Apresentação


O texto ora proposto tem o intento de reapresentar a Plataforma Digital Cadinho de Prosa, uma vez que, na retomada das atividades escolares, constatamos a necessidade de reconduzir as proposições apresentadas para a rede municipal no mês de maio do presente ano. Vale lembrar que frente à ameaça do coronavírus e a instalação da Pandemia, as atividades escolares foram suspensas em março de 2020 por força de decreto municipal, fundamentado nas orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Inicialmente, pensamos na construção de uma plataforma que pudesse ser entendida como um acervo, um espaço virtual de compartilhamento de produções culturais que poderiam se tornar canais de acesso para experiências com Conhecimento, a estética e a Arte.

Posteriormente, quando da ampliação do Projeto Cadinho de Prosa para a recondução das atividades escolares , pensamos em reconduzir também os conteúdos de tal espaço virtual, incluindo itens importantes para a formação de professores. Em abas específicas, disponibilizamos os conteúdos dos Webinares e Lives realizadas pela Secretaria de Educação. Da mesma forma, apresentamos proposições e práticas elaboradas pelas equipes dos Departamentos Pedagógicos, que primam pela busca da interdisciplinaridade e pela relação com os referenciais curriculares da rede municipal de Juiz de Fora. Outra alteração é a criação de um espaço específico para a Educação Infantil e para Acessibilidade e Inclusão.

A equipe da Secretaria de Educação acredita nos movimentos de escuta dos profissionais da Educação, por isto instiga a construção coletiva, compartilhada e passível de reconstruções.


Atenciosamente


Andréa Borges de Medeiros


Versão em audiodescrição

Versão em animação


Carta a Jovens Educadores/as

cartas a jovens_online.pdf

Abaixo vocês encontrarão sugestões de Obras Literárias

Incentivo à leitura: o que ler para as crianças nesta quarentena?

Com as aulas suspensas por conta da pandemia do novo coronavírus, entreter as crianças se tornou um grande desafio para os pais e responsáveis em tempos de isolamento social.

Neste período, nem a visita à casa dos avós faz parte das alternativas, pois a terceira idade deve ter cuidados redobrados neste momento e, conforme a recomendação do Ministério da Saúde, as pessoas com mais de 60 anos necessitam permanecer em casa mesmo sem sintomas, respeitando as medidas de prevenção.

Mas com as opções de lazer restritas ao lar, o que fazer?

A leitura pode ser uma grande aliada para estimular os pequenos.

Em casa, a internet também pode ajudar no acesso a obras literárias, já que não é possível visitar livrarias ou bibliotecas presencialmente. Pensando nisso, a professora da Unipampa e coordenadora do curso de Letras do Campus Bagé, Zíla Letícia Goulart Pereira Rêgo, que atua especialmente na área de literatura infantil e juvenil e formação de leitores, selecionou uma série de obras, aplicativos e sites com conteúdos literários.

Assim, é possível que o acesso digital seja direcionado para o público infantil e tenha objetivo educativo.

Para conferir algumas das sugestões no formato digital, basta clicar no link que irá direcionar ao site com o conteúdo.


LIVROS DIGITAIS

1. Marcelo, marmelo, martelo, Ruth Rocha

Por que ler este livro para uma criança?

É uma obra que conta com três histórias de crianças curiosas e muito ativas que descobrem suas identidades e a importância dos amigos nas suas vidas.

2. Alice no país das maravilhas, Lewis Carrol

Por que ler este livro para uma criança? A curiosa Alice entra em uma toca atrás de um coelho e nos leva a uma viagem fantástica e repleta de situações enigmáticas que desafiam gerações.

3. Lúcia-já-vou-indo, Maria Heloísa Penteado

Por que ler este livro para uma criança? É a história da lesma Lúcia, sempre atrasada para festas e compromissos. Coitada... nunca chega a tempo. Até que os amigos se unem e encontram uma solução para ter a amiga ao seu lado.

