Distúrbios do sono

Insônia

Vamos falar sobre insônia? Este vídeo educativo do Osmosis fala muito bem sobre esse sintoma extremamente comum.

Ter uma noite de insônia é algo frequente. O problema passa a preocupar quando ela ocorre noite após noite. A insônia pode ser uma dificuldade para iniciar o sono ou o despertar antes do necessário, não conseguindo voltar a dormir. 

A falta de sono causa sonolência diurna, fadiga e com o tempo pode levar a irritabilidade e outros sintomas, afetando a qualidade de vida e o dia-a-dia tanto no desempenho no trabalho, quanto na vida pessoal.

A insônia tem várias causas, mas é importante o alerta sobre o risco de abuso de álcool e a auto-medicação com sedativos como os benzodiazepínicos (diazepam, etc..) que podem levar a dependência.

Um passo fundamental do tratamento é a higiene do sono:

criar uma rotina de horários, ir se deitar apenas com sono, ambiente tranquilo silencioso e sem iluminação, evitar cochilos durante o dia, evitar cafeína e derivados no final da tarde, diminuir consumo de álcool e realizar a cessação de tabagismo.

Os exercícios físicos também ajudam bastante, o ideal é fazer no final da tarde, não muito perto do horário de dormir.

Técnicas de relaxamento são úteis, assim como as terapias comportamentais.

Por último, algumas medicações podem ajudar, bem como o tratamento de doenças que podem estar associadas a insônia, como a depressão e a ansiedade. 

Um acompanhamento nessa situação é importante, procure seu médico.

#sono #insônia #neurologia


Dra Clarice Listik 

Neurologista

CRM-SP 161574

RQE 66420