Programa Universidade para Todos - ProUni
Site com informações sobre o programa: <https://acessounico.mec.gov.br/prouni>.
O Programa Universidade Para Todos (ProUni) é uma oportunidade para ingressar apenas em instituições privadas utilizando a nota do ENEM.
O governo disponibiliza bolsas integrais e parciais em cursos de graduação. O alvo do programa são pessoas ainda sem ensino superior. Sendo que para bolsas 100% você precisa ter uma renda menor que 1,5 salários mínimos por pessoas, e para 50% de bolsa, 3,5 salários mínimos por pessoa no grupo familiar. Esse programa também apresenta cotas para pessoas negras ou pardas.
Estudantes com renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até 1,5 salário mínimo, para obter bolsa integral, que cobre o valor total do curso. Em casos de bolsas parciais, que cobrem metade do valor do curso, a renda mensal per capita exigida é de até 3 salários mínimos.
Para poder participar do ProUni é necessário alguns critérios, são eles:
l. Tenha cursado:
• Ensino médio integralmente em escola pública;
• Ensino médio em escola privada na condição de bolsista.
• Ensino médio parcialmente em rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista da respectiva instituição.
• Ensino médio parcialmente em rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsa da respectiva instituição.
• Ensino médio integralmente em instituição privada, na condição de bolsista parcial da respectiva instituição ou sem a condição de bolsista.
ll. Pessoas com deficiência, na forma prevista pela legislação.
lll. Professores da rede pública de ensino, exclusivamente para os cursos de licenciatura e pedagogia, dedicados à formação da educação básica. Nessa situação não é necessário renda máxima.
Observação: É necessário que o estudante tenha realizado ao menos uma das duas últimas provas do exame, ter alcançado uma nota mínima de 450 pontos na nota total, não ter zerado a redação e nem ser treineiro.
Ao abrir as inscrições, o candidato deverá preencher seus dados pessoais e os dados do grupo familiar, incluindo a renda por pessoa.
Em seguida, é necessário escolher a primeira e a segunda opção de curso, sendo opções diferentes, podendo ser faculdades iguais ou diferentes em ambas.
A cada 24 horas o site é atualizado para que o candidato possa analisar a relação de vagas e a posição que o mesmo ocupa. Geralmente essa atualização é feita por volta das meia noite (00:00H).
Após o prazo de inscrições que dura em média de 4 dias, o período de inscrições se encerra e o resultado é divulgado alguns dias depois.