEREM aprender sobre o assunto.

L: os alunos identificam o que APRENDERAM enquanto investigaram.