Este curso de 25 horas, pretende promover a reflexão das escolas sobre os desafios que se nos afiguram, questionado o papel e o modelo de organização atual, o caminho que a todos deve envolver.
Pretendemos apresentar e discutir estratégias para uma saudável naturalização do digital com propostas concretas, objetivas e práticas de cidadania ativa com uso híbrido da tecnologia que temos ao dispor na escola. Pretendemos perceber qual o contributo da tecnologia e da inovação nos projetos educativos que promovam uma cidadania ativa, responsável e ajustada à revolução digital que acompanha as sociedades contemporâneas e inclusivas.
A articulação de políticas educativas e a necessidade de encontrar soluções para os desafios e obstáculos que a educação enfrenta exigem níveis de literacia científica, de reflexão e de análise critica de toda a comunidade educativa.
Temas:
Tema 1: Os desafios da Educação atual provocados pela Inteligência Artificial.
Tema 2: Os modelos de escola de uma Educação de século XXI.
Tema 3: A importância da Literacia Científica e da Cidadania Digital no perfil de competências dos Alunos à saída da escolaridade obrigatória.
Tema 4- Plataformas Digitais de enriquecimento Curricular.
Tema 5: O papel das lideranças educativas numa sociedade em crescente adaptação à mudança.
Tema 6: Práticas de naturalização com o digital: a regulação dos ecrãs.
Tema 7: O papel das emoções como práticas de verdadeira cidadania inclusiva.
O curso é específico?
Este conjunto de seminários poderá ser considerado na dimensão científica e pedagógica, para todos os grupos de recrutamento, de acordo com o artigo 3º do despacho 779/2019.
Que tarefas tem de cumprir para realizar o curso de 25 horas?
Deve assistir a 1/3 das 25 horas, sendo que pode faltar a 2 sessões das 7 presenciais. As tarefas à distância correspondem às restantes horas.
Depois de cada sessão fará uma "micro-reflexão" em suporte digital que servirá de relatório final (5 sessões). Haverá ainda um questionário final.