Paulo Novais é Professor Catedrático de Ciência da Computação no Departamento de Informática, na Escola de Engenharia, na Universidade do Minho (Portugal) e investigador no Centro ALGORITMI, onde lidera o grupo de investigação ISLab - Laboratório de Inteligência Sintética, e coordena a linha de pesquisa em Ciência da Computação e Tecnologia (CST).
Coordenador do LASI (Laboratório Associado de Sistemas Inteligentes).
É diretor do Programa de Doutoramento em Informática e co-fundador e Vice-Diretor do Mestrado em Direito e Informática na Universidade do Minho.
Iniciou a sua carreira desenvolvendo pesquisa científica no campo de Sistemas Inteligentes/Inteligência Artificial (IA), nomeadamente em Representação e Raciocínio do Conhecimento, Aprendizagem Automática e Sistemas Multi-Agentes. Nos últimos anos, o seu interesse foi absorvido pelos diferentes, mas intimamente relacionados, conceitos de Inteligência Ambiente/Assistência Ambiente, Resolução de Conflitos, Análise Comportamental, Tutores Inteligentes e a incorporação de métodos e técnicas de IA nestes campos.
O seu principal objetivo de pesquisa é tornar os sistemas um pouco mais inteligentes, inteligentes e também confiáveis.
É co-autor de mais de 450 capítulos de livros, artigos de revistas, artigos de conferências e workshops e livros.
Presidente da Assembleia Geral e ex-presidente da APPIA (Associação Portuguesa para a Inteligência Artificial) entre 2016 e 2019, Membro Sénior do IEEE (Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrónicos), Membro do IFIP (Federação Internacional de Processamento de Informação) - TC 12 Inteligência Artificial e do comité executivo da IBERAMIA (Sociedade Ibero-Americana de Inteligência Artificial), e Coordenador do Comité Científico do Programa de Bolsas Gulbenkian "Novo Talento em Inteligência Artificial" da Fundação Calouste Gulbenkian.
Serviu como especialista de várias instituições, como a Comissão Europeia, a FCT (agência portuguesa que apoia a ciência, tecnologia e inovação), a A3ES (Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior) e a ANI (Agência Nacional de Inovação).
Universidade Aberta
“Os desafios da Educação atual provocados pela Inteligência Artificial”
Professor de Português (L1 e PLNM) e Inglês. Professor-tutor na Universidade Aberta. Formador de professores. Investigador no Laboratório de Educação a Distância e E-Learning (LE@D), nas áreas: Teorias e Práticas em Educação Aberta e a Distância; Educação e Problemáticas no Pósdigital, com foco em Tecnologia Educativa e Inteligência Artificial na Educação.
Licenciado em Línguas e Literaturas Modernas pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto, onde realizou também o Curso de Especialização do Mestrado em Ciências da Comunicação. Pós-graduação em Inovação Pedagógica e Mudança Educativa pela Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa, onde concluiu o ano curricular do Doutoramento em Ciências da Educação.
Atualmente, doutorando em Didática das Línguas, na Universidade Nova de Lisboa, em associação com a Universidade Aberta. Áreas de investigação: inteligência artificial generativa e avaliação baseada ou assistida por computador.
Nova SBE; Escola 42 em Portugal e Projeto TUMO em Portugal
Pedro Santa-Clara é Professor Catedrático de Finanças na Nova School of Business and Economics desde 2007. Foi Professor Assistente, Associado e Catedrático de Finanças na Anderson School of Management da UCLA de 1996 a 2009. Pedro possui uma licenciatura em Economia pela Nova SBE e um doutoramento em Finanças pelo INSEAD.
Pedro publicou mais de 30 artigos em importantes revistas acadêmicas de Finanças e Economia. Foi associado de pesquisa do National Bureau of Economic Research e membro pesquisador do Centro de Pesquisa em Política Econômica.
Em 2012, a carreira de Pedro tomou um rumo radical e, ao longo dos seis anos seguintes, liderou a construção do novo campus em Carcavelos para a Nova SBE e a campanha de €54 milhões que a financiou. Neste contexto, Pedro liderou a criação da Fundação Alfredo de Sousa, da qual foi presidente entre 2015 e 2018.
