Con.Raízes é um projeto dos professores bibliotecários da Rede Interconcelhia de Alter do Chão, Castelo de Vide, Crato, Gavião, Marvão, Nisa, e Ponte de Sor que visa promover o conhecimento, a partilha e a divulgação das diferentes manifestações culturais dos seus concelhos. 

Este projeto foi reconhecido em 2024, pela RBE, no âmbito da candidatura Ideias com Mérito

7º Encontro con.Raízes - Ponte de Sor

O 7º encontro con.Raízes foi, este ano, organizado pelo AE de Ponte de Sor. Como já vem sendo hábito, o programa esteve dividido em dois dias: 20 de março, para docentes, e 18 de abril. 

No passado dia 18 de abril, os alunos apresentaram os trabalhos desenvolvidos, ao longo do ano, em cada Agrupamento.

O AE de Castelo de Vide envolveu-se no projeto con.Raízes, com quatro grupos distintos:

1º. A Luísa Calha (4ºA) e a Teresa Calha (6ºA) escreveram o conto «Rádio Liberdade», incluído no livro Sentir ABRIL, publicado no âmbito deste projeto, e que tem um prefácio de José Luís Peixoto. Sem dúvida, uma bela forma de celebrar a LIBERDADE!

2º. Os alunos do 8º ano apresentaram o projeto “Vozes de ontem, palavras de agora”. Numa primeira fase, os trabalhos foram realizados com turmas dos Agrupamentos de Castelo de Vide e de Marvão, durante as aulas de Português. Partindo da leitura do poema “Tejo que levas as águas”, de Manuel da Fonseca (e audição do poema musicado por Adriano Correia de Oliveira), os alunos identificaram as palavras-chave, interpretaram o texto; fizeram desenhos sobre a mensagem que cada par de estrofes transmitia e, finalmente, escreveram os seus próprios poemas.

Posteriormente, apenas os alunos de Castelo de Vide, em articulação com o docente de Música, criaram um ritmo para as suas palavras e fizeram um Coro Falado, que apresentaram no 7º Encontro con.Raízes.


3º. Os alunos do 4ºA também quiseram “Sentir ABRIL”, numa articulação entre Português (Educação Literária), Matemática (Áreas e simetrias) e Educação Artística. Após a leitura e exploração de O Tesouro, de Manuel António Pina, os alunos aprenderam áreas e simetrias, que aplicaram num lindo painel com cravos vermelhos!

4º. A Professora Bibliotecária e a docente de Educação Especial criaram uma proposta de trabalho para estes alunos que incluiu: exploração da obra Salgueiro Maia, o Rosto da Liberdade, de António Martins; pesquisas sobre o 25 de ABRIL, estando ainda prevista uma visita à Casa da Cidadania Salgueiro Maia.

Na parte da tarde do dia 18, realizou-se uma visita cultural que terminou num lanche convívio.

E, mais uma vez, o Projeto con.Raízes proporcionou um enriquecedor trabalho colaborativo, de flexibilidade curricular, em articulação com a Biblioteca Escolar. Recordamos que este projeto foi reconhecido em 2024, pela RBE, no âmbito da candidatura Ideias com Mérito.

4 de maio de 2024