Apresentação


O texto ora proposto tem o intento de reapresentar a Plataforma Digital Cadinho de Prosa, uma vez que, na retomada das atividades escolares, constatamos a necessidade de reconduzir as proposições apresentadas para a rede municipal no mês de maio do presente ano. Vale lembrar que frente à ameaça do coronavírus e a instalação da Pandemia, as atividades escolares foram suspensas em março de 2020 por força de decreto municipal, fundamentado nas orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Inicialmente, pensamos na construção de uma plataforma que pudesse ser entendida como um acervo, um espaço virtual de compartilhamento de produções culturais que poderiam se tornar canais de acesso para experiências com Conhecimento, a estética e a Arte.

Posteriormente, quando da ampliação do Projeto Cadinho de Prosa para a recondução das atividades escolares , pensamos em reconduzir também os conteúdos de tal espaço virtual, incluindo itens importantes para a formação de professores. Em abas específicas, disponibilizamos os conteúdos dos Webinares e Lives realizadas pela Secretaria de Educação. Da mesma forma, apresentamos proposições e práticas elaboradas pelas equipes dos Departamentos Pedagógicos, que primam pela busca da interdisciplinaridade e pela relação com os referenciais curriculares da rede municipal de Juiz de Fora. Outra alteração é a criação de um espaço específico para a Educação Infantil e para Acessibilidade e Inclusão.

A equipe da Secretaria de Educação acredita nos movimentos de escuta dos profissionais da Educação, por isto instiga a construção coletiva, compartilhada e passível de reconstruções.


Atenciosamente


Andréa Borges de Medeiros