O Ensino Médio Integrado (EMI) visa a formação de nível médio integrada à formação científica e tecnológica bem como o acesso do estudante aos conhecimentos de cunho histórico e social, propiciando a eles a assimilação dos fundamentos técnicos, sociais, culturais e políticos que atuam no sistema produtivo (FRIGOTTO, CIAVATTA, RAMOS; 2005).
Ele tem como proposta ser mais abrangente que o Ensino Médio convencional, se preocupando não só com a formação dos sujeitos para o ingresso no Ensino Superior, tampouco não tem como preocupação apenas capacitar o estudante para o mercado de trabalho. O EMI preocupa-se com formação humana, visando a integração de todas as dimensões da vida no processo educativo, quais sejam trabalho, ciência e cultura, buscando com isso atingir a formação omnilateral dos indivíduos (BRASIL, 2007).
O aluno, ao concluir o EMI, obtém o certificado de conclusão do Ensino Médio e também o certificado da formação técnica na área cursada.
REFERÊNCIAS
BRASIL, Ministério da Educação. Educação profissional técnica de nível médio integrada ao ensino médio: Documento Base. Brasília: MEC, 2007. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/setec/arquivos/pdf/documento_base.pdf>. Acesso em: 29 de jun. 2019.
FRIGOTTO, Gaudêncio; CIAVATTA, Maria; e RAMOS, Marise (orgs.) Ensino médio integrado: concepções e contradições. São Paulo: Cortez, 2005.