No início de 2019, Pedro fundou a Shaken Not Stirred, uma empresa que promove e gere projetos educacionais: o 42 Lisboa abriu em outubro de 2020 e o 42 Porto abriu em julho de 2022; o Miles in the Sky começou em agosto de 2021; o TUMO abriu seu primeiro centro em Coimbra em setembro de 2023.
Pedro é fundador e membro do Conselho de Administração do Instituto Mais Liberdade, um think tank que promove os ideais liberais de liberdade individual, economia de mercado e democracia.
Pedro é sócio fundador da Atrium Portfolio Managers, uma empresa de gestão de ativos criada em 1999, e da Data4Deals, uma startup de fintech criada em 2021.
Pedro é casado com Ana Conduto e tem três filhos maravilhosos, André, Tiago, Tomás, e dois belos netos, Mateo e Sofia. No seu tempo livre - que tempo livre? - Pedro gosta de correr, fazer crossfit, ler e, acima de tudo, passar tempo com amigos e família.
Paulo Almeida, nasceu em 1975 em Águeda.
É licenciado em matemática pela Universidade de Coimbra, é pós-graduado em Ensino da Matemática e mestre em Matemática pela Universidade de Aveiro, em 2008 terminou a sua Especialização em Administração Escolar pela Universidade de Coimbra.
É diretor do Agrupamento de Escolas Fernando Casimiro Pereira da Silva em Rio Maior (AEFCPS), desde 2012, tendo sido subdiretor entre 2008 e 2012 e assessor entre 2007 e 2008.
Foi professor acompanhante do Plano de Ação para a Matemática (PAM) e, durante 10 anos, foi supervisor de exames pelo IAVE, tendo participado nos projetos EQUAMAT e PmatE da Universidade de Aveiro.
Formador na área da Didática da Matemática, da Administração Escolar, das Tecnologias Educativas, entre outros.
É coautor de vários manuais escolares de matemática de diferentes anos de escolaridade e de vários artigos sobre educação.
O Agrupamento que dirige participa ou partiipou no Projeto Piloto de Manuais Digitais pelo quarto ano, no Includ-ed, no Projeto ESABE (ecossistemas de bem-estar e aprendizagem), no MenSi, no Projeto Piloto de Inovação Pedagógica (PPIP), Future ClassroomLab da European Schoolnet; Projeto Par e PAR 2 do IAVE sobre a utilização dos dados e relatórios da avaliação externa;
Paulo Almeida foi professor do #EstudoEmCasa.
Universidade Católica
"Criar experiências significativas através da inovação pedagógica"
Doutorada em Ciências da Educação, na especialidade de Desenvolvimento Curricular pelo Instituto de Educação da Universidade do Minho desde 2015.
É, desde 2020, Professora Auxiliar convidada na Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa e membro integrado do Centro de Investigação para o Desenvolvimento Humano (CEDH) da mesma universidade.
Atualmente integra a equipa de direção do Centro de Investigação para o Desenvolvimento Humano (CEDH) da Universidade Católica Portuguesa.
Os seus interesses investigação incluem: Desenvolvimento Profissional e Organizacional, Aprendizagem Colaborativa Docente, Comunidades de Aprendizagem Profissional, Formação de Professores, Inovação Pedagógica e Curricular, Aprendizagem Ativa, Ensino Superior e Educação em Engenharia.
É membro da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação (SPCE) e da Sociedade Portuguesa para a Educação em Engenharia (SPEE). É, ainda, revisora científica em diversas revistas de referência, tais como European Journal of Teacher Education (Routledge) e Journal of Engineering Education (Wiley).
Nascido em Lisboa (1956), doutorou-se em Física Teórica na Universidade Goethe, Frankfurt (1982). É professor catedrático de Física da Universidade de Coimbra, aposentado. É autor de 70 livros pedagógicos e de divulgação científica, alguns de circulação internacional, e de numerosos artigos científicos, pedagógicos e de divulgação, um dos quais o mais citado de autores em Portugal. Tem escrito para vários periódicos e participado em programas de rádio e Tv. Dirige a coleção «Ciência Aberta» da Gradiva. Ganhou vários prémios e distinções, entre as quais a Ordem do Infante D. Henrique em 2005.
