Hoje vamos falar um pouco sobre Ataxia. Existe muita confusão sobre este termo no dia-a-dia. A ataxia é um sinal neurológico presente em muitas doenças diferentes. Em geral, pessoas com ataxia tem desequilíbrio, dificuldade para andar e alteração para falar e para engolir.
Muitos pacientes com ataxia vem no consultório se queixando que as outras pessoas acham que eles estão andando e/ou falando como se estivessem "bêbados". Isso, infelizmente, acontece por uma falta de informação, pois pessoas com ataxia podem ter, como dito acima, dificuldade para andar e para falar devido a sua doença.
A ataxia pode ocorrer por alteração no cerebelo (algumas apresentam atrofia cerebelar) e em suas vias, bem como por alteração em outras vias do Sistema Nervoso Central.
Como dito acima, existem diversas causas de ataxia. Elas podem ser hereditárias (de origem genética, passando de pais para filhos como, por exemplo, as ataxias dominantes ou ataxias espinocerebelares, também conhecidas como SCAs, do inglês spinocerebellar ataxias).
Uma das SCAs mais frequentes é a SCA 3 ou Doença de Machado Joseph, muito comum em Portugal e no Brasil. Além disso outras causas de ataxias não dominantes existem como as ataxias recessivas (como a Ataxia de Friedreich, entre outras).
As ataxias também podem acontecer por causas adquiridas como doenças infecciosas, inflamatórias, entre outras.
A investigação e o acompanhamento com um neurologista é muito importante para chegar num diagnóstico correto (devido as diversas doenças que podem levar a ataxia) e para o tratamento adequado.
Muita atenção com as quedas devido ao desequilíbrio e a dificuldade para andar presente nas diversas ataxias, bem como com a dificuldade para engolir (disfagia) que pode levar a engasgos e pneumonias.
#neurologia #ataxia #desequilíbrio #fala #disfagia #fono #quedas#fisioterapia
Dra Clarice Listik
Neurologista
CRM-SP 161574
RQE 66420