Em outubro de 2018, o projeto Taxonomia Integrativa das Aranhas Cavernícolas Brasileiras, financiado pela Chamada 07/2018 FAPEMIG-VALE - Pesquisa na Área de Espeleologia PARCERIA FAPEMIG-VALE (#RDP-00098-18), coordenado pelo Prof. Dr. Adalberto José dos Santos (UFMG), foi iniciado. Este projeto foi finalizado em 2022. Por ele, iniciamos o estudo da fauna de aranhas cavernícolas do Brasil. Tomando como ponto de partida a abundância de material em coleções científicas, pretendemos avançar no conhecimento de nossa fauna de aranhas através da combinação de estudos morfológicos tradicionais, coletas de campo e análises de dados moleculares. Os resultados obtidos a partir daí serão divulgados não apenas através dos meios tradicionais (i.e., publicações científicas), mas também através da construção de bancos de dados de distribuição geográfica e de imagens digitais das espécies, de modo a facilitar sua inclusão em estudos de licenciamento ambiental e na tomada de decisões voltadas à preservação ambiental.
Este projeto gerou como consequências diretas a ampliação das pesquisas com aracnídeos cavernícolas brasileiros. Em agosto de 2022 foram aprovados três novos projetos por meio do Edital de Chamada Pública Nº 01/2023 - TCCE ICMBio/VALE: Compensação Espeleológica. O projeto Diversidade, Distribuição e Evolução de Troglomorfismo em Aranhas Cavernícolas Brasileiras (Araneae: Pholcidae, Trechaleidae), coordenado pelo Prof. Dr. Adalberto José dos Santos (UFMG), derá continuidade aos estudos com aranhas, contribuindo para a documentação e conservação da diversidade de aranhas cavernícolas do Brasil através da descrição de espécies, inferência de diversidade genética e evolução de troglomorfismos.
Adicionalmente, o projeto Estado da Arte dos Escorpiões Cavernícolas Brasileiros, coordenado pelo Prof. Dr. Leonardo Sousa Carvalho (UFPI), e também financiado por meio do Edital de Chamada Pública Nº 01/2023 - TCCE ICMBio/VALE: Compensação Espeleológica, objetiva examinar, documentar, identificar e descrever ou redescrever os escorpiões coletados em cavernas brasileiras e disponíveis em coleções científicas. Além disto, serão realizadas atividades de campo para coleta de novos espécimes em regiões prioritárias, objetivando coletar novos espécimes, que servirão para o desenvolvimento de estudos morfológicos, taxonômicos, moleculares e citogenéticos.
O projeto Da Caatinga à Mata Atlântica: diversificação e conservação dos esquizomídeos do gênero Rowlandius (Schizomida: Hubardiidae) através de dados genômicos, ecológicos e morfológicos, coordenado pelo Prof. Dr. Sérgio Maia Queiroz Lima (UFRN), também financiado por meio do Edital de Chamada Pública Nº 01/2023 - TCCE ICMBio/VALE: Compensação Espeleológica, objetiva compreender a evolução biológica e elucidar a taxonomia do gênero Rowlandius no Nordeste do Brasil, principalmente do complexo R. potiguar, esperando identificar quando as linhagens divergiram e como estão atualmente distribuídas, informações importantes para embasar ações de conservação, principalmente para espécies que têm como habitat as cavernas.