Escola Superior de Educação Paulo Frassinetti
“Pilares da Política Educativa e Redes de Aprendizagem”
Licenciada em Filosofia (1999) e Mestre em Filosofia Moderna e Contemporânea pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto (2002), possui uma Pós-graduação em Supervisão Pedagógica e Formação de Formadores (2007) e uma Pós-graduação em Neuroeducação (2016). Entre 2006 e 2009 obteve um Diploma de Estudos Avançados em Análise e Intervenção Educacional. É Doutora em Teoria e História da Educação, pela Faculdade de Ciências da Educação da Universidade de Vigo (2010).
É investigadora integrada no CIDTFF – Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores da Universidade de Aveiro e toda a sua produção científica centra-se na Formação de Professores, Supervisão Pedagógica, em Teoria da Educação e Abordagens/metodologias Inovadoras. É Professora-adjunta na Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti desde 2004, onde é coordenadora adjunta do Departamento de Formação de Professores, diretora do curso de Mestrado em Educação, diretora do curso de Mestrado em Educação Pré́-Escolar e Ensino do 1o Ciclo do Ensino Básico e Presidente do Conselho Técnico-científico.
Colabora com várias escolas na região do grande Porto e com a equipa do Mais Sucesso Escolar (apoiado pelo Ministério da Educação). Colabora com a Inspeção Geral da Educação e Ensino (IGEC) em atividades de avaliação externa de escolas.
Universidade do Algarve
“Transformando a Educação: MILAGE na Vanguarda das Plataformas Digitais de Enriquecimento Curricular”
Professor na Universidade do Algarve. Doutorado em Engenharia Informática pela Universidade de Salford, Reino Unido.
Os seus interesses de investigação incidem na utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação para a Educação, aprendizagem móvel, realidade virtual e aumentada.
Vários alunos que concluíram o seu programa de doutoramento com teses desenvolvidas na área educativa.
Coordenador principal do projecto MILAGE e LEARN+, do programa ERASMUS+, financiado pela União Europeia. Desenvolveu a plataforma MILAGE APRENDER+ para a aprendizagem móvel que permite aos alunos estudarem qualquer disciplina num ambiente gamificado e que implementa um esquema de auto-avaliação e avaliação dos pares com vídeos educacionais para a promoção de diferentes estilos de aprendizagem e de uma aprendizagem ativa centrada no aluno. Mais de 180 mil alunos inscritos na plataforma, também disponível em Espanhol, Inglês, Alemão, Norueguês, Grego e Turco.
Tablet Academy Portugal
Com mais de 15 anos de experiência na área da consultoria e formação em informática, 10 dos quais enquanto Microsoft Certified Trainer. possui experiência de centenas de horas lecionadas em cursos de currículo oficial Microsoft e várias certificações onde se inclui a de Microsoft Certified Solutions Associate em Office 365.
No setor da educação tem como principal experiência a implementação de Office 365 e TEAMS na AEVA | Escola Profissional de Aveiro, que conta hoje com mais de 20 MIE, 5 MIE Experts e é atualmente uma Microsoft School.
É MIE Expert e também Microsoft Innovative Educator Master Trainer.
Universidade Autónoma de Lisboa
“A Programação e Robótica como forma de enriquecimento Curricular”
Licenciado em Matemática Aplicada, Ramo Informática, na Universidade Autónoma de Lisboa e Pós-Graduação em Educação STEAM, no Instituto Politécnico de Santarém. Professor, do grupo de Informática, do Quadro do Agrupamento de Escolas de Portela e Moscavide. Professor cooperante no Mestrado em Ensino- Informática do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Formador acreditado pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua, nas áreas de Didática de Informática e Tecnologias Educativas.
Membro do International Institute of Organized Research (I2OR - Índia), da Global Trainer Academy e da Sociedade Portuguesa de Matemática. Sócio fundador da Associação Nacional de Professores de Informática. Microsoft Innovative Educator Expert desde 2016 e fundador e fundador e coordenador dos projetos “O Robot Ajuda!”(projeto premiado como “Champion”, nos World Summit on the Information Society Prizes 2018- categoria “E-Science”) e aTTitude3D (Educar, Ensinar, Educar).
A convite do Diretor-Geral da Educação integrou a equipa que concebe e implementou com o projeto nacional "Programação e Robótica na Escola". Este projeto visa a partilha de práticas, metodologias e formação de professores. – Integra a equipa que desenhou e estáa implementar o projeto nacional "Programar o Futuro", desenvolvido a convite da SIC Esperança e financiado pela Google.
