Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM
Site oficial do programa: https://enem.inep.gov.br/participante/#!//
O ENEM é uma prova que acontece apenas uma vez ao ano, geralmente nos últimos meses e permite que estudantes concorram a vagas em cursos de graduação em todo o país.
Todas as pessoas que sabem ler e escrever podem participar do ENEM, porém somente quem já concluiu o ensino médio terá nota validada para ingressar no ensino superior por meio dos projetos SISU, PROUNI e FIES.
Todos os alunos do 3° ano do Ensino Médio são recomendados a realizarem o ENEM, mas alunos do 2° ano do Ensino médio costumam fazer a prova inscritos na opção “treineiro” para ver como é a experiência de fazer o exame, aprender a controlar o tempo, quais tipos de alimento, remédios e agasalhos devem levar.
O edital do ano vigente apresenta as datas para inscrição. As inscrições são realizadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) apenas nos dias pré estabelecidos pelo edital. O INEP não aceita inscrições com atrasos.
O participante deve possuir uma Conta GOV
Link para inscrição caso não possua Conta GOV: <https://sso.acesso.gov.br/login?client_id=portal-logado.estaleiro.serpro.gov.br&authorization_id=1882b8fcf79>
Após possuir uma Conta GOV você deve se inscrever para o ENEM na Página do Participante pelo site do INEP: <https://enem.inep.gov.br/participante/#!/>.
Observação: Todos os anos o menu em azul apresenta uma seção de cronograma e tutoriais para a inscrição na página do participante do INEP.
A inscrição possui uma taxa, então os alunos de baixa renda podem solicitar isenção.
Critérios:
Estar cursando o 3° do ensino médio em qualquer modalidade de ensino, em escola da rede pública declarada ao Censo Escolar.
Ter cursado todo o ensino médio em escola da rede pública ou como bolsista integral na rede privada, tendo renda per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio.
Estar em situação de vulnerabilidade socioeconômica, por ser membro de família de baixa renda, inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), desde que informe o seu Número de Identificação Social (NIS) único e válido durante a solicitação de isenção.
Observação: Ao informar que você está matriculado no último ano do ensino médio de uma escola pública, o sistema concede isenção automática. Não é possível mudar os dados de escolaridade e socioeconômicos após feito o preenchimento no período de solicitação.
Disponível em:
<https://www.gov.br/inep/pt-br/assuntos/noticias/enem/aberto-periodo-de-isencao-para-o-enem-2023>. Acesso em: 17 de maio. 2023.
A solicitação é realizada no site do INEP pelo link: <https://enem.inep.gov.br/participante/#!/>.
Disponível em:
<https://www.gov.br/inep/pt-br/assuntos/noticias/enem/aberto-periodo-de-isencao-para-o-enem-2023>. Acesso em: 17 de maio. 2023.
O local onde o participante irá realizar a prova do ENEM ficará disponível na Página do Participante <https://enem.inep.gov.br/participante/#!/> alguns meses antes da realização do exame.
Geralmente ocorrem no período da tarde e o horário é disponibilizado no cartão de confirmação, disponível na Página do Participante, alguns meses antes da realização do exame.
O exame possui 5 horas de duração. No primeiro dia, a prova apresenta meia hora a mais para produção da redação.
Para a prova do ENEM, os candidatos precisam apresentar:
Documento de identificação com foto (Carteira de Identidade Civil, Carteira Nacional de Habilitação ou Permissão para Dirigir, passaporte, Carteira de Trabalho) - OBRIGATÓRIO.
Caneta esferográfica preta (canetas de cor azul, que não são fabricadas em material transparente e outros materiais escolares não serão aceitos) - OBRIGATÓRIO.
O candidato poderá levar de forma opcional:
Lanches.
Garrafa de água (de qualquer cor, mesmo que sem transparência, desde que não possua rótulo).
Cartão de confirmação (disponível na Página do Participante).
Mochila/Bolsa (durante a aplicação da prova, o participante não poderá retirar nenhum material da bolsa ou mochila, então tire tudo que for precisar antes de iniciar).
Celular (durante a aplicação da prova, o participante deverá manter o celular desligado. Caso o celular toque, o participante será eliminado).
