Este é o repositório digital dos trabalhos realizados no âmbito do projeto Identidade e inovação: aprender com a biblioteca escolar (reconhecido pela RBE no âmbito do programa Ideias com Mérito). O Agrupamento de Escolas de Castelo de Vide integrou a rede de Escolas com Mérito em 2019, tendo conquistado novo selo em 2024.
A biblioteca, enquanto polo inovador, tem sido responsável, há vários anos letivos, pela área de Oferta Complementar, onde implementa o referencial AcBE. Os temas trabalhados são definidos em sede de Conselho de Turma e visam o desenvolvimento das competências previstas no Referencial, bem como as competências inscritas no Perfil do Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória.
Terminou hoje o projeto de Literacia Financeira, orientado pela mentora Inês Ramos da Teach for Portugal, durante as aulas de Oferta Complementar/ “Aprender com a BE”.
Ao longo de quatro sessões, entre questionários e jogos, os alunos do 2º ciclo alargaram os seus conhecimentos financeiros.
Os temas abordados foram os seguintes temas: "Vocabulário financeiro"; a "História do dinheiro"; "Compras no mercado" e "O meu mealheiro, os meus sonhos".
Foi um projeto muito enriquecedor, onde os alunos adquiriram conhecimentos que lhes serão muito úteis na sua vida.
12-05-2025
#becastelovide #aprendercomabibliotecaescolar #RBE #AECV #literaciafinanceira
A Rede de Bibliotecas Escolares desafiou as escolas a lerem Camões no dia 23.01.2025. A resposta do AE de Castelo de Vide foi: SIM, claro!
Durante as sessões de «Aprender com a BE»/Oferta Complementar, os alunos do 5ºA leram e dramatizaram três poemas de Luís de Camões: "Cinco galinhas e meia"; "Descalça vai para a fonte" e "Pus meus olhos numa funda".
23-01-2025
A biblioteca escolar, estrutura central na escola, colabora com os docentes das diferentes áreas curriculares e outros agentes, coordenando ações regulares, em contextos e suportes diversos, que permitem a melhoria gradual das competências de literacia da leitura dos alunos, associando-as a diferentes formas de expressão.
Este ano, nas sessões de «Aprender com a Biblioteca Escolar»/OC, os alunos do 2º ciclo estão a comemorar o V centenário do nascimento de Luís de Camões. É um projeto que envolve várias disciplinas e irá desenrolar-se por vários meses.
Durante o 1º período, fizeram pesquisas; criaram e apresentaram textos e leram poemas deste grande poeta.
#LerCamoes #CamoesVCentenarioEducacao #Camoes500Anos #RBE
17-01-2025
No âmbito das atividades do Mês Internacional das Bibliotecas Escolares (MIBE), os alunos do 2º ciclo aprenderam a fazer «Blackout poetry».
Blackout poetry é uma forma de poesia visual que consiste em destacar palavras (e/ou rasurar outras) em páginas extraídas de jornais ou de livros velhos e já inutilizados.
Os trabalhos expostos foram realizados durante as sessões de Oferta Complementar, projeto «Aprender com a Biblioteca Escolar».
24-10-2024
Ao longo do 3º período, os alunos do 6º A e B desenvolveram o projeto «Trocas nutricionais entre o organismo e o meio nas plantas», durante as sessões de Aprender com a Biblioteca Escolar/ Oferta Complementar.
Os alunos realizaram várias pesquisas orientadas e prepararam as suas apresentações. Depois, com o recurso a rubricas de avaliação, os alunos avaliaram os seus trabalhos e os dos colegas.
Esta atividade decorreu de uma articulação com a disciplina de Ciências Naturais (Profª Ana Cerdeira e Prof. Carlos Caixado), tendo os alunos desenvolvido competências de Ciências e das literacias da leitura e da informação.
24 de julho de 2024
Durante o 3º período, os alunos do 5º ano empenharam-se no projeto «Sólidos Geométricos», desenvolvido durante as sessões de Aprender com a Biblioteca Escolar/ Oferta Complementar.
Durante várias aulas, os alunos leram uma história, construíram sólidos geométricos, usando régua, compasso, tesouras... fotografaram objetos da vida real com a forma dos sólidos que construíram. Finalmente, divulgaram todo o seu trabalho num Padlet.
3 de junho de 2024
Durante o 2º período, os alunos do 2º ciclo prepararam a campanha MIÚDOS A VOTOS, com o apoio da técnica de Teatro Maria Belo Costa. Depois de todos os trabalhos terminados, a Sala Polivalente encheu-se de alunos e professores para o comício de encerramento da campanha. Todos os participantes apresentaram os seus cativantes materiais de propaganda, estando o entusiasmo sempre ao rubro, de modo a convencer os indecisos.
6 de março de 24
Entre setembro e janeiro, nas sessões de Oferta Complementar/Aprender com a com a Biblioteca Escolar do 2º ciclo, foi desenvolvido o projeto "A arte de calcular".
Os alunos do 5ºA, 6ºA e 6ºB desenvolveram competências de cálculo, a partir da leitura de alguns excertos da obra “O Homem Que Sabia Contar” de Malba Tahan. Para isso, resolveram três enigmas sugeridos no projeto «Newton gostava de ler! A arte de calcular»/RBE: “A Herança dos Camelos”, “Oito Pães e Oito Moedas” e “Os Vasos de Vinho e os Três Sócios”.
Seguidamente, continuaram a desenvolver competências de Matemática, a partir da leitura de alguns excertos das obras “Terríveis Matemáticas - Alice no País dos Números» de Carlo Frabetti e do «Pequeno Livro da Desmatemática» de Manuel António Pina.
Finalmente, a 12 de janeiro, concluímos o projeto com a oficina “A dança e a Matemática”, orientada pelo formador Pedro Carvalho da associação cultural Play False.
13 de janeiro 2024
Durante os meses de novembro e dezembro, os alunos do 5º ano trabalharam no projeto «E se fosses tu?», que teve como objetivo sensibilizar os alunos para as atitudes discriminatórias que se exercem sobre pares ou pessoas de outros credos, países e raças.
Os alunos viram uma apresentação e assistiram ao vídeo “A jornada do DNA”, seguindo-se um debate sobre os seguintes temas: raça, discriminação e bullying.
Após este momento, agruparam-se em pares e escreveram o que, em sua opinião, significa ser tolerante.
Seguiu-se a leitura orientada de O que vamos contar, de Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada.
O projeto acabou com chave de ouro: a presença de familiares de alunos com origens e histórias diferentes das nossas e um momento de partilha muito enriquecedor.
O nosso agradecimento à mãe do Robin, à tia do Gabriel e à tia da Joana.
Este projeto resultou de uma articulação entre a BE, a disciplina de Cidadania, o Projeto de Educação para a Saúde, o Serviço de Psicologia e Orientação e contou com a participação da psicóloga Natércia Fernandes.
10 de janeiro 2024