Recentemente, foi finalista do Global Teacher Prize Portugal 2023 e um dos vencedores do Global Teacher Award 2023 (AKS Education Awards).
Conselho Nacional de Educação
“A liderança transformacional – Utopia ou Realidade na mudança da Escola que temos para a Escola que queremos?”
Mestre em Ciências da Educação, na área de especialização de Educação, Diversidade Cultural - Universidade do Porto, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação.
Curso Superior de Estudos Especializados em Organização e Administração Escolar – Instituto Politécnico de Leiria/Escola Superior de Educação de Leiria.
Formação académica inicial em Contabilidade e Administração – Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Coimbra.
Professor Aposentado (01-02-2022), com mais de 45 anos de serviço na carreira docente.
Dirigente Escolar durante 30 anos, dos quais 27 anos consecutivos como Diretor do Agrupamento de Escolas de Colmeias (Leiria) [1995-2022].
Membro do Conselho das Escolas na qualidade de Conselheiro eleito pelo círculo eleitoral de Leiria, durante 14 anos (2007-2021).
Membro do Conselho Científico para a Avaliação de Professores, durante 3 anos (2008-2011).
Membro do Conselho Municipal de Educação de Leiria, durante 19 anos (2002-2021).
Formador acreditado ao abrigo do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores pelo Conselho Científico e Pedagógico (áreas e domínios específicos da organização e gestão escolar, gestão e desenvolvimento curricular, autoavaliação das escolas e direção de turma).
Autor do livro “A ESCOLA E O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOS DOCENTES – Guia prático para a Avaliação de Desempenho”, Coleção Desenvolvimento Profissional de Professores, Editora: Fundação Manuel Leão, V. N. Gaia, 2008, 185 páginas + CR Rom.
Autor de várias comunicações sobre Educação em Seminários/Jornadas/Fóruns/Colóquios Nacionais, Regionais e Locais.
Autor de vários artigos sobre Educação em jornais e revistas de expressão nacional e regional.
Henrique Rocha
Business Manager da Intuitivo
Intuitivo: a plataforma de avaliação digital
Henrique Manuel Rocha, Business Manager da Intuitivo. Natural do Porto (1989), realizou o Ensino Secundário na NATO International School em Bruxelas, licenciatura no ISCET, e posteriormente Mestrado no IPAM, com o curso de Gestão em Marketing.
Sendo um dos membros iniciais da equipa da Intuitivo, lidera todo o processo de vendas e parcerias da plataforma, tendo contribuído para que se torne a plataforma referência em termos de avaliação digital em Portugal. A Intuitivo já é utilizada por >25,000 professores em centenas de escolas portuguesas, e construiu também a plataforma de provas e exames nacionais do IAVE.
Isabel Dias
"Aprendendo com a doença"
Isabel Dias é Professora do 1.º CEB destacada desde 2002 no Serviço de Pediatria do Hospital Pedro Hispano.Tem uma Licenciatura em Educação de Infância e um Mestrado em Ciências da Educação, Especialização em Educação Social.
Exerceu funções com crianças e jovens adolescentes sem proteção familiar e em regime de internato.
Desde 2002 exerce funções no Serviço de Pediatria do Hospital Pedro Hispano tendo criado o projeto educativo “Aprendendo com a doença” baseado na educação emocional.
Realizou Formações no ensino superior sobre Pedagogia Hospitalar e qual o papel do Pedagogo em contexto de saúde, assim como participou em inúmeros congressos de educação e saúde sobre Pedagogia Hospitalar.
Obteve dois prémios (1.º e 3.º lugar) do HOSPITAL DO FUTURO, um fórum que promove a reflexão e o diálogo estratégico no sector da saúde, envolvendo como parceiros as principais associações sectoriais, entidades privadas e organizações do Ministério da Saúde.
Pró-Reitor da Universidade do Minho para a Inovação Pedagógica
Nasceu no Porto em 1969.
