2º ano

2°A - Professora Gisele

Durante as aulas síncronas, desenvolvemos temas relacionados a Pandemia. Trabalhamos os sentimentos vivenciados e como aprendemos a nos adaptar neste momento. Foram realizadas rodas de conversa sobre o assunto. Vimos relatos de “boas notícias” e como elas nos fazem acreditar que o melhor está por vir.

Os alunos foram convidados a confeccionar fantoches e produzir vídeos com o intuito de demonstrar os seus sentimentos desde o início da Pandemia até os dias atuais.

Preparamos tudo com muito carinho para vocês!

2ºB - Professora Bruna

Emoções da Pandemia

Nós, seres humanos, somos dotados de emoções, que estão presentes em todos os instantes da nossa vida. É assim na infância, na adolescência, na fase adulta e até na velhice. Não importa a idade ou a situação, os sentimentos sempre vão nos acompanhar. Eles podem ser positivos e negativos, previsíveis ou chegar de surpresa.

Alguns de nós podem ter mais facilidade em expressá-los, enquanto outros tentam escondê-los. Essas emoções afloraram-se nesse momento que estamos vivendo: A pandemia.

A pandemia afetou a todos, mas principalmente as crianças. Trouxe com ela emoções que as crianças nunca haviam sentido.

E para expressar o que estão vivenciando, os alunos do 2º ano B escreveram um texto explicando essas emoções em suas vidas. No texto eles abordam situações de como estão se sentindo desde que a pandemia começou; como estão lidando com as emoções que estão sentindo; como está sendo ficar tanto tempo longe dos amigos; o que mais sentem falta e a primeira coisa que desejam fazer assim que a situação melhorar.

Em seguida, com o auxílio da professora transformaram todos os textos em um único e gravaram um vídeo narrando essas emoções vividas ao longo dessa pandemia.

No vídeo eles apresentam com seus fantoches, criados com muito carinho por cada aluno.

2ºC - Professora Marina

Os sentimentos são sensações corporais próprias dos seres humanos, porém, a nomeação desses sentimentos é algo aprendido e possui origem social. Ou seja, há uma distinção entre sentir e nomear sentimentos. O projeto sobre os sentimentos traz para as crianças a capacidade de identificar as próprias emoções, e a partir daí, cria-se a possibilidade de inferirmos o sentimento de outra pessoa frente à determinada situação.

Sobre o Projeto

Inicialmente, buscou-se compreender o que a turma sabia a respeito de sentimentos, quais sentimentos conheciam ou já haviam experienciado.

Fizemos essas reflexões objetivando que as crianças pudessem reconhecer suas próprias emoções. E por fim, a reflexão do verdadeiro sentido do sentimento felicidade.

Uma simples pergunta, mas que levou todos a pensarem e refletirem muito sobre o assunto. Esse tema foi muito trabalhado durante o ano, quando trouxemos não só a felicidade em si, mas o significado todo por traz, quando falamos de empatia, quando falamos de consumo consciente e por fim quando falamos no que de fato se torna importante na vida. Como resultado do trabalho e finalização a pergunta final é: “O que faz você feliz?”

Língua Inglesa - Professora Marina

Para a nossa Mostra Cultural, os alunos dos 2º anos criaram seus próprios Toys (brinquedos) com materiais recicláveis! A proposta foi que cada aluno confeccionasse seu próprio Spinning top (pião), utilizando apenas um CD, bolinha de gude e uma tampinha de garrafa. Conversamos muito sobre a importância de reciclar e os alunos amaram confeccionar o próprio brinquedo.

Eles se divertiram muito.

Confiram!

Educação Física - Professora Mayna

Sentimentos durante as brincadeiras e jogos