Parafraseando Emmano Garcia, somos artistas, pois se assim não fôssemos, triste seríamos!
Somos uma companhia de teatro que nasceu de um encontro de almas; sem almejar, fomos nos unindo e criando uma irmandade, com os pés descalços e as almas leves decidimos apostar tudo em nosso amor, em nossa arte.
Somos apenas homens de teatro que quando fomos chamados a cantar cantamos, bailamos, e nesta dança não deixamos de rodar. Sentimos que o amor pelo que fazemos ultrapassa a cada um e a todos em ressonância.
E resiliência tem sido nosso lema desde o princípio desta viagem que nos deixamos seguir.
A Cia de Teatro Conscius Dementia, com 9 anos, de Poços de Caldas/MG, trabalha com o teatro de grupo e tem como visão ser reconhecida, apreciada e valorizada pelo seu trabalho de qualidade. Sendo referência no formato teatro de grupo sustentável, a nível nacional e internacional. Mostra que através da arte, do comprometimento e escutando o povo é possível transformar realidades individuais e coletivas. Em 2020 encara um de seus maiores desafios: fazer arte durante o isolamento social. Foi a primeira e única cia da cidade a fazer teatro digital ao vivo, criando a sua própria metodologia desse novo fazer teatral, tendo sucesso de público em suas duas estreias. Com isso a cia também integrou um núcleo de pesquisa em teatro digital com professores da UFOP e da UFSJ.
Possui em seu currículo 18 espetáculos, com destaque para “Liberdade, Liberdade”, vencedor do Prêmio Benigno Gaiga de Incentivo ao Teatro, 2015 e convidado a se apresentar na Universidad de Córdoba, Argentina, 2016; “O Santo e a Porca”, vencedor do Prêmio Benigno Gaiga de Incentivo ao Teatro, 2016; “Os Saltimbancos” 2 prêmios FETEM 2015; “Terra e Mar” 5 prêmios FETEM 2016 e circulação em escolas da periferia de Santiago, Chile pelo Edital de Intercâmbio Circula Minas, 2017; “A Lendária Saga no Vale das Cores” 4 prêmios FETEM 2016, além de 9 cenas curtas, com destaque para “Pérolas do RH” 3º lugar no Festival de Humor 2016 e “A Vida de uma Morte” 1º lugar no Festival de Humor 2018. Várias intervenções, 2 financiamentos coletivos, produção, muitas oficinas e formações, incluindo a Residência Artística em teatro digital patrocinada pelo Instituto Alcoa.
Nossa Missão
Levar o teatro de grupo, teatro como expressão política; como ato de amor; como ferramenta de luta social; como ocupação de espaços para todo e qualquer indivíduo a fim de que tenhamos uma sociedade mais justa.
Nossa Visão
Ser reconhecida, apreciada e valorizada pelo seu trabalho de qualidade. Auxiliar nos questionamentos de estruturas sociais e políticas através de espetáculos bem produzidos, sendo referência no formato teatro de grupo sustentável, a nível nacional e internacional. Mostrar que através da arte, do comprometimento e escutando o povo é possível transformar realidades individuais e coletivas.
Nossos Valores
Acessibilidade – possibilidade de acesso da comunidade à cultura
Amor – pela arte, pelos artistas, pela sociedade
Criatividade – espetáculos que explorem ao máximo o potencial criativo das obras e dos artistas
Cultura – promoção de iniciativas que visam aumentar o valor da cultura brasileira
Flexibilidade – para lidar com os ciclos naturais da existência humana.
Honestidade – com nossa identidade, com o que acreditamos; trabalhar com transparência e sem corrupção.
Honrar o processo – para que possamos aproveitar o caminho e não só a chegada.