É Pró-Reitor: Assuntos Estudantis e Inovação Pedagógica na Universidade do Minho. É licenciado em Bioquímica pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto e doutorado em Ciências Biomédicas pela mesma Universidade. Iniciou a sua carreira docente na Universidade dos Açores em 1996. Em Janeiro de 2004, ingressou na Universidade do Minho, na Escola de Medicina onde é Professor Associado desde Maio de 2011. É investigador do Instituto de Investigação de Vida e Saúde (ICVS). Foi membro do Conselho Geral da Universidade do Minho entre Outubro e 2017 e Setembro de 2018.
A sua atividade académica tem incidido sobre a inovação nas práticas pedagógicas no ensino superior e sobre a investigação da educação na área da saúde, em particular na educação médica. Na Universidade do Minho, participou na fundação e coordena o Centro de Inovação para o Desenvolvimento do ensino e Aprendizagem (IDEA-UMINHO). A nível nacional, participou na fundação e lidera a Rede de Investigação em Educação Médica. Internacionalmente, tem exercido funções em comissões internacionais nas áreas de ensino de bioquímica e de educação médica. Organiza desde 2003 diversos cursos e eventos de inovação e desenvolvimento de práticas pedagógicas para docentes do Ensino Superior. É autor de mais de 70 publicações nas áreas de desenvolvimento de empatia nos estudantes de saúde, avaliação das aprendizagens, o envolvimento dos estudantes no ensino superior e metodologias de aprendizagem interativas e inovadoras no ensino de ciências biomoleculares.
Instituto de Neurociências
Psicóloga Clínica no RELIB e no Neurobios - Instituto de Neurociências, e investigadora de translação em tecnologias de saúde e tecnologias de ensino/aprendizagem. Investigadora integrada no CINTESIS, Faculdade de Medicina, Universidade do Porto, grupo AI for Health. Membro da equipa central de TheWholeBrainFoundation, Cambridge, USA, no MindShot Project, uma plataforma de sistemas de ensino/aprendizagem. Vice-presidente da Dare Association, USA, teoria e prática em aprendizagem e desenvolvimento humano. CEO do RELIB - Saúde Mental Integrada Prática & Tecnologia & Educação. Co-fundadora e SCO do HALO, tecnologia de saúde mental. Formadora em Psicoterapia Corporal no Instituto Português de Psicoterapia Corporal. Mestrado em Neurociência Cognitiva e Doutoramento em Engenharia Biomédica com bolsa Fulbright em Harvard Medical School.
Escola Básica 2,3/S Pedro Ferreiro, Ferreira do Zêzere
Filipe Galego é licenciado em Matemática – Ramo Educacional, pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra. Professor do Grupo 500, na Escola Básica 2,3/S Pedro Ferreiro, em Ferreira do Zêzere. Exerceu ao longo dos anos, vários cargos de coordenação nas escolas, tendo também lecionado TIC. Autor de auxiliares e manuais de Matemática, pela Areal Editores. Formador de professores certificado pelo CCPFC. Formador Certificado ClassPoint e Embaixador ClassPoint em Portugal. Formador do Projeto Gen10s - Programação em Scratch no 2.º Ciclo. Formador do PTD.
É um entusiasta da tecnologia e durante a pandemia criou um canal de YouTube para apoio de professores e alunos.
Escola Secundária Henrique Medina, Esposende
Ulisses José Pimentel da Mota, natural de Braga, nascido a 4 de agosto de 1966 e residente em Esposende. Licenciado em Humanidades pela Universidade Católica (Braga) e Pós-Graduação em Administração Escolar pela Universidade do Minho (Braga).
Pertence ao Quadro da Escola Secundária Henrique Medina, Esposende, do grupo 300, e leciona as disciplinas de Português e de Literatura Portuguesa.
É um professor apaixonado, estudioso, eterno aprendiz e irrequieto que tem procurado ajudar os alunos a aprender também através do digital e de forma equilibrada. Em particular, desenvolve atividades associadas à gamificação como é o caso dos Jogos de Fuga Educativos, tendo como objetivo implementar metodologias ativas, centradas nos alunos, procurando a inovação na sala de aula de forma a “comprometer” os alunos na construção das suas aprendizagens, permitindo que eles desenvolvam de forma motivadora as suas competências e literacias, nomeadamente, da leitura e da escrita.
