Indivíduo de Tityus martinpaeche.
Indivíduo de Tityus martinpaeche.
Fotos: Leonardo S. Carvalho.
Tityus martinpaechi Lourenço, 2001.
Tityus martinpaechi foi descrito em 2001 por Lourenço, a partir de um exemplar fêmea coletado no estado do Ceará, Brasil. Trata-se de um escorpião de grande porte, com fêmeas medindo cerca de 65 mm e machos chegando a 73 mm, a coloração geral é amarelada, com manchas mais escuras em várias partes do corpo, incluindo carapaça, tergitos e pernas. O ferrão (acúleo) apresenta coloração avermelhada, mais intensa na ponta (Souza, Candido & Lourenço, 2006).
A distribuição da espécie foi inicialmente registrada em Francisco Sabóia – CE, sendo posteriormente constatada em várias áreas de brejo pelo Nordeste, além de fragmentos de mata seca na Bahia.
O T. martinpaechi apresenta diferenças visíveis entre machos e fêmeas. O corpo do macho apresenta carenas bem desenvolvidas em todos os tergitos e segmentos da cauda, que terminam em um ferrão longo e curvado, acompanhado de um dente subaculear forte e espinhoso. As fêmeas têm corpo mais delicado, coloração marrom-clara com três listras longitudinais escuras no dorso e manchas discretas nos segmentos da cauda, cuja vesícula é amarelada e o ferrão mais claro na base e avermelhado na ponta. Ambos os sexos possuem pedipalpos com carenas e granulações, embora mais robustos nos machos, e pernas e garras variando de amarelo a marrom com manchas difusas. O padrão de coloração e a morfologia das carenas ajudam a diferenciar machos e fêmeas, evidenciando as características típicas da espécie (Souza, Candido & Lourenço, 2006).
Acidentes foram registrados com Tityus martinpaechi, ocorreram na Bahia e foram classificados como envenenamentos leves, manifestando apenas sintomas locais, como dor, parestesia e hiperemia. Todos os pacientes evoluíram para cura completa após tratamento sintomático, sem necessidade de soro antiescorpiônico (Porto et al., 2010).
Distribuição geográfica de Tityus martinpaechi.
Referências
PORTO, Tiago Jordão; CALDAS, Elda Araújo; COVA, Bruno Oliveira; SANTO, Valdélia Menezes Nascimento. Primeiro relato de acidentes escorpiônicos causados por Tityus martinpaechi Lourenço, 2001 (Scorpiones; Buthidae). Revista de Ciências Médicas e Biológicas, Salvador, v. 9, n. 3, p. 266-269, 2010.
SOUZA, C. A. R. de; CANDIDO, D. M.; LOURENÇO, W. R. Description of the male of Tityus martinpaechi Lourenço, 2001 (Scorpiones, Buthidae). Zootaxa, v. 1260, p. 27–35, 2006.