Foram elaborados e aplicados dois inquéritos aos participantes no projeto em momentos distintos: antes da atividade de formação e do Jobshadowing e após ambos.
Registo de resultados e/ou algumas respostas.
Face à motivação para participar nesta atividade:
"Conhecer outras realidades que possam contribuir para melhorar a minha prática pedagógica."
"Bastante curiosidade e grande expetativa. Espero encontrar muitas situações novas e diferentes para conseguir replicar nas minhas turmas. Vou gostar de toda esta observação..."
"A perspetiva de contactar com realidades diferentes (culturais e de prática pedagógica) que certamente enriquecerão a minha prática profissional."
"O gosto pela aquisição de novas competências para a docência/ liderança de estruturas intermédias a partir da observação e partilha de práticas pedagógicas e organizacionais diferentes ."
Duas expetativas face à atividade:
"Aprender com a experiência de outras realidades e transpor essas aprendizagens para a nossa escola."
"Curiosidade para observar novos métodos e novas formas diferentes daquelas que estamos habituados. Quero estar muito atento e conseguir observar todo um conjunto de vivências e práticas pedagógicas diferentes."
"Aprender práticas pedagógicas diferentes das minhas, contactar com uma cultura diferente, reforçar os meus conhecimentos de inglês..."
"Adquirir conhecimentos a partir da observação in loco; Encontrar pontos de confluência/ divergência entre os sistemas educativos finlandês e português."
"Conhecer uma realidade diferente. Aprender novas metodologias e estratégias, que poderão ser úteis ao meu desempenho futuro."
Registo de resultados e/ou algumas respostas.
Face à motivação para participar nesta atividade:
"A vontade de inovar e adquirir novas estratégias de ensino."
"Aprender novas ferramentas de trabalho, nomeadamente digitais e ter experiências de formação diferentes."
"O que motiva é aprender mais para poder trabalhar de uma forma mais eficaz e atrativa com os meus alunos, conhecer novas formas de trabalhar e novas realidades. Adequar a minha pratica letiva à realidade que vivemos."
"A vontade de conhecer diferentes metodologias de ensino e novas ferramentas informáticas, para poder potenciá-las na minha prática letiva, com os alunos."
"Aprender em novos contextos de aprendizagem."
"Os motivos são: alargamento de horizontes e melhoria das minhas práticas letivas; descoberta de novos sítios, de pessoas diversas, costumes originais que nos enriquecem enquanto seres humanos."
Duas expetativas face à atividade:
"Adquirir novas ferramentas que permitam desenvolvimento e aprendizagens das crianças através de jogos, atividades."
"Adquirir novas ferramentas informáticas para desenvolver em sala de aula, aprofundar e diversificar os meus conhecimentos tecnológicos, partilhar experiências com os colegas."
"Aprender a trabalhar com ferramentas novas e inovar a minha pratica letiva."
"Adquirir novas competências ao nível das ferramentas web 2.0 e partilha de experiências."
"Munir-me de ferramentas digitais que promovam a motivação dos meus alunos face à aprendizagem de uma língua estrangeira; Desenvolver e implementar novas metodologias de aprendizagem; Partilha de experiências diferentes e enriquecedoras."
Registo de resultados e/ou algumas respostas.
Alguns dos aspetos mais interessantes:
"O mais interessante com que me deparei foi o facto de ter uma quantidade enorme de aplicações disponíveis de forma gratuita com as quais não trabalhava por desconhecer ou simplesmente desconhecer as suas capacidades e funcionamento." (Curso)
"Os aspetos mais interessantes foram as condições de trabalho dos professores e a conduta respeitadora e concentrada dos alunos. Quanto à prática letiva, talvez o que irei pôr mais em prática será uma maior ligação das aulas aos espaços exteriores." (Jobshadowing)
"A diversidade de ferramentas digitais existentes e o modo fácil e adequado de as utilizar. O dinamismo empregue nas mesmas. As diferentes abordagens utilizadas e com sucesso imediato." (Curso)
"Uma situação que me surpreendeu está relacionada com algumas disciplinas práticas ministradas aos alunos como, por exemplo, Economia Doméstica e Artesanato que preparam os jovens para as tarefas do dia a dia; algumas estratégias usadas em sala de aula, principalmente, na disciplina de matemática que considero interessantes e que pretendo usar na minha prática letiva, nomeadamente, o registo feito pelo aluno do que aprendeu durante a aula." (Jobshadowing)
"Aprendi a usar algumas ferramentas da Web. Gostei bastante do Plickers e penso usar na minha prática letiva." (Curso)
"Aspetos que mais me chamaram à atenção:
- O comportamento, o civismo e a calma demonstrada pelos alunos, quer em sala de aula quer fora.
- O ritmo das aprendizagens dos alunos. Ouviam de forma calma e serena e depois trabalhavam sem distúrbios e sem manifestações de desagrado.
- Grande autonomia dos alunos.
- Docentes sem pressa, sem stress e sempre com um tom de voz calmo e sereno.
- Salas muito bem equipadas e com um conjunto de materiais sempre ao dispor.
- Intervenção dos alunos no momento certo.
- Relação professor/aluno boa.
- Tratamento dos conteúdos de forma muito equilibrada. " (Jobshadowing)
"Curso muito dinâmico, interativo e atual. Aprendi novas ferramentas para aplicar na minha atividade assim como estratégias de implementação dessas ferramentas. O que mais me surpreendeu foi a forma como decorreu o curso, a interação entre formadora e formandos e toda a alegria e dinamismo com que decorreu o mesmo." (Curso)
"A existência da disciplina de Economia Doméstica, com um caráter essencialmente prático, que em muito contribui para o desenvolvimento de competências essenciais para a gestão da vida quotidiana.
A postura e comportamento dos alunos e a forma dos professores lidam com essas questões.
As metodologias de aprender fazendo, em que se solicita a autonomia e a responsabilidade dos alunos, estabelecendo tarefas para promoção dessa aprendizagem." (Jobshadowing)
Algumas das respostas dadas a questões específicas:
Registo de resultados e/ou algumas respostas.
Face à motivação para participar nesta atividade:
"A experiência de poder conhecer outras realidades, outras práticas e de percecionar o que pode fazer sentido para enriquecer e melhorar as nossas práticas."
"Conhecer melhor o trabalho realizado em diferentes países, no âmbito da educação.
Observar e partilhar formas de trabalho didático/pedagógico interessantes e propiciadoras de boas práticas."
"Aprendizagem de diferentes métodos e pedagogias em contexto de Jardim de Infância.
Troca de experiências pedagógicas que enriqueçam a minha prática com educadora de infância."
"Conhecer diferentes ferramentas e metodologias de ensino que constituam uma mais valia para o exercício da minha prática pedagógica enquanto docente. Experimentar diferentes realidades/abordagens ao nível da prática docente e desenvolver a língua inglesa, principalmente ao nível da oralidade. Experimentação de outras línguas nativas e realidades sociais inerentes aos países estrangeiros envolvidos nas atividades/mobilidades do projeto."
Duas expetativas face à atividade:
"Conhecer desenhos educativos na Educação Pré-escolar fora de Portugal. Poder adquirir novas propostas pedagógicas que possam ser disseminadas pelas educadoras do Agrupamento."
"Assistir a técnicas pedagógicas diferentes; Conhecer outras realidades educativas e culturais."
"Conhecer outras realidades e dinâmicas em sala de aula; Percecionar o que pode, ou não ser adaptado à nossa realidade."
"Conhecer realidades de diferentes países no que diz respeito a escolas e educação. Contribuir para a implementação de práticas inovadoras que motivem os alunos."