Inovação – espetáculos e projetos diferenciados, que buscam frequentemente as mais novas linguagens artísticas
Liberdade – para criar, crescer e ser quem se é
Organização – para sempre termos ciência de onde estamos e para onde vamos
Qualidade – produções e projetos realizados com seriedade e profissionalismo
Reconhecimento – da arte como trabalho sustentável
Respeito – à sociedade e aos artistas
Responsabilidade Social – contribuição para o desenvolvimento de uma sociedade mais justa
Tenacidade – não desistir da arte
Bacharel em Artes Cênicas – Interpretação e Licenciada em Artes Cênicas pela UFOP, Gestora Cultural e editora de vídeo pelo IF Sul de Minas. Facilitadora pelo programa Germinar. Atriz e diretora profissional DRT/MG 9226. Fundadora, sócia, atriz, diretora e produtora da Cia de Teatro Conscius Dementia. Arte-educadora com experiência em aulas de artes em escolas públicas e particulares, aulas de teatro em instituições e oficinas em eventos. Professora e proprietária da Arte Inquieta Escola de Cultura. Participante da oficina Artista Empreendedor e oficina com Eugênio Barba no ConectArt e muitas outras em festivais. Tem experiência na escrita, elaboração e gestão de projetos socioculturais para Leis de Incentivo e patrocínio direto. Participante certificada na Jornada Emancipa pela A Guarda-Chuva com projeto “Coragem, artista”, base para o projeto “Teatro digital - residência Conscius Dementia”.
Licenciada em artes visuais na UNIFRAN. Gestora Cultural pelo IF Sul de Minas. Maquiadora cênica e editora de vídeo pelo IF Sul de Minas e curso de “moda e figurino” pela mesma instituição. Atriz e maquiadora cênica com registro profissional, DRT/MG 13292. Diversos cursos de especialização em maquiagem social e artística com destaque para “Artist MakeUp I”, “Fx Criaturas”, “Animalização”, pela U!Make Makeup School. É atriz, sócia, maquiadora, produtora, empreendedora cultural e contadora de história na Cia de Teatro Conscius Dementia. Participante das oficinas do projeto Faça você mesmo (Release, fotografia e storytelling). Tem experiência na elaboração e gestão de projetos socioculturais para Leis de Incentivo e patrocínio direto. Professora instrutora e proponente do projeto “Mulheres que Brilham Makeup” (LMIC). Professora/Tutora no Curso de Maquiagem Cênica do IF de Muzambinho.
Bacharel em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda pela UNIFAE e Gestora Cultural pelo IF Sul de Minas. Facilitadora pelo Programa Germinar. Cursando Formação em Teatro Digital com Teatro em Movimento e Rubim Produções. Cursou “Reaprendizagem Criativa” - Keep Learning School. Atriz (registro profissional DRT 0013304/MG), sócia e designer na Cia de Teatro Conscius Dementia. Cursou: teatro no Núcleo de pesquisa teatral do SESC, no conservatório Municipal e teatro, linguagem audiovisual e interpretação para cinema e TV na Cia Bella de artes em Poços de Caldas, oficina com Eugênio Barba no ConectArt e outras na área de atuação em festivais.Tem experiência na elaboração e gestão de projetos socioculturais para Leis de Incentivo e patrocínio direto. Oficineira nos projetos Faça você mesmo em parceria com a Secretaria de Promoção Social de Poços de Caldas e coordenadora geral da Oficina Artista Empreendedor pela Guarda-Chuva. Facilitadora no projeto Trilha Criativa: gestão de carreira artística.
Licenciada em Artes Cênicas pela UFOP, bacharelado incompleto em Interpretação pela UFOP. Gestora Cultural pelo IF Sul de Minas. Facilitadora pelo programa Germinar. Cursou a Formação em Teatro Digital com o Teatro em Movimento e Rubim Produções. Atriz e produtora na Cia de teatro Conscius Dementia. Registro profissional: DRT 0013282/MG. Professora e proprietária da Arte Inquieta Escola de Cultura. Participou do Núcleo de pesquisa teatral do SESC Poços de Caldas. Produtora executiva do Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana por seis anos e outros festivais. Participante da oficina Artista empreendedor e várias outras na área da atuação. Arte-educadora com experiência em aulas de artes em escolas pública e particular, aulas de teatro em instituição e oficina em evento. Tem experiência na elaboração e gestão de projetos socioculturais para Leis de Incentivo e patrocínio direto. Facilitadora no projeto Trilha Criativa: gestão de carreira artística.