O ENEM é composto por quatro áreas do conhecimento, em que cada uma possui 45 questões, e uma redação dissertativa argumentativa. Ou seja, a prova possui 180 questões e uma redação distribuídas em 2 domingos.
Primeiro domingo:
Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (português, literatura, artes, educação física, língua estrangeira - Inglês ou Espanhol).
Ciências Humanas e suas Tecnologias (geografia, história, filosofia, sociologia).
Redação.
Segundo domingo:
Ciências da natureza e suas Tecnologias (biologia, química e física)
Matemática e suas Tecnologias.
O ENEM utiliza um sistema de correção denominado TRI (Teoria de Resposta ao Item), em que não é contabilizado somente o número total de acertos e sim a coerência das questões acertadas pelo participante. Isso significa que pessoas com a mesma quantidade de acertos podem ter notas diferentes.
A redação do ENEM é corrigida por dois avaliadores, que avaliam a redação com base em cinco competências. Cada competência poderá ter nota de 0 a 200 e a nota final do participante será a média aritmética das notas totais dos avaliadores.
Caso haja discrepância de 80 pontos nas competências e 100 pontos da pontuação total entre uma correção e outra, a redação do participante será encaminhada para um terceiro avaliador e a mais próxima de alguma das notas será escolhida para fazer a média entre essas duas.
Disponível no INEP (Portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira): <https://www.gov.br/inep/pt-br>.
O ENEM utiliza um sistema de correção denominado TRI (Teoria de Resposta ao Ítem), em que não é contabilizado somente o número total de acertos e sim a coerência das questões acertadas pelo participante. Isso significa que pessoas com a mesma quantidade de acertos podem ter notas diferentes.
A redação do ENEM é corrigida por dois avaliadores, que avaliam a redação com base em cinco competências. Cada competência poderá ter nota de 0 a 200 e a nota final do participante será a média aritmética das notas totais dos avaliadores.
Caso haja discrepância de 80 pontos nas competências e 100 pontos da pontuação total entre uma correção e outra, a redação do participante será encaminhada para um terceiro avaliador.
Disponível no INEP (Portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira): <https://www.gov.br/inep/pt-br>.
Para calcular a nota total da prova do ENEM em uma instituição sem peso é preciso que o estudante realize um cálculo de média simples das notas:
Some a nota de todas as disciplinas (Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Ciências Humanas, Ciências da natureza, Matemática e Redação) e depois divida o resultado por 5.
Nesse exemplo, o participante terá nota final 658,38.
551,8 + 630,5 + 604,5 + 585,1 + 920 = 3.291,90
3291,90 : 5 = 658,38
Caso a instituição possua critério de pontuação por peso você precisará fazer o cálculo de uma média ponderada das notas:
O participante deverá multiplicar cada nota pelo seu respectivo peso, somar os resultados individuais e depois tudo dividir por 5.
Observação: Para saber se sua instituição adota o critério de avaliação por peso, você deve olhar no site oficial da instituição. Lembrando que para cada curso adota um peso diferente para cada disciplina do ENEM.
Dois exemplos das mesmas notas com pesos diferentes em instituições diferentes:
No primeiro exemplo para a Universidade Federal do Fluminense, o participante obteve nota final de 710,25 pontos.
A média ponderada foi:
(920 x 4) + (551,80 x 2) + ( 585,10 x 1) + (604,50 x 3) + ( 630,50 x1) = 7.812,00
7.812 : 5 = 710,25
No segundo exemplo para a Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha, tendo tirado as mesmas notas, o participante obteve a nota final de 645,24 pontos.
(920 x 1,50) + (551,80 x 1,50) + ( 585,10 x 2) + (604,50 x 3) + ( 630,50 x2) = 6.452,40
6.452,40 : 5 = 645,24
Após a nota do ENEM ser divulgada na página do participante, ela pode ser lançada nos seguintes programas: SISU, PROUNI e FIES.
A aplicação dessa nota nesses processos acontece duas vezes ao ano, a primeira vez para entrar no primeiro semestre e a segunda para o segundo semestre.
O interessante é participar no primeiro semestre, participar de todas as chamadas e em caso de não ser convocado, participar do processo seletivo segundo semestre.