Projeto

Agrupamento de Escolas Alexandre Herculano

Breve descrição

O Agrupamento de Escolas Alexandre Herculano é constituído por 4 níveis de ensino: pré-escolar, 1ºciclo, 2ºciclo e 3ºciclo. Tem apostado num ensino que se pretende cada vez mais de qualidade abraçando projetos inovadores como é o caso do Projeto de Ensino Bilíngue e procura fazer face aos novos desafios pedagógicos, como é o caso da Flexibilidade Curricular, considerando sempre as necessidades dos alunos bem como os recursos disponíveis, quer em termos humanos como materiais.

Existem quatro áreas claramente identificadas que devem, gradualmente, ser trabalhadas de modo a que o Agrupamento possa crescer ainda mais em direção à sua internacionalização e à melhoria das suas práticas pedagógicas tendo em conta os desafios que procura e deseja concluir com sucesso: ao nível da aquisição/reciclagem de competências linguísticas dos docentes, tendo como língua alvo o Inglês; ao nível de competências digitais; ao nível da aquisição de novos métodos e ferramentas de ensino que se associem às competências digitais, bem como ao nível da promoção/alargamento da dimensão internacional do Agrupamento.

Constata-se que é necessário reequacionar o método de trabalho dos professores e a dinamização das aprendizagens dos alunos; incrementar as competências dos professores na área dos recursos digitais, de modo a que se possa ir ao encontro dos avanços tecnológicos e das novas oportunidades que surgem, de forma a otimizar os recursos digitais disponíveis nas diferentes escolas e a consolidar a coesão do Agrupamento no que diz respeito à própria comunicação e interligação das diferentes escolas e departamentos. Estando as escolas separadas em termos físicos, é necessário adquirir práticas cada vez mais coesas de integração dos alunos no conceito de Agrupamento e tal passa por se dotarem as pessoas de competências nessa área. Valorizar o papel dos professores.

Por outro lado, é necessário trabalhar no sentido de criar condições para que a escola possa crescer em termos internacionais, dinamizando cada vez mais projetos eTwinning bem como caminhando em direção à promoção e dinamização de mais projetos Erasmus KA2 de forma a conseguir criar equipas de professores motivadas, coesas e dinâmicas. Incrementar o papel interventivo dos professores.

Sendo um Agrupamento composto por cerca de 150 professores e 1300 alunos de diferentes origens e proveniências, considera-se que é necessário proceder-se a uma seleção criteriosa de um grupo de participantes que possa, de forma dinâmica, envolver e incentivar à mudança e à participação dos restantes docentes na continuidade deste projeto que se pretende aglutinador de todo o Agrupamento. Assim, tendo equacionado um processo de seleção dos diferentes professores que integrarão a equipa de participantes, considerou-se que seria interessante termos a oportunidade de aprendermos através do exemplo de outros, como é o caso das atividades de Job Shadowing, bem como sob a orientação de formadores certificados nas áreas identificadas no âmbito das competências digitais e o conceito de Sala de Aula do Futuro.

No que diz respeito às atividades de Job Shadowing estabeleceram-se contactos com duas escolas diferentes com sistemas de ensino igualmente diferentes para que as observações possam ser complementares; assim, com um parceiro Finlandês e com uma parceira Italiana que estão a colaborar connosco num outro projeto Erasmus KA2. No que concerne a atividade de Formação, espera-se alcançar um novo conceito de Sala de Aula do Futuro que nos permita valorizar os meios digitais disponíveis e ao serviço do Agrupamento de forma a interliga-los com novas pedagogias de ensino que coloquem o Agrupamento cada vez mais na senda de ensino no século XXI.

Em suma, estas atividades bem como toda a dinâmica de trabalho equacionado ao nível do Agrupamento permitir-nos-á ensinar de forma diferente e cada vez com mais qualidade, repensar métodos, formas de organização e gestão da escola e dos alunos, fazer um uso mais criativo e dinâmico dos meios digitais, potenciar a dimensão europeia criando uma rede de contactos que nos permita dinamizar mais projetos eTwinning e Erasmus+ e sobretudo incrementar as competências dos professores, motivando-os e valorizando-os.

Alcançaremos um novo patamar de ensino de qualidade com alunos mais motivados, com professores dotados de outros métodos e estratégias e com um conceito de Escola reforçado no seio da Comunidade Escolar. Dinamizaremos a vertente europeia da Escola bem como a vertente inclusiva e aberta a novos desafios culturais e sociais.

PLANO DE DESENVOLVIMENTO EUROPEU

Áreas a serem trabalhadas:

  • Aquisição de novos métodos de ensino ( que se interliguem aos conceitos de Flexibilidade Curricular e CLIL – Projeto de Ensino Bilíngue);
  • Reciclagem de competências linguísticas/comunicativas (Inglês) ;
  • (Re)vitalização/reciclagem de competências digitais;
  • Promoção/alargamento da dimensão internacional do Agrupamento – rede de contatos .