4. O diário de Anne Frank (Quadrinhos)

Por que ler este livro para uma criança? Trata-se de um clássico universal, onde o cotidiano de um grupo de judeus isolados em um esconderijo durante a II Guerra Mundial é narrado pela ótica da jovem menina. A obra foi declarada patrimônio da humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO).

5. A história da ostra e da borboleta: o coronavírus e eu, Ana M. Gomez

Este livro faz parte de um dos materiais que foram desenvolvidos por meio da força tarefa mundial para cuidar de crianças no enfrentamento ao Coronavírus. A pedido da autora, o mesmo não pode ser vendido, nem impresso por nenhuma editora.

6. Um dia no campo, Matheus Vieira Domingues, Julia Reis Luz e Angélica Cosenza Rodrigues

O livro tematiza o diálogo entre Seu Benedito e José , pai e filho sobre o cotidiano da agricultura familiar. A narrativa trata da descoberta pelo filho da riqueza ambiental que envolve o ofício de seu pai, das tradições dos guardiões de sementes, da relação agroecologia × agronegócio. A publicação foi produzida pelo PIBID de Ciências Biológicas da UFJF e contou com a colaboração de estudantes da Escola Municipal Guimarães Rosa, de Juiz de Fora - MG, que vivem a relação Campo /Cidade.

SUGESTÕES DE LEITURA E CONTAÇÕES DE HISTÓRIA

*Fonte: material de literatura infantil elaborado a partir de trabalho do Grupo de Estudos e Pesquisas em Infância, Linguagem e Educação (GEPILE) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

1. Bicho papão para gente pequena e bicho papão pra gente grande (Parte 1), Sônia Travassos

2. Bicho papão para gente pequena e bicho papão pra gente grande (Parte 2), Sônia Travassos

3. Bichos papões da escola, Sônia Travassos

4. Bicho medo e seu segredo, Eliane Pimenta

6. Quem é ela?, Eliane Pimenta

7. Ombela, de Ondjak

8. A tartaruga e o leopardo, Rogério Andrade Barbosa

9. A Casa Sonolenta, de Andrey Wood

10. As tranças de Bintou, de Sylviane A. Diouf

11. Marcelo, marmelo, martelo, de Ruth Rocha

12. O que tem dentro de sua fralda, de Guido Van Genechten

13. Você troca? Eva Furnari 14.

14. Assim Assado, Eva Furnari

15. Coisas de Índio, de Daniel Munduruku

16. O Urso Pulguento, de Nick Bland

17. O Grúfalo, de Julia Donaldson


APLICATIVOS LITERÁRIOS

1. Amal

2. Crianceiras

3. Pequenos grandes contos de verdade

4. Inventeca

5. Bamboleio

LIVROS ANIMADOS

1. O menino de Argila / Obax, de André Neves

2. Bruna e a galinha d'angola, de Gercilga de Almeida, e Berimbau, de Raquel Coelho

3. Como as histórias se espalharam pelo mundo, de Rogério Andrade Barbosa

4. Histórias da unha do dedão do pé do fim do mundo, de Manoel de Barros


ANIMAÇÕES BASEADAS EM LIVROS OU CONTOS

1. A maior flor do mundo, de José Saramago

2. Os Fantásticos Livros Voadores do Sr. Morris Lessmore

3. Father and Daughter (Pai e Filha, em tradução livre), de Dudok de Wit - Oscar Winner

4. A Cloudy Lesson - Como Fazer Nuvens

5. O presente

6. "Alike" (Iguais, em tradução livre), de Daniel Martínez Lara & Rafa Cano Méndez

7. As aventuras do avião vermelho, de Érico Veríssimo

10. Caminho dos gigantes - História Indígena

11. Le retour (O Retorno, em tradução livre)

OUTROS ACERVOS

1. Domínio público – Lista de obras literárias de domínio público, ou seja, livros sem restrição de uso e gratuitos

2. KidsBook Itaú – Acesso a diversos livros de forma gratuita

3. Canal do Youtube "Sala de Leitura SME Carioca" – Vários contadores de histórias e escritores contando e lendo histórias

