Sistema de Seleção Unificada - SISU
Site com informações sobre o programa: <https://acessounico.mec.gov.br/sisu>.
O Sistema de Seleção Unificada (SISU) é uma oportunidade para ingressar apenas em instituições públicas utilizando a nota do ENEM. O programa oferta cotas para 50% das bolsas, e as demais são destinadas aos alunos que estudaram ensino médio em escola privada (ampla concorrência).
As leis de cotas garantem a reserva de 50% das matrículas para cada curso e turno em universidades federais e institutos federais. Essas cotas são destinadas a alunos oriundos integralmente do ensino médio público, em cursos regulares ou da educação de jovens e adultos. Os demais 50% das vagas permanecem para ampla concorrência, em que a pessoa não entra no sistema de cotas.
Cotas do SISU:
GRUPO L1 – Candidatos com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo, que tenham cursado integralmente o Ensino Médio em escolas públicas.
GRUPO L2 – Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escola pública.
GRUPO L5 – Candidatos que, independente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas.
GRUPO L6 – Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas que, independente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas.
GRUPO L9 – Candidatos com deficiência que tenham renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo, que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas.
GRUPO L10 – Candidatos com deficiência autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escola pública.
GRUPO L13 – Candidatos com deficiência que, independente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas.
GRUPO L14 – Candidatos com deficiência autodeclarados pretos, pardos ou indígenas que, independente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas.
Observação: Existem diversas estratégias para fazer o uso dessas cotas de forma a não se prejudicar por usá-las, na plataforma do YouTube você facilmente encontra essas estratégias para o uso correto de cotas.
Todos os participantes do Exame Nacional do Ensino Médio da edição mais recente que não declararam ser treineiros na inscrição do exame e que alcançaram nota superior a zero na redação.
Após realizar o login no site do SISU através da conta https://www.gov.br/inep/pt-br, a nota do enem da edição válida será automaticamente carregada e o próximo passo será confirmar alguns dados para contato.
Depois dessas atualizações é hora de escolher até duas opções de curso, em que a primeira selecionada será priorizada.
É possível também escolher o mesmo curso em duas instituições diferentes.
Assim, estará confirmada a participação de forma gratuita no processo seletivo e é só acompanhá-la no site https://acessounico.mec.gov.br/sisu.
O SISU funciona durante alguns dias e a cada 24h é disponibilizado classificações parciais e notas de cortes, ou seja, é possível ver sua atual colocação e as menores notas necessárias para ficar entre os selecionados. Assim, caso queira mudar as opções, ainda será possível. Em média, o site atualiza essas informações às 00h.
É considerado as opções colocadas no último dia do SISU e no dia divulgado no cronograma é apresentado a classificação final, dessa forma a situação encaixa em uma das alternativas:
Caso sua classificação esteja no número de vagas ofertadas na primeira opção, automaticamente você não estará concorrendo a vaga da segunda opção.
Você só poderá optar pela segunda opção se não passar na primeira.
Caso não seja classificado em nenhuma opção, você ainda poderá participar da lista de espera de uma delas. Após selecionar a desejada, deverá acompanhar a lista de espera no site da instituição.
Observação: A matrícula do selecionado acontecerá de acordo com o prazo do cronograma do SISU, para sua realização é necessário conferir as informações no site da instituição. Sendo provável, também, que essas informações sejam enviadas para o email concedido na inscrição.