Eixos temáticos

1- Ensino de ciências e matemática.

Este eixo acolhe resultados parciais ou finais de pesquisas e ou relatos de experiências que tratam do processo ensino e aprendizagem das áreas das Ciências da Natureza e suas Tecnologias (Química, Física e Biologia) e da Matemática e suas tecnologias do ensino fundamental I, II, ensino médio e superior. Comporão este eixo estudos teóricos e práticos que demonstram os desafios e os caminhos para possíveis resultados destas áreas do saber 


2- Políticas públicas educacionais.

Este eixo contempla as discussões que congregam os estudos produzidos pelos campos e subcampos das políticas públicas educacionais e das políticas de formação docente, reunindo pesquisadores, professores do Ensino Superior, professores da Educação Básica, estudantes de pós-graduação e estudantes de graduação, que tenham como objeto de estudos as políticas públicas de educação, abordadas tanto em sua dimensão teórica e epistemológica como na dimensão de sua implementação ou execução.


3- Cultura escolar e educação.

O estudo da cultura escolar busca compreender características que marcam a educação formal e a organização das escolas em diferentes tempos históricos. Cada escola tem a sua história e uma cultura que lhe é própria, a qual se efetiva em estreita relação entre aspectos micro e macro. Consideramos, portanto, as relações que a escola mantém com as famílias, com a sociedade, com a legislação e as diferentes representações advindas da imprensa, documentos internos e sujeitos sociais, entre outros.


4- Educação infantil.

Pesquisas acerca da primeira infância, crianças e atendimento educacional. Estudos voltados a prática educativa e pedagógica voltada as infâncias, nas diversas áreas do conhecimento (educação física, artes, ciências, geografia, história, português, matemática e tecnologias), e/ou considerando as cem linguagens da criança. O lúdico, o brincar, a brincadeira linguagem essencial das infâncias. Ação educativa inter e transdisciplinar na educação infantil. Políticas educacionais da formação de professores, questões curriculares da docência, formação inicial e continuada de professores para a infância 

5- A perspectiva inclusiva na educação

Este eixo contemplará trabalhos de pesquisas (concluídas ou em andamento) e relatos de experiência que abordem o ensino e a aprendizagem de estudantes apoiados pela Educação Especial, bem como outros grupos historicamente marginalizados/excluídos dos ambientes escolares e/ou das preocupações escolares. Para isso, são considerados os textos das diferentes áreas formativas em Licenciaturas. Entram aqui também as pesquisas que tratam da formação docente para a inclusão.


6- Tecnologias na educação

Esse eixo acolhe resultados de pesquisas científicas que promovem o diálogo entre tecnologias digitais de informação e comunicação na educação e os diversos campos do saber. Nessa perspectiva, este espaço tem como objetivo problematizar a utilização das tecnologias nas práticas docentes como meio para promover aprendizagem mais significativas e despertando maior interesse e engajamento dos estudantes em todas as etapas da educação.

7- Ensino e aprendizagem na educação básica

Este eixo acolhe resultados parciais ou finais de pesquisas que tratam da educação básica e/ou do ensino superior, na perspectiva histórico e social sobre o ensino e a aprendizagem que discutem a didática enquanto campo epistemológicos, as teorias pedagógicas, métodos e metodologias. Comporão este eixo, os estudos teóricos e práticas pedagógicas que envolvem desde a educação infantil, anos iniciais, ensino médio e ensino superior nas diferentes áreas de conhecimento. Espera-se que os pesquisadores apresentem discussões a respeito dos trabalhos realizados, ou em desenvolvimento, os desafios enfrentados que foram ou não superados, que possam contribuir com a formação dos professores e sua prática pedagógica.