Tem participado em webinars/encontros como orador e dinamizado workshops na área da gamificação/Jogos de Fuga Educativos como promotores da leitura. A título de exemplo: participou a convite da Escola Superior de Tecnologia e de Gestão de Lamego como orador no IVº Encontro de Práticas Pedagógicas no Ensino a Distância UMA EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA " ESCAPE ROOM COMO ATIVIDADE DE ENGAGEMENT DOS ALUNOS"
Dinamizou três Ações de Curta Duração sobre a “Criação de Jogos de Fuga Educativos (Escape Rooms) no Google Forms”, a convite do Centro de Competência TIC da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal (ccTIC – ESSE/IPS – Setúbal)
Desenvolveu uma sessão prática sobre “Criação de Jogos de Fuga Educativos (Escape Rooms) no Google Forms” a convite do Centro de Formação de Professores da Educom -Associação Portuguesa de Telemática Educativa
Foi orador convidado no Webinar “Vamos Conversar com – Jogos de Fuga Educativos” promovido pelo Centro de Competência TIC da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal (ccTIC – ESSE/IPS – Setúbal)
Foi orador convidado pelo PNL 2027, no âmbito da plataforma PICCLE, para dar o seu testemunho como utilizador dessa plataforma para desenvolver a literacia de comunicação nos alunos.
Dinamizou um WorkShop “ Imergir num Jogo de Fuga Educativo” a convite da Professora Neuza Pedro do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa para os alunos do Curso de Pós-Graduação em Tecnologias e Robótica no Ensino Básico e em dois seminários a 5 de dezembro de 2022 e 6 de março de 2023 sobre Gamificação no Ensino a convite dos professores Pedro Henriques e Cristiana Araújo do Departamento de Informática da Universidade do Minho, com alunos do 1º e 2º de mestrado em informática.
Em setembro de 2022, a convite do Departamento de Línguas da Escola Secundária de Fafe dinamizou mais uma ACD sobre a utilização de jogos de fuga educativos como metodologia/estratégia de aprendizagem.
Ainda da sua aventura pedagógica, tem dinamizado diversos workshops no âmbito das “Leituras gamificadas e com Jogos de Fuga Educativos”:
● tem marcado presença no TIC Portugal ( 2021, 2022 e 2023)
● com o Clube Ciência Viva do Agrupamento de Escolas de Valdevez, Arco de Valdevez,
● com as interconcelhias de RBE do Alentejo e Beira.
● participou como representante da região Minho no Webinar da DGE "Práticas inovadoras com o digital" | Minho (https://www.youtube.com/watch?v=PBAnJ6yvdwk).
● esteve nas V Jornadas Interconcelhias de Bibliotecas de Amares, Terras de Bouro e Vila Verde, em Vila Verde.
● participou, em Seia, no VI Encontro Leitur@s: uma Viagem de Escolhas com uma comunicação e a dinamização de WS.
● participou, em Vila Nova de Famalicão, no 16.º Encontro de Serviços de Apoio às Bibliotecas Escolares: Partilha de Boas Práticas com uma comunicação subordinada ao tema “Novos desafios da leitura”
● esteve, no dia 19 de fevereiro de 2024, na Universidade do Minho a convite do Departamento de Informática, nas pessoas dos professores Pedro Henriques e Cristiana Araújo, no âmbito da Unidade Curricular Pensamento Computacional, a dinamizar um seminário com Jogos de Fuga e mundos imersivos.
Links de interesse:
https://educacoesemrede.com/2020/09/01/a-escape-room-como-forma-de-sair-da-zona-de-conforto/
https://educacoesemrede.com/2020/09/22/o-olhar-de-um-aprendente/
https://www.pnl2027.gov.pt/np4/leituraescritatecnologiasdigitais.html
Projeto EKUI
“Efeito EKUIzante: impacto da empatia na inclusão e na aprendizagem centrada na relação”
Celmira Macedo é doutorada em educação inclusiva pela universidade de Salamanca e Professora convidada e investigadora na Faculdade de Psicologia e Ciências Sociais da Universidade Católica em Braga. É Especialista em inovação e empreendedorismo social pelo INSEAD (Fontainebleau, Paris).
Acha que é a ensinar que se aprende. Dá palestras em todo o mundo e capacita pais, professores e terapeutas (incluindo no ensino universitário) há mais de 25 anos. Criou escolas para pais e escreveu um livro para os ajudar, enquanto cuidadores informais, a lidar emocionalmente com a diversidade dos filhos.
