Sobre o curso

O curso de Engenharia Bioquímica (também conhecido como "EB") tem como objetivo formar profissionais aptos para atuar no projeto, desenvolvimento, gerenciamento e controle de processos biológicos em escala industrial, preparando um profissional capacitado para atuar numa área interdisciplinar moderna que integra a engenharia química, a bioquímica e a biologia.

Informações básicas

Período: Integral 

Duração ideal: 5 anos

Duração mínima: 4,5 anos

Duração máxima: 7,5 anos

Localização: Campus I da EEL-USP

Coordenadora: Profa. Talita Martins Lacerda

Representante discente: Maria Gabriela Paiva Branco

História

O curso de Engenharia Bioquímica da EEL-USP foi o primeiro curso da área a surgir no Brasil, em 1999. Hoje, são mais de vinte cursos similares em diversas regiões do País, o que demonstra a crescente necessidade deste tipo de profissional no mercado de trabalho. Em 2018, o curso obteve 5 estrelas segundo o levantamento do "Melhores Universidades" do Guia do Estudante, demonstrando a sua excelência. Em 2022, o curso foi ranqueado novamente com a nota máxima de 5 estrelas no "Guia da Faculdade", avaliação realizada pelo grupo Quero Educação e pelo jornal O Estado de São Paulo.

+450

Engenheiros Bioquímicos formados pela EEL-USP

curso da modalidade a surgir no Brasil

25

anos de história do curso de Engenharia Bioquímica

5

estrelas (nota máxima no Guia da Faculdade do Estadão)

40

vagas disponíveis por turma/ano

5

anos de duração ideal

Formação

Enquanto um Engenheiro Químico recebe uma formação essencialmente associada às transformações quí­micas e físicas da matéria, o Engenheiro Bioquímico estuda, com maior ênfase, os processos em que os agentes de transformação são células vivas, enzimas ou outros sistemas biológicos. Neste contexto, o profissional está apto a atuar em áreas tradicionais da engenharia química, bem como atuar de forma diferenciada no setor que emprega processos biológicos industriais, o qual pode atuar no setor industrial ou de pesquisa e desenvolvimento, uma vez que o conhecimento obtido na Escola de Engenharia de Lorena é multidisciplinar.

O aluno que entra no curso de Engenharia Bioquímica na USP de Lorena encontra uma grade curricular moderna, dinâmica e diferenciada. A grade curricular do curso está estruturada num formato em que os primeiros semestres são dedicados às disciplinas fundamentais da engenharia quí­mica (matemática, física e quí­mica) e disciplinas introdutórias de engenharia bioquí­mica

Desse modo, a partir do primeiro ano, o alunotem contato com disciplinas teóricas e práticas específicas da área de Engenharia Bioquímica, como microbiologia, genética, biomassa; as quais são ministradas simultaneamente ao ciclo básico das engenharias. Nos semestres mais avançados, as disciplinas da engenharia estão mescladas com disciplinas especí­ficas que abordam desde os fundamentos da microbiologia e da bioquí­mica até a tipificação dos processos industriais que empregam agentes biológicos, enzimas ou sistemas correlatos.

Atuação

O profissional graduado em Engenharia Bioquímica pode atuar em áreas diversas como: 

Além das competências mencionadas anteriormente, o engenheiro bioquí­mico, formado na Escola de Engenharia de Lorena, poderá atuar com grande desenvoltura no setor de pesquisa e desenvolvimento, uma vez que sua formação envolve conhecimentos multidisciplinares e é desenvolvida de maneira integrada com a pós-graduação e a pesquisa em biotecnologia industrial.

Entrevistas com ex-alunos

O CAEB desenvolve o quadro "Por onde anda?", no qual ex-alunos de Engenharia Bioquímica da EEL-USP têm a oportunidade de compartilhar como sua trajetória acadêmica contribuiu para a vida profissional e quais atividades realizaram depois da graduação. Clique no botão abaixo para conferir as carreiras incríveis traçadas por alguns egressos de EB!

Vídeos

Confira a seguir alguns vídeos sobre como é a graduação em Engenharia Bioquímica na EEL-USP.

Confira detalhes sobre como é a formação em Engenharia Bioquímica pela EEL -USP.

Veja como é a graduação em Engenharia Bioquímica e as áreas de atuação.

Conheça a Escola de Engenharia de Lorena.

Assista a entrevista com o professor Silvio Silvério e o engenheiro bioquímico Lucas Ramos, transmitida na TV Puc, sobre a área da Engenharia Bioquímica.