O processo de tomada de decisões de preços e rentabilidade das empresas envolve uma gama de variáveis econômicas, financeiras e operacionais regidas pelas teorias de mercado, de custos e econômica.
O administrador deve atentar-se e obter da interação dessas teorias, contribuições e fatores relevantes a serem considerados para o planejamento de preços dos produtos e da lucratividade e rentabilidade desejada.
Em síntese, a lucratividade mede se a empresa está ou não conseguindo pagar seus custos e despesas com as vendas e, ainda, gerar lucro. Conhecendo a lucratividade, é possível estabelecer estratégias de precificação, reduzir custos de produção, aumentar a receita auferida e, consequentemente, a lucratividade.
Diferentemente da lucratividade, que demonstra ao gestor o quanto de ganhos ele teve num determinado período, no caso da rentabilidade é possível conhecer qual o percentual de retorno que o negócio teve dos investimentos realizados.
Para operar com sucesso em mercados competitivos, depois de identificar a margem de lucro e o retorno sobre o investimento do negócio, é fundamental estruturar um sistema de decisões que oportunize uma análise precisa de cada produto e cliente da organização, segregado por critérios como: região, segmento de clientes, grupo de produtos, estados, etc.
Um sistema de decisões do gênero permite identificar, com precisão, qual ou quais clientes, produtos, vendedor, etc., está rendendo mais ou menos do que a média, puxando a lucratividade para baixo e exigindo recursos da empresa, sem o devido retorno.
Os serviços prestados, apóia sua organização a analisar a lucratividade e rentabilidade, utilizando um modelo com simulação Business Intelligence (BI) de valores que leva em consideração todos os fatores envolvidos nesse processo, permitindo:
Obter a análise de lucratividade e rentabilidade para regiões de vendas;
Obter a análise de lucratividade e rentabilidade para canal de vendas;
Obter a análise de lucratividade e rentabilidade para segmento de clientes e cliente;
Obter a análise de lucratividade e rentabilidade por grupo de produtos e produto.