Site oficial do programa: https://www.trilhasdefuturo.mg.gov.br/
O Trilhas de Futuro é um projeto do Governo do Estado de Minas Gerais para a oferta gratuita de cursos técnicos aos estudantes e egressos do ensino médio.
Página principal do site:
Clicar em Instituições.
Clicar em “Edital de credenciamento”.
Abrir o PDF.
Observação: Sempre entre no edital mais recente, ou seja, aquele do ano vigente.
Os critérios para participar são:
I - Estudante regularmente matriculado no 2º e 3º anos do ensino médio;
II - Estudante regularmente matriculado em qualquer período da Educação de Jovens e Adultos - Ensino Médio;
III - Jovens que concluíram o ensino médio.
IMPORTANTE: Os estudantes que estão cursando o Ensino Médio em Tempo Integral Profissional (EMTI Profissional) ou algum outro curso profissional ofertado pela SEE não poderão se inscrever para o Projeto Trilhas de Futuro.
Observação:
Os alunos serão convocados de acordo com uma ordem de prioridade, em que os alunos de escolas estaduais que cursam segundo ano do ensino médio serão priorizados. Assim, se você está entre os 3 critérios citados acima, poderá se inscrever para uma bolsa.
O candidato NÃO deve mentir, pois deverá comprovar todas as informações que alegou (documentos e grau de escolaridade). Em caso das informações, prestadas na inscrição, não forem comprovadas com os documentos apresentados, o candidato perderá sua bolsa.
Disponível em:
<https://www.educacao.mg.gov.br/wp-content/uploads/2023/01/REGRAS-DE-INSCRICAO_TRILHAS-DE-FUTURO.pdf>.
Acessar o site do Trilhas de Futuro: https://www.trilhasdefuturo.mg.gov.br/
Quando o processo estiver em andamento você conseguirá clicar em um botão de “Quero me inscrever”.
Feito isso, você deverá informar seus documentos.
O resultado será posteriormente divulgado no site.
Nome completo do candidato/estudante;
Data de nascimento.
Sexo.
Raça.
Nacionalidade.
Naturalidade.
Endereço completo, inclusive o CEP.
Telefone fixo e móvel, se possuir;
E-mail, se possuir.
CPF do candidato/estudante.
Nome da mãe/pai ou responsável legal.
CPF da mãe/pai ou responsável legal.
Escolaridade que possui no momento da inscrição.
Rede de ensino em que está cursando ou concluiu o ensino médio.
Indicação de no mínimo 1 (um) curso de interesse.
Indicação do turno de preferência.
Indicação da instituição e endereço de preferência.
Informação sobre ocupação profissional.
Declaração se o candidato/estudante possui deficiência (conforme Lei n° 7.853, de 24 de outubro de 1989 Decreto n° 3.298, de 20 de dezembro de 1999; Lei n° 12.764, de 27 de dezembro de 2012; e Decreto n° 8.368, de 2 de dezembro de 2014).
Observação:
O site (https://www.trilhasdefuturo.mg.gov.br/) é confiável, pois é um site governamental.
Não informe dados em sites de terceiros, sem antes consultar se é confiável.
Você deve acompanhar o site diariamente e ao ser disponibilizada a convocação, verificar, pelo seu número de inscrição, se você foi contemplado com uma vaga. No edital há todo o cronograma de datas. O acesso do edital já foi explicado nos tópicos anteriores (Como acessar o Edital do Trilhas de Futuro?).
A documentação será comprovada de forma PRESENCIAL, na instituição em que você for selecionado, nas datas pré-estabelecidas pelo edital do ano vigente.
Você deverá apresentar os documentos originais e suas respectivas cópias. Para o candidato menor de idade, também deverá levar documentos originais e cópias de pelo menos um dos pais ou responsáveis legais, comprovando se outra pessoa tiver sua guarda legal.
Se atente ao prazo de validade da identidade de todos do grupo familiar e se ela está completamente lacrada.
Caso alguma das identidades estejam em má forma, o governo oferece taxa de isenção para pessoas de baixa renda que possuem cadastro único, em casos de roubos com boletim de ocorrência e outras questões que podem ser consultadas no site OFICIAL do órgão responsável por emitir identidade no seu estado.
Documento de identidade ou, na sua ausência, certidão de nascimento do aluno, original e cópia.
CPF do estudante, quando possuir.
Comprovante de residência, original e cópia, no nome de um dos pais/ responsáveis ou do estudante, quando maior de idade.
Declaração de escolaridade, com indicação da etapa que o estudante está cursando, quando ainda estiver no ensino médio.
Declaração de conclusão ou histórico escolar, no caso de egresso do ensino médio.
Observação: A matrícula do estudante é considerada concluída quando ocorrer a entrega da documentação na instituição credenciada para a qual foi encaminhado, conforme prazo estipulado na Resolução.
O aluno selecionado receberá auxílio transporte e alimentação para os dias em que o estudante marcar presença na instituição.
O estudante regularmente matriculado no curso do Projeto Trilhas de Futuro será beneficiado com a isenção do pagamento da mensalidade e de material didático específico.
Ele receberá vale-transporte e alimentação fornecidos pela SEE/MG.
A gratuidade NÃO cobre as despesas decorrentes de reprovação em uma ou mais disciplinas do curso, portanto, caso o aluno reprove, deverá pagar o valor estipulado para a matéria naquela instituição.
Não serão repassados aos estudantes os valores de vale-transporte e alimentação dos dias em que não for confirmada presença do estudante.
O estudante deverá confirmar que aceita os termos e regras de participação no Projeto Trilhas de Futuro no momento da sua inscrição on-line.
O estudante somente receberá o certificado de conclusão do curso técnico após apresentação do certificado de conclusão do ensino médio.
O estudante deverá atestar, no momento da sua inscrição on-line, que possui ciência sobre o teor do curso para o qual está se inscrevendo.
Atualmente, em maio de 2023, o programa já oferta 77 cursos técnicos e profissionalizantes como:
Administração, agropecuária, análises clínicas, confeitaria, contabilidade, cuidado de idosos, desenvolvimento de sistemas, design gráfico, design de interiores, eletroeletrônica, eletromecânica, enfermagem, farmácia, estética, informática, logística, mecânica, mecatrônica, meio ambiente, metalurgia, mineração, nutrição, produção de moda, química, radiologia, recursos humanos, saúde bucal, segurança do trabalho, soldagem, zootecnia e entre outros.
Observação: A disponibilidade dos cursos depende do município e instituições parceiras.
Clique no menu “Dados”.
Preencha os campos (principalmente o município, os demais são opcionais).