No Brasil, Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Cavernas - CECAV, órgão vinculado ao Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiverisdade - ICMBio, é responsável pela realização de ações de pesquisa e manejo relacionadas à conservação de cavernas brasileiras e sua biota. O CECAV mantém uma extensa base de dados de cavidades naturais subterrâneas no Brasil, sendo esta uma importante fonte de dados (veja aqui) para planejamento de projetos de pesquisa como este.
Os dados do CECAV evidenciam que 23.117 cavernas são conhecidas para o Brasil, atualmente (consulta em 23 de dezembro de 2022). Incrivelmente, cerca de 47% das cavernas do Brasil são registradas para o estado de Minas Gerais, onde 10.903 cavernas já foram registradas. Outros quatro estados brasileiros destacam-se, com mais de 1000 registros de cavernas: Pará (2860 cavidades), Bahia (1696 cavidades), Rio Grande do Norte (1371 cavidades) e Goiás (1091 cavidades).
Inicialmente, nossos projetos tiveram foco na fauna de aranhas de cavernas do estado de Minas Gerais, sem restringir-se a amostragens e táxons desta região. Para permitir amostragens comparativas em ambientes epígeos e hipógeos, algumas localidades para a realização de expedições de coleta foram selecionadas, em Minas Gerais e Bahia, principalmente. A partir de 2024, serão realizadas amostragens em outros estados do Brasil.
Abaixo, apresentamos uma lista localidades onde já desenvolvemos atividades de coletas para nossos projetos. Em breve adicionaremos detalhes sobre cada localidade. Para algumas expedições em que amostramos em mais de uma localidade, teremos páginas mais detalhadas.