APRESENTAÇÃO
O Congresso Nacional de Ensino do PPIFOR (CEPPIFOR) teve sua primeira edição em 2023, em comemoração aos dez anos do Programa de Mestrado em Ensino: Formação Docente Interdisciplinar (PPIFOR), com a temática Formação de Professores. Foi realizado nos dias 23, 24 e 25/10, de forma presencial, na Universidade Estadual do Paraná (Unespar), campus de Paranavaí. A segunda edição ocorreu entre 30/09 e 02/10/2024, com a temática Práticas Inclusivas, associada ao ensino, ao desenvolvimento global, à diversidade, a inclusão em suas múltiplas faces e a tecnologias aplicadas à prática educativa. Essa edição contou com comunicações orais online. As conferências, oficinas e mesas redondas foram gravadas e disponibilizadas no canal do YouTube.
Em 2025 teve sua terceira edição do evento cuja programação teve atividades presenciais e online. O evento aconteceu entre 29/09 e 01/10 com a temática Ensino, Aprendizagem e Tecnologia, cujas palestras e atividades culturais acontecerão presencialmente na Unespar, Campus de Paranavaí, transmitidas pelo canal do PPIFOR no YouTube. A programação foi articulada aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, especialmente na questão da educação para a infância, acesso às tecnologias e meio-ambiente nas suas correlações com o ensino e a formação de professores.
A realização desta edição do CEPPIFOR é justificada por diversos fatores cruciais para a evolução do campo educacional. Em um momento em que a IA (Inteligência Artificial) se exacerba é fundamental que educadores, gestores e acadêmicos tenham oportunidades para discutir e compartilhar experiências e estratégias eficazes no que tange Ensino, Aprendizagem e Tecnologia.
O evento recebeu 289 inscrições, 90 submissões de trabalhos e 89 trabalhos aprovados para comunicação, 11 seções de comunicações orais distribuídas em 6 eixos (1) Ensino de ciências e matemática, 2) Políticas públicas educacionais e história da educação, 3) Educação Infantil, 4) Perspectiva Educativa Inclusiva, 5) Tecnologias na Educação e 6) Ensino e Aprendizagem na Educação Básica), sendo este universo de trabalhos aprovados e apresentados no evento que constituem os anais desta edição.
Do total de trabalhos aprovados, foram 84 nacionais e 5 internacionais, sendo um da Universidad de Ciencias Médicas de Villa Clara e quatro da Universidad Central “Marta Abreu” de Las Villas. Estiveram representadas cinco Universidades Paranaenses da região Sul: UNESPAR, UEPG, UEM, UNIOESTE (públicas) e Unifateb (privada). Da região Nordeste, contou-se com a participação de uma Universidade Estadual do Maranhão. Da região sudeste do estado do Rio de Janeiro, participaram duas Universidades — UERJ e UFRJ e uma Universidade Paulista, a UNESP. Além disso, estiveram presentes sete Instituições Federais: IFES, UFCG, UFGD, UFMS, UFA, UFAM e UTFPR, representando as regiões Sudeste, Nordeste, Centro-Oeste, Norte e Sul do país.
Outrossim, é valido registrar que a organicidade dos anais tem correlação aos eixos de vinculação dos trabalhos no ato de submissão. Temos presente muitos estudos teórico-bibliográficos e de campo, pesquisas de diversas abordagens e matizes teóricas, relatos de experiência, produção de conhecimento teórico-prático, os quais são de responsabilidade de múltiplos autores, pesquisadores iniciantes e experientes, graduandos e graduados em Pedagogia e outras áreas, mestrandos e mestres, doutorandos e doutores, que se sentiram convocados e se fizeram presentes em discussões de relevo e excelência no decurso do evento nas sessões de comunicação, dando materialidade e consolidação aos Anais do evento.
Profa. Dra. Márcia Marlene Stentzler
Profa. Dra. Nájela Tavares Ujiie
Organizadoras