4. Mural de Sugestões - Parceiros da Educação RJ – Lista elaborada por Leda Fonseca

5. Lendas brasileiras - MultiRio – Mídia educativa com acesso a vídeos gratuitamente


FONTE: https://unipampa.edu.br/cacapava/incentivo-leitura-o-que-ler-para-criancas-nesta-quarentena

livro-corona-o-virus-para-criancas-1-pdf.pdf

Vamos Brincar?

SUGESTÕES DE BRINCADEIRAS

O mestre mandou

O adulto/responsável irá ser o mestre, que irá ditar a criança (s) alguma ordem simples, como “o mestre mandou pular de um pé só”.

As outras crianças deverão cumprir a ordem. Permanece na brincadeira quem conseguir executar todas as tarefas

Morto-vivo

Ideal para despertar a capacidade de concentração e a capacidade motora, esta é uma brincadeira bastante simples, que não usa nenhum material. O responsável (pai, mãe ou irmão) vai orientar os pequenos a ficarem um ao lado do outro.

Quando ele disser “morto” as crianças vão se agachar. Já quando ele disser “vivo”, todos podem se levantar. Quem errar estará fora, até que a brincadeira comece novamente. O interessante é ir alternando as palavras e a velocidade, para que a diversão seja ainda maior.

Dica : Faça uma variação dos comandos de “Vivo” ou “Morto”, dizendo por exemplo: “Morto”, “Morto”, “Vivo” “Morto”, “Vivo” “Vivo” e por aí vai, sempre alterando a velocidade deles. Quanto mais rápidos forem os comandos, mais desafiante se torna a brincadeira.

Veja quanta coisa legal a gente pode criar com prendedores de roupas!

Através de prendedores de roupas podemos criar atividades lúdicas que estimulem às habilidades manuais, o fortalecimento muscular, a amplitude do movimento, preensão, coordenação motora fina, exercícios cognitivos, criar jogos de pareamento, jogos da memória, confeccionar cartelas com as letras do alfabeto usando o pregador na letra correspondente, favorecer a noção de quantidades, sequência de números, cores, estimulação sensorial, raciocínio lógico, dentre outros.

Abaixo apresentamos 2 desafios de modelo de brincadeiras com prendedores de roupas para você fazer.

DESAFIO 1

Podemos criar atividades que estimulem a coordenação motora.

Esta atividade é bem fácil, você vai precisar de folhas de papel para criar um grande circulo grande onde poderá colar as letras do alfabeto em ordem alfabética. Deverá escrever as letras nos prendedores de roupa também.

Depois, começa a brincadeira de encaixar os pares, inserindo cada prendedor na letrinha que forma o seu par.


DESAFIO 2

Podemos criar atividades que estimulem o raciocínio lógico.

Esta atividade é bem simples, vocês poderão desenhar nos próprios prendedores de roupa os números de 1 a 9.

Respeitando a partes do prendedor, inserindo o número e quantidade que estará representada pelo numeral através de desenhos, como a figura acima.

Depois, é só começar a brincadeira da adição ou da subtração conforme o sinal escolhido + ou _.


OUTRAS SUGESTÕES

LEMBRE-SE DE MANTER A CALMA DURANTE AS BRINCADEIRAS, MAS SE PRECISAR RELAXAR, SIGA O PEIXINHO, SUBINDO E DESCENDO.

QUANDO ELE SUBIR VOCÊ RESPIRA FUNDO, PRENDA A RESPIRAÇÃO, PENSE EM COISAS BOAS, E SOLTE DEVAGAR O AR! INSPIRA, RESPIRA!


Dúvidas?

Entre em contato pelo e-mail centroprofessor@pjf.mg.gov.br para saber mais sobre o projeto.