Tema: Práticas de naturalização com o digital: a regulação dos ecrãs
5 junho 16 horas
LOCAL – Escola EB 2/3 Gil Vicente - Urgeses
MODERADORES:
José Alberto Lencastre e Marco Bento
Apresentação das ferramentas e estratégias do prof. Filipe Galego na Matemática.
O prof. Ulisses Mota partilhou o seu "jogo de fuga" que ilustra os desafios que se podem utilizar para estimular a leitura e aprendizagem.
Manuel João Costa
Pró-Reitor da Universidade do Minho para a Inovação Pedagógica
Nasceu no Porto em 1969.
É Pró-Reitor: Assuntos Estudantis e Inovação Pedagógica na Universidade do Minho. É licenciado em Bioquímica pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto e doutorado em Ciências Biomédicas pela mesma Universidade. Iniciou a sua carreira docente na Universidade dos Açores em 1996. Em Janeiro de 2004, ingressou na Universidade do Minho, na Escola de Medicina onde é Professor Associado desde Maio de 2011. É investigador do Instituto de Investigação de Vida e Saúde (ICVS). Foi membro do Conselho Geral da Universidade do Minho entre Outubro e 2017 e Setembro de 2018.
A sua atividade académica tem incidido sobre a inovação nas práticas pedagógicas no ensino superior e sobre a investigação da educação na área da saúde, em particular na educação médica. Na Universidade do Minho, participou na fundação e coordena o Centro de Inovação para o Desenvolvimento do ensino e Aprendizagem (IDEA-UMINHO). A nível nacional, participou na fundação e lidera a Rede de Investigação em Educação Médica. Internacionalmente, tem exercido funções em comissões internacionais nas áreas de ensino de bioquímica e de educação médica. Organiza desde 2003 diversos cursos e eventos de inovação e desenvolvimento de práticas pedagógicas para docentes do Ensino Superior. É autor de mais de 70 publicações nas áreas de desenvolvimento de empatia nos estudantes de saúde, avaliação das aprendizagens, o envolvimento dos estudantes no ensino superior e metodologias de aprendizagem interativas e inovadoras no ensino de ciências biomoleculares.
Filipe Galego
Professor de Matemática em Coimbra
Filipe Galego é licenciado em Matemática – Ramo Educacional, pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra. Professor do Grupo 500, na Escola Básica 2,3/S Pedro Ferreiro, em Ferreira do Zêzere. Exerceu ao longo dos anos, vários cargos de coordenação nas escolas, tendo também lecionado TIC. Autor de auxiliares e manuais de Matemática, pela Areal Editores. Formador de professores certificado pelo CCPFC. Formador Certificado ClassPoint e Embaixador ClassPoint em Portugal. Formador do Projeto Gen10s - Programação em Scratch no 2.º Ciclo. Formador do PTD.
É um entusiasta da tecnologia e durante a pandemia criou um canal de YouTube para apoio de professores e alunos.
Sofia Leite
Instituto de Neurociências
Psicóloga Clínica no RELIB e no Neurobios - Instituto de Neurociências, e investigadora de translação em tecnologias de saúde e tecnologias de ensino/aprendizagem. Investigadora integrada no CINTESIS, Faculdade de Medicina, Universidade do Porto, grupo AI for Health. Membro da equipa central de TheWholeBrainFoundation, Cambridge, USA, no MindShot Project, uma plataforma de sistemas de ensino/aprendizagem. Vice-presidente da Dare Association, USA, teoria e prática em aprendizagem e desenvolvimento humano. CEO do RELIB - Saúde Mental Integrada Prática & Tecnologia & Educação. Co-fundadora e SCO do HALO, tecnologia de saúde mental. Formadora em Psicoterapia Corporal no Instituto Português de Psicoterapia Corporal. Mestrado em Neurociência Cognitiva e Doutoramento em Engenharia Biomédica com bolsa Fulbright em Harvard Medical School.
Ulisses Mota
Professor de Português em Esposende
Ulisses José Pimentel da Mota, natural de Braga, nascido a 4 de agosto de 1966 e residente em Esposende. Licenciado em Humanidades pela Universidade Católica (Braga) e Pós-Graduação em Administração Escolar pela Universidade do Minho (Braga).
Pertence ao Quadro da Escola Secundária Henrique Medina, Esposende, do grupo 300, e leciona as disciplinas de Português e de Literatura Portuguesa.
É um professor apaixonado, estudioso, eterno aprendiz e irrequieto que tem procurado ajudar os alunos a aprender também através do digital e de forma equilibrada. Em particular, desenvolve atividades associadas à gamificação como é o caso dos Jogos de Fuga Educativos, tendo como objetivo implementar metodologias ativas, centradas nos alunos, procurando a inovação na sala de aula de forma a “comprometer” os alunos na construção das suas aprendizagens, permitindo que eles desenvolvam de forma motivadora as suas competências e literacias, nomeadamente, da leitura e da escrita.
Tem participado em webinars/encontros como orador e dinamizado workshops na área da gamificação/Jogos de Fuga Educativos como promotores da leitura. A título de exemplo: participou a convite da Escola Superior de Tecnologia e de Gestão de Lamego como orador no IVº Encontro de Práticas Pedagógicas no Ensino a Distância UMA EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA " ESCAPE ROOM COMO ATIVIDADE DE ENGAGEMENT DOS ALUNOS"
Dinamizou três Ações de Curta Duração sobre a “Criação de Jogos de Fuga Educativos (Escape Rooms) no Google Forms”, a convite do Centro de Competência TIC da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal (ccTIC – ESSE/IPS – Setúbal)
Desenvolveu uma sessão prática sobre “Criação de Jogos de Fuga Educativos (Escape Rooms) no Google Forms” a convite do Centro de Formação de Professores da Educom -Associação Portuguesa de Telemática Educativa
Foi orador convidado no Webinar “Vamos Conversar com – Jogos de Fuga Educativos” promovido pelo Centro de Competência TIC da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal (ccTIC – ESSE/IPS – Setúbal)
Foi orador convidado pelo PNL 2027, no âmbito da plataforma PICCLE, para dar o seu testemunho como utilizador dessa plataforma para desenvolver a literacia de comunicação nos alunos.
Dinamizou um WorkShop “ Imergir num Jogo de Fuga Educativo” a convite da Professora Neuza Pedro do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa para os alunos do Curso de Pós-Graduação em Tecnologias e Robótica no Ensino Básico e em dois seminários a 5 de dezembro de 2022 e 6 de março de 2023 sobre Gamificação no Ensino a convite dos professores Pedro Henriques e Cristiana Araújo do Departamento de Informática da Universidade do Minho, com alunos do 1º e 2º de mestrado em informática.
Em setembro de 2022, a convite do Departamento de Línguas da Escola Secundária de Fafe dinamizou mais uma ACD sobre a utilização de jogos de fuga educativos como metodologia/estratégia de aprendizagem.
Ainda da sua aventura pedagógica, tem dinamizado diversos workshops no âmbito das “Leituras gamificadas e com Jogos de Fuga Educativos”:
● tem marcado presença no TIC Portugal ( 2021, 2022 e 2023)
● com o Clube Ciência Viva do Agrupamento de Escolas de Valdevez, Arco de Valdevez,
● com as interconcelhias de RBE do Alentejo e Beira.
● participou como representante da região Minho no Webinar da DGE "Práticas inovadoras com o digital" | Minho (https://www.youtube.com/watch?v=PBAnJ6yvdwk).
● esteve nas V Jornadas Interconcelhias de Bibliotecas de Amares, Terras de Bouro e Vila Verde, em Vila Verde.
● participou, em Seia, no VI Encontro Leitur@s: uma Viagem de Escolhas com uma comunicação e a dinamização de WS.
● participou, em Vila Nova de Famalicão, no 16.º Encontro de Serviços de Apoio às Bibliotecas Escolares: Partilha de Boas Práticas com uma comunicação subordinada ao tema “Novos desafios da leitura”
● esteve, no dia 19 de fevereiro de 2024, na Universidade do Minho a convite do Departamento de Informática, nas pessoas dos professores Pedro Henriques e Cristiana Araújo, no âmbito da Unidade Curricular Pensamento Computacional, a dinamizar um seminário com Jogos de Fuga e mundos imersivos.
Links de interesse:
https://educacoesemrede.com/2020/09/01/a-escape-room-como-forma-de-sair-da-zona-de-conforto/
https://educacoesemrede.com/2020/09/22/o-olhar-de-um-aprendente/
https://www.pnl2027.gov.pt/np4/leituraescritatecnologiasdigitais.html