Seminário 2

Tema: Os modelos de escola de uma Educação de século XXI


20 março 16 horas


LOCAL – Escola Secundária de Caldas de Vizela

MODERADORES:

 

Marco Bento e Luís Barata

PaDDE AECV.pdf

Fátima Gonçalves

O Plano de ação para o desenvolvimento digital no AECV

Paulo Almeida

O humanismo na liderança de uma escola pública

Pedro Santa Clara 

Fundador da Nova SBE; Escola 42 em Portugal e Projeto TUMO em Portugal

Pedro Santa-Clara é Professor Catedrático de Finanças na Nova School of Business and Economics desde 2007. Foi Professor Assistente, Associado e Catedrático de Finanças na Anderson School of Management da UCLA de 1996 a 2009. Pedro possui uma licenciatura em Economia pela Nova SBE e um doutoramento em Finanças pelo INSEAD.

Pedro publicou mais de 30 artigos em importantes revistas acadêmicas de Finanças e Economia. Foi associado de pesquisa do National Bureau of Economic Research e membro pesquisador do Centro de Pesquisa em Política Econômica.

Em 2012, a carreira de Pedro tomou um rumo radical e, ao longo dos seis anos seguintes, liderou a construção do novo campus em Carcavelos para a Nova SBE e a campanha de €54 milhões que a financiou. Neste contexto, Pedro liderou a criação da Fundação Alfredo de Sousa, da qual foi presidente entre 2015 e 2018.

No início de 2019, Pedro fundou a Shaken Not Stirred, uma empresa que promove e gere projetos educacionais: o 42 Lisboa abriu em outubro de 2020 e o 42 Porto abriu em julho de 2022; o Miles in the Sky começou em agosto de 2021; o TUMO abriu seu primeiro centro em Coimbra em setembro de 2023.

Pedro é fundador e membro do Conselho de Administração do Instituto Mais Liberdade, um think tank que promove os ideais liberais de liberdade individual, economia de mercado e democracia.

Pedro é sócio fundador da Atrium Portfolio Managers, uma empresa de gestão de ativos criada em 1999, e da Data4Deals, uma startup de fintech criada em 2021.

Pedro é casado com Ana Conduto e tem três filhos maravilhosos, André, Tiago, Tomás, e dois belos netos, Mateo e Sofia. No seu tempo livre - que tempo livre? - Pedro gosta de correr, fazer crossfit, ler e, acima de tudo, passar tempo com amigos e família.

TUMO Coimbra - https://www.youtube.com/watch?v=S8HDZ1ctNLo

Nova SBE - https://www.youtube.com/watch?v=vT0NMk6a5O8

Escola 42 - https://www.jn.pt/3120852378/escola-42-ensina-programacao-gratuitamente-no-centro-do-porto/

Paulo Almeida

Diretor AEFCPS Rio Maior

O que não nos desafia, não nos transforma!

Paulo Almeida, nasceu em 1975 em Águeda.

É licenciado em matemática pela Universidade de Coimbra, é pós-graduado em Ensino da Matemática e mestre em Matemática pela Universidade de Aveiro, em 2008 terminou a sua Especialização em Administração Escolar pela Universidade de Coimbra. 

É diretor do Agrupamento de Escolas Fernando Casimiro Pereira da Silva em Rio Maior (AEFCPS), desde 2012, tendo sido subdiretor entre 2008 e 2012 e assessor entre 2007 e 2008.

Foi professor acompanhante do Plano de Ação para a Matemática (PAM) e, durante 10 anos, foi supervisor de exames pelo IAVE, tendo participado nos projetos EQUAMAT e PmatE da Universidade de Aveiro.

Formador na área da Didática da Matemática, da Administração Escolar, das Tecnologias Educativas, entre outros.

É coautor de vários manuais escolares de matemática de diferentes anos de escolaridade e de vários artigos sobre educação. 

O Agrupamento que dirige participa ou partiipou no Projeto Piloto de Manuais Digitais pelo quarto ano, no Includ-ed, no Projeto ESABE (ecossistemas de bem-estar e aprendizagem), no MenSi, no Projeto Piloto de Inovação Pedagógica (PPIP), Future ClassroomLab da European Schoolnet; Projeto Par e PAR 2 do IAVE sobre a utilização dos dados e relatórios da avaliação externa;

Paulo Almeida foi professor do #EstudoEmCasa.

https://aefernandocasimiro.wordpress.com/ 

Diana Mesquita

Universidade Católica

Criar experiências significativas através da inovação pedagógica

Doutorada em Ciências da Educação, na especialidade de Desenvolvimento Curricular pelo Instituto de Educação da Universidade do Minho desde 2015.

É, desde 2020, Professora Auxiliar convidada na Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa e membro integrado do Centro de Investigação para o Desenvolvimento Humano (CEDH) da mesma universidade.

Atualmente integra a equipa de direção do Centro de Investigação para o Desenvolvimento Humano (CEDH) da Universidade Católica Portuguesa. 

Os seus interesses investigação incluem: Desenvolvimento Profissional e Organizacional, Aprendizagem Colaborativa Docente, Comunidades de Aprendizagem Profissional, Formação de Professores, Inovação Pedagógica e Curricular, Aprendizagem Ativa, Ensino Superior e Educação em Engenharia.

É membro da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação (SPCE) e da Sociedade Portuguesa para a Educação em Engenharia (SPEE). É, ainda, revisora científica em diversas revistas de referência, tais como European Journal of Teacher Education (Routledge) e Journal of Engineering Education (Wiley).

Mais info: https://ciencia.ucp.pt/en/persons/diana-mesquita