Fundou várias respostas sociais para Pessoas com deficiência e suas famílias e outras tantas iniciativas de inovação e empreendedorismo social, disruptivas e inovadoras, sendo por isso, uma referência na área da Economia Social. Tem a empatia no ADN, tal como o vício do inconformismo e coloca estes super poderes ao serviços dos outros, o que já lhe valeu dezenas de reconhecimentos nacionais e internacionais: foi considerada um dos “Heróis do ano” pela Revista Visão (2012); Troféu Português do Voluntariado (2014); Personalidade do ano na área da Economia Social pela CASES (2016); Empreendedora social do ano pelo INSEAD (2016), entre outros. É uma ASHOKA Fellow desde novembro de 2021. Foi reconhecida pela Euclid Network, da União Europeia em março de 2023, como uma das "Top 100 Women in Social Enterprise".
Apaixona-se facilmente por problemas e defende que para (quase) tudo há uma solução, por isso criou a EKUI. Uma metodologia que está a transformar a forma como as crianças aprendem e se relacionam através da empatia e da inclusão, reconhecida pela HundrED, na Finlândia, como uma das 100 melhores e mais impactantes inovações educativas do mundo.
Não tem a pretensão de mudar o mundo, mas acredita que pode mudar as crianças e essas, essas vão mudar o mundo.
Colégio de Gaia
Samanta Moura é uma sonhadora que gosta de olhar para dentro da caixa e pensar fora dela. Apaixonada pelas áreas do Pensamento Crítico e da NeuroEducação, adoro fazer perguntas e procurar soluções para os desafios com que se depara no dia-a-dia. Procura explorar e aplicar práticas pedagógicas inovadoras, com recurso a metodologias ativas. Acredita que a escola tem de ser, acima de tudo, um lugar feliz.
É licenciada em Ensino Básico – 1º ciclo, com pós-graduação em “TIC em Contextos de Aprendizagem”, pela Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti (ESEPF). Atualmente, desempenho as funções de adjunta do diretor pedagógico, coordenadora da Educação Inicial, professora do 1º ciclo e mentora do Projeto “Sou +”, no Colégio de Gaia. Tem formação nas áreas de Supervisão Pedagógica, Filosofia com Crianças, Gestão de Conflitos com Inteligência Emocional e Lego Serious Play, Treino Avançado em Inteligência Emocional, Coaching Educativo e Play Based Learning.
Coaching Educativo
Susana Farinho Garcês nasceu em 1976, numa família fantástica. É filha única, casada e tem um filho. É amiga dos amigos, ama rir, desenhar, dançar e entre muitas outras coisas servir o próximo. Considera-se apaixonada por pessoas e por isso investe em servir o outro.
É licenciada em Educação desde 2000 e escolhe ser exemplo através da sua própria vida como professora há 23 anos.
Numa busca por melhorar e aprender a aprender certificou-se como Coach numa Certificação Internacional em Coaching, da Lambent, pelo International Coaching Community, em 2015, membro 11230.
Investiu numa Especialização em Coaching Educativo pela Universidad CEU Cardenal Herrera, em 2016, e no método KidsCoaching e como analista comportamental, em 2019.
Investe na sua caminhada como formadora na metodologia de Coaching Educativo para educadores, professores, famílias e todas as pessoas que querem contribuir para a Educação.
Trabalha com crianças, adolescentes, famílias e adultos singulares em processos de Coaching Educativo.
No decorrer da sua jornada teve ainda oportunidade de ser coautora do Projeto de Investigação, Inspiradores, “Inspirar, Motivar e Levar à Ação”, pela MTW Portugal em parceria com o Ministério da Educação.
Em parceria com outras entidades e através do seu próprio projeto Susana Farinho Garcês - Coaching Educativo Portugal, desenvolve palestras, workshops, formações e processos de desenvolvimento familiar e a pessoas singulares, em sessões de Coaching Educativo.
Sonha com uma educação baseada numa metodologia de transformação educacional em Portugal e como verdadeiro contributo para o desenvolvimento do ser humano, de forma holística e a partir do potencial de cada pessoa, onde caiba a educação socio emocional, com as habilidades intra e interpessoais, a comunicação, a educação financeira, o empreendedorismo e a saúde.
O seu lema de vida é “Eu quero, Eu posso, Eu consigo